IA - Detecção de movimento

Entenda a tecnologia que transforma uma câmera em um sistema de alarme

Atualizado há mais de uma semana

O analítico de Detecção de movimento é uma tecnologia Monuv que permite que você seja alertado sempre que houver um movimento em alguma das suas câmeras.

A detecção de movimento pode ser ativada em qualquer câmera conectada à Monuv, ou seja, a câmera ou DVR não precisa ter qualquer recurso especial. A inteligência está do lado do software. Desta forma, mesmo um equipamento básico pode ser utilizado como alarme gerando notificações inteligentes.

Com esse analítico é possível definir uma área de interesse para detecção (cerca virtual) assim como os horários em que a inteligência deve estar ativa (alarme armado).

Requisitos sugeridos da tecnologia

  • Resolução recomendada de 480p, mas o ideal é 720p ou acima

  • Taxa de frames mínima de 6 fps

  • Taxa de bit mínimo de 512 kbps

  • Conexão com internet estável

  • Sugerimos não utilizar câmeras com lente que distorça imagem (grande angular, fisheye, etc)

Como ativar a Detecção de movimento

Para ativar a Detecção de movimento é necessário que a câmera / canal do DVR esteja conectado à Monuv. Não é necessário um plano específico, ou seja, você pode ativar em câmeras VGA ou HD com qualquer plano de armazenamento em nuvem.

Solicite a ativação enviando o ID da câmera para nosso suporte através do chat ou email suporte@monuv.com.br

O ID da câmera é aquele número que fica ao lado do nome na lista de câmeras:

Como configurar a Detecção de movimento

Após receber a mensagem de confirmação da ativação da sua licença da Detecção de movimento, você identificará uma tag roxa com a sigla MI. Clique nesta tag para acessar as página de configurações do analítico:

Na página de configurações existem 4 guias:

Horários de alerta


Configure a faixa de horário em que o alarme estará ativo. Detecções fora d horário configurado não gerarão notificações:

Usuários de alerta


Defina os usuários que deverão receber as notificações de detecção.
Por padrão serão enviadas notificações por email, notificação push no aplicativo e notificação web.
⚠ As notificações são geradas nos 3 canais por padrão, mas cada usuário tem o direito de gerenciar os canais preferenciais de recebimento de notificações acessando as Configurações pessoais de alertas.

Configurações de detecção


Defina a área de interesse das detecções clicando sobre a imagem e arrastando até formar um retângulo na zona desejada. Alterações na cena fora da área de interesse não geram notificações.
⚠ Caso a imagem não carregue, clique no botão "Recarregar imagem".

Eventos de detecção: Nesta aba você poderá consultar todas as detecções da câmera por data. Clique sobre miniatura de evidência para abrir a imagem da câmera naquele minuto. 

As evidências ficam disponíveis por 6 meses e o vídeo ficará disponível pelo período do plano de armazenamento contratado. Se desejar guardar o vídeo por mais tempo faça o download do trecho desejado para que fique salvo na biblioteca de Download de vídeos.

Ficou com dúvidas? Nosso suporte pode te ajudar. Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br) ou WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.

Respondeu à sua pergunta?