O que é CGNAT e o que fazer?

Neste artigo você aprenderá o que é CGNAT, identificá-la em sua rede, como ela afeta a sua conexão e o que fazer diante de uma.

Atualizado há mais de uma semana

CGNAT (Carrier Grade NAT) é uma técnica de tradução de grande porte que vem sendo praticada por muitas operadoras de telecomunicações e provedores de internet que não possuem mais endereços IPv4 disponíveis e, portanto, encontram-se em situação crítica.

Essa prática consiste em aplicar o NAT na própria rede da operadora, antes mesmo de chegar ao usuário, entregando para seu cliente um endereço privado, conforme ilustrado na figura abaixo.

Então o CGNAT nada mais faz do que compartilhar um endereço IP externo (público) entre múltiplos endereços IP locais (privados).

Qual o problema de estar em uma rede CGNAT

O problema de estar em uma rede CGNAT é a incapacidade de qualquer aplicação externa localizar seu roteador na rede de internet através do endereço IP. Isso equivale dizer que o IP externo do seu roteador não é único, por isso dizemos que ele não é válido.

Na prática isso faz com que seja impossível realizar o encaminhamento de portas e, portanto, torna inviável conectar a câmera na Monuv pelo protocolo RTSP.

Como saber se estou em uma rede CGNAT

Para saber se você está em uma rede CGNAT precisamos identificar o IP externo do roteador.

Para identificar o IP externo você deverá acessar a interface de configuração do roteador através do endereço de acesso que pode ser localizado de 2 maneiras:

A) Etiqueta no próprio roteador

B) Usando o software Advanced IP Scanner para encontrar o roteador e seu endereço na rede. Procure na lista o nome da marca do roteador e use os dados exibidos na coluna IP.

Uma vez que tenha acessado a interface do roteador procure pelo endereço IP público na aba status. Ele também pode ser chamado de:

  • Endereço WAN;

  • IP WAN;

  • IP externo;

Caso o IP externo comece com 100.64.x.x já é possível determinar que a sua rede está em CGNAT. Caso não, ainda é necessário fazer mais um passo para verificar com certeza.

Acesse o site meuip.com.br para obter o endereço IP publicado.

Compare o endereço IP externo obtido no roteador com o IP obtido no site:

!!! Se os IPs forem diferentes sua rede é CGNAT. !!!

O que fazer se a rede estiver em CGNAT

Além da conexão P2P da câmera ou DVR existem algumas ações que você pode fazer para lidar com uma rede em CGNAT

1) Com o provedor

a) Solicitar ao provedor de internet um IP Público ou IP Fixo;

b) Solicitar ao provedor de internet que faça o encaminhamento de portas (indique quantas portas você irá precisar);

Apesar dos provedores apresentarem certa resistência, é possível negociar. Diversos parceiros obtiveram sucesso desta forma. Abaixo um depoimento:

2) Por conexão IPV6

Agora na Monuv você pode conectar o seu equipamento por IPV6, mas para isso é necessário alguns requisitos:

  • O equipamento possuir o protocolo IPV6 e RTSP;

  • A sua rede de internet também possuir o protocolo IPV6;

Para realizar um teste IPV6, você pode agendar um atendimento com o nosso suporte técnico clicando aqui.

3) Por conexão RTMP ou P2P

A Monuv trabalha com mais duas formas de conexões: RTMP e P2P.

São protocolos onde não é necessário realizar encaminhamento de portas, ip público, etc...

4) Através de uma Virtual Private Network

É possível criar uma VPN (Virtual Private Network) entre a Monuv e a rede do seu cliente. Essa é uma solução para clientes corporativos uma vez que a criação de uma VPN dedicada implicará em custos adicionais ao projeto.

Ficou com dúvidas? Nosso suporte pode te ajudar. Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br) ou WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.

Respondeu à sua pergunta?