Neste artigo você vai conhecer os benefícios das câmeras em nuvem. Com isso você poderá trabalhar melhor os seus clientes e prospects.

Os benefícios da tecnologia em nuvem estão baseados em 3 questões centrais:
✓ Garantir a segurança das imagens das câmeras de segurança
✓ Facilitar o acesso ao vídeo para todas as pessoas
✓ Agregar inteligência às imagens transformando qualquer câmera de segurança em um dispositivo IoT inteligente

Vamos analisar cada um deles:

SEGURANÇA DAS IMAGENS

Ter a câmera em nuvem significa que as imagens estão sendo levadas para fora do local. Ou seja, é feita uma gravação remota em servidores com backups em diferentes locais do mundo.
Portanto, com o armazenamento em nuvem é impossível destruir o vídeo gravado pela câmera mesmo que o equipamento seja danificado ou roubado.

A necessidade de uma camada adicional de segurança acontece por diferentes motivos.

a) Roubo ou furto
Infelizmente ainda é comum casos em que, mesmo havendo uma grande infra de CFTV, as imagens são destruídas por bandidos.

São alvos típicos desse tipo de problemas as empresas de construção civil, comércio de rua, condomínios residenciais e comerciais.

Por exemplo em 2017 o Hotel Golden Tulip foi vítimas de bandidos e todas as imagens foram destruídas. Não havia qualquer tipo de solução em nuvem.

b) Falha do equipamento
Segundo a Fortnet, 98% das falhas do DVR estão relacionadas ao armazenamento das imagens. Pesquisas apontam que mais da metade dos DVRs irão apresentar falha em até 1 ano.

Se você atua com CFTV certamente sabe que esses dados são um retrato da realidade. E o pior, normalmente só se descobre a falha no momento que precisamos das imagens. Por isso o armazenamento em nuvem é tão essencial. 

Com as câmeras em nuvem você nunca será pego de surpresa. Sempre que o equipamento apresentar qualquer tipo de problema é enviada uma notificação.

Este motivo abrange praticamente todos os perfis de clientes, sendo aqueles com operações críticas ainda mais sensíveis a este ponto.

a) Sabotagem
Qualquer pessoa com acesso ao equipamento, rede elétrica ou rede de dados consegue sabotar um sistema de CFTV local. Com a nuvem você sempre fica sabendo quando as câmeras forem desconectadas.

Um caso real envolveu uma transportadora de remédios de alto valor. Sempre que acontecia uma quebra o sistema de CFTV estava "fora do ar". Posteriormente identificou-se que os envolvidos tinham acesso ao sistema de câmeras.

O custo do projeto de câmeras em nuvem considerando plataforma de nuvem + internet representou apenas 2% do custo com as perdas.

Portanto, empresas que lidam com produtos de alto valor possuem grande demanda por esse tipo de serviço. Por exemplo as transportadoras, comércio de eletrônicos, indústria química e farmacêutica, concessionárias, dentro outros.

ACESSO ILIMITADO AO VÍDEO

Um condomínio colocou portaria virtual e para facilitar quer liberar acesso às imagens das câmeras para todos os moradores. Situação bem comum não é? Infelizmente sem câmeras em nuvem não será possível porque:

☓ O DVR possui limite de usuários
☓ O conselho não acha seguro compartilhar senha do DVR. E se algum morador se mudar?
☓ A internet do condomínio não é muito boa. Se todos os moradores acessarem ao mesmo tempo vai travar tudo
☓ O condomínio não quer liberar acesso a todas as câmeras, mas apenas algumas úteis
☓ Existem 2 DVRs de marcas diferentes e os moradores teriam que instalar 2 aplicativos no celular
☓ O síndico não gosta de ideia de ter pessoas ligando para ele para tratar questões vistas na câmera

Você já deve imaginar que a nuvem resolve tudo isso, né? Veja como:

✓ Usuários ilimitados, cada um com sua senha
✓ Para assistir aos vídeos não é acessada a rede do condomínio. Todos podem acessar ao mesmo tempo e não terá nenhum impacto
✓ Possibilidade de gerenciar permissões, bloqueando a visualização de câmeras restritas
✓ Não importa onde estejam as câmeras ou de que marca são. O usuário visualiza tudo no mesmo app
✓ Chat dentro do aplicativo com interação entre membros do mesmo grupo
✓ Qualquer usuário sem treinamento é capaz de navegar no histórico de imagens, pois é tão simples como assistir a um vídeo no Youtube. Com isso elimina-se a necessidade de deslocar um profissional da empresa de segurança para "recuperar imagens" tornando todo o processo mais eficiente.

Portanto, somente com a câmera é nuvem é possível obter acesso simultâneo ilimitado e com segurança. É graças a isso que nasceu o modelo de Segurança Colaborativa, por exemplo.

Outros exemplos de perfis de clientes onde o acesso ilimitado são: escolas, clubes, casas de repouso, hospitais, pet shops e condomínios em geral.

INTELIGÊNCIA

Imagina que você possui uma câmera de segurança e descobriu que existe uma nova tecnologia que detecta se existe uma pessoa parada na frente do seu portão. Você fica animado, mas descobre que para poder ter isso precisa trocar todas as suas câmeras e equipamentos. Nada animador não é mesmo?

A câmera em nuvem vem para acabar com esse conceito de que inteligência só pode ser vendida junto com o hardware. Por que não conectar sua câmera à nuvem e agregar inteligência a ela como serviço?

A tendência é cada vez existirem mais recursos de inteligência e com a câmera em nuvem você poderá fazer isso dessas inovações sem necessariamente ter que substituir seu equipamento.

Hoje na Monuv contamos com diversas aplicações inteligentes. Conheça algumas:

✓ Alarme Inteligente
Com apenas uma câmera você tem à mão um sistema de alarme, só que melhor!
Isso porque ele não apenas identifica movimento, mas valida se esse movimento é de uma pessoa e confronta com os horários em que é permitida a presença de pessoas na cena.

✓ Botão de pânico
Pressionando o botão de pânico no aplicativo é enviada uma notificação com a localização no momento do acionamento para um grupo de pessoas assim como para a central de segurança.

✓ Leitura de placas
A leitura de placas é bastante popular e pode trazer bons resultados. Além da tecnologia oferecemos uma consultoria de configuração dos equipamentos, pois mesmo com um algoritmo altamente otimizado se a câmera não estiver corretamente configurada a acuracidade da leitura ainda será baixa.
Existem muitos macetes nesse processo e nosso time possui especialistas para te ajudar com isso.


Se você tiver alguma dúvida deixe uma mensagem no chat clicando no ícone do cante inferior da tela que teremos prazer em ajudar. Boas vendas!

Encontrou sua resposta?