LPR Monuv na prática

Conheça o recurso de leitura de placas de veículos da Monuv

Atualizado há mais de uma semana

A inteligência de leitura de placas de veículos da Monuv pode ser aplicada em uma grande variedade de equipamentos, pois o algoritmo roda do lado do software.

Mas para uma boa performance é essencial conhecer os requisitos de posicionamento, enquadramento e iluminação. Confira isso e mais no nosso guia disponível clicando aqui.

Acessando os registros de LPR na Monuv

Após ativado o LPR, você notará que na lista de câmeras o dispositivo apresentará um botão "LPR". Ao clicar nesse botão você chegará na página com os registros de leituras feitas naquela câmera.

Outra forma de acessar os registros ou leituras do LPR é através do menu superior Inteligências > LPR.

Ao acessar a página você poderá filtrar a câmera e período desejado para obter a lista de leituras feitas pela inteligência.

Além disso, é possível visualizar todas as leituras das suas câmeras através dos nossos aplicativos. Basta acessar o menu lateral, selecionar a opção Lista de LPR e você poderá ver suas últimas leituras em formato de lista ou mosaico.

Também adicionamos um filtro, onde você poderá selecionar as câmeras e em que período (de até 7 dias) que deseja ver e analisar as leituras de placas.

Quando for feita uma leitura de placa, quais informações terei acesso e por quanto tempo?

Quando o sistema faz uma leitura de placa você terá acesso às seguintes informações por até 6 meses:

  • Id da câmera que realizou a leitura

  • Data e horário da leitura

  • Placa lida

  • Índice de confiança da leitura

  • Cor do veículo

  • Recorte de imagem com fotografia da placa lida

  • Quadro (frame) do vídeo no qual foi feita a captura

A cor do veículo é determinada diretamente pela inteligência, analisando a imagem da câmera, assim sendo, qualquer fator que influencie a imagem, irá impactar no resultado da cor identificada pela IA. Se nenhuma cor for identificada, o campo do resultado aparecerá vazio.

Além disso você poderá acessar o minuto do vídeo em que foi realizada a leitura desde que ainda esteja no prazo do armazenamento da imagem. Por exemplo se o plano da câmera for de 7 dias, você poderá dentro deste período conferir o vídeo do momento da leitura.

Para acessar a evidência em vídeo acesse a opção "Central Inteligente" no menu lateral esquerdo.

Localize o evento desejado e clique na miniatura.

Você acessará uma tela com o player do vídeo assim como vários atalhos para navegar entre todas as leituras daquela mesma câmera.

Como pesquisar se uma placa foi lida pelo LPR?

Acesse a tela de Leituras de placas pelo menu superior Inteligências > LPR e pesquise a placa desejada no filtro lateral esquerdo.

Caso a pesquisa não traga resultados, verifique se você selecionou corretamente a data de início e fim no filtro.

Se ainda assim não obtiver resultados, filtre a data e hora estimada da passagem do veículo e verifique as leituras de placas disponíveis. Pode ter havido uma leitura equivocada, por exemplo EVI6811 invés de EVI6E11. Assim, busque usando trechos parciais da placa, como pesquisando por EVI, por exemplo. Dessa forma, aumenta suas chances de encontrar a placa desejada. Ou seja, mesmo com fragmentos de placas, é possível realizar a busca no seu LPR.

Como definir placas específicas para envio de alertas?

A Monuv possui a funcionalidade "Placas de alerta" que permite que você carregue uma lista personalizada de placas e toda vez que for feita a leitura de uma placa da lista será enviado uma notificação. Essa notificação também será gerada quando placas semelhantes forem identificadas.

Como configuração inicial, são consideradas placas semelhantes toda leitura que possa divergir em até dois caracteres, considerando que os outros 5 caracteres permaneçam nas mesmas posições, por exemplo: Uma placa cadastrada na lista de alertas é a ABC-0102. Caso uma placa seja registrada como ABC-8182, a inteligência entende como uma placa semelhante e gera o alerta. Além disso, também é possível parametrizar o alerta parcial para ser acionado com 6 caracteres ou, se o usuário preferir, até desabilitar essa função, ou seja, só serão gerados eventos de placas de alerta se os 7 caracteres forem iguais aos da placa cadastrada.

Esse recurso pode ser utilizado para alertas placas indesejadas ou placas de interesse, como de clientes VIP, por exemplo.

Além disso, é possível utilizar o campo “Motivação de Cadastro” para adicionar uma observação no cadastro de uma nova placa de alerta e ter sempre registrado o motivo de ter configurado o alerta para cada veículo!

Importante! O cadastro da motivação serve somente como registro, não influenciando nas informações da notificação do alerta ou sendo um campo obrigatório.

O alerta será enviado para a plataforma Web e por push notification no app aos usuários Admin do parceiro ou da rede colaborativa em que a câmera estiver vinculada (caso essa função esteja ativa nas configurações da rede de segurança colaborativa).

Acesse a tela de Leituras de placas pelo menu superior Inteligências > Leitura de placas e navegue até a guia Placas de alerta. Depois de baixar o modelo de planilha e preencher com os seus dados, faça o upload para atualizar sua lista de placas de alerta.

Como configurar o alerta de placas parciais

Para configurar o alerta de placas parciais é simples, basta acessar a sua página de LPR e clicar na aba Placas de alerta. Em seguida, clique na opção Configurar alerta.

Ao clicar nessa configuração, será apresentada uma janela em que você poderá parametrizar o alerta de placas parciais como preferir. Como padrão, o alerta já estará configurado para 5 caracteres, contudo, você possui a liberdade de escolher a melhor configuração para o seu caso, ou seja, parametrizar o alerta parcial para 5 ou 6 caracteres e, até mesmo, desabilitá-lo. Nesse último caso, os alertas só serão enviados quando todos os 7 caracteres da placa cadastrada forem detectados pelo software.

O uso do alerta parcial é recomendado por ser um sistema de redundância, pois pode evitar casos de eventos que seriam gerados, mas que acabaram não sendo por influência de algum fator externo na leitura da placa, como: obstrução, borrão, reflexo do sol, neblina, sombras, penumbras e etc. Assim, verifique o cenário no qual seu LPR está inserido e ajuste essa configuração conforme o desempenho das suas leituras.

Obs: A configuração vale para todas as câmeras de LPR que você possua, não é possível parametrizar o alerta parcial, individualmente, para cada câmera de LPR.

Mosaico de Leituras

Agora você também consegue visualizar as leituras dos seus LPRs em um mosaico único na tela.

Integrações

Que tal integrar o seu LPR com um robusto banco de dados de placas automotivas?


Saiba mais sobre o Helios clicando aqui.

Ficou com dúvidas? Nosso suporte pode te ajudar. Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br) ou WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.

Respondeu à sua pergunta?