Aprenda a realizar a configuração de uma câmera em nuvem na plataforma Monuv.

Antes de começar certifique-se de que todos os requisitos básicos sejam cumpridos. Clique aqui e conheça os requisitos.

O processo possui 3 passos e envolve configurações na rede, no equipamento (câmera ou DVR) e por último na Monuv. 

PASSO 1 - Configuração da porta RTSP no equipamento
PASSO 2 - Abertura da porta no roteador
PASSO 3 - Cadastro da câmera na Monuv

Portanto, certifique-se de ter à sua disposição:
✓ Acesso ao equipamento (câmera ip ou DVR)
✓ Acesso ao roteador no qual os equipamentos estão conectados
✓ Um DDNS ou Ip fixo (entenda mais sobre DDNS aqui)

Você pode assistir ao vídeo ou consultar cada passo mais abaixo nesta página.

PASSO 1 - Configuração da porta RTSP no equipamento

✓ Acesse o painel de configuração do DVR ou câmera ip
✓ Identifique e habilite a porta RTSP.
Você não precisa alterar a porta padrão 554, ao menos que vá configurar mais DVRs ou Câmeras IPs na mesma rede.

Atenção! As portas de serviço (37777) e http (8080 ou 80) não servem como porta RTSP.

PASSO 2 - Abertura da porta no roteador

Para configurar o direcionamento de portas no roteador você precisa saber o IP do DVR ou câmera:
✓ Identifique o IP do DVR/câmera ip acessando as configurações de rede do equipamento. Normalmente dentro da opção "LAN".
✓ Desmarque a opção DHCP Enable ou selecione a opção Estático
✓ Anote o ip

Agora no roteador:
✓ Acesse a página de administração digitando ip do roteador no navegador
✓ Faça login com o usuário e senha
Informações disponível na etiqueta do roteador:

✓ Localize a opção “Direcionar Portas” ou "Port Forwarding" no menu.
✓ Clique em adicionar:

✓ Insira o número da porta RTSP configurada na Passo 1 e IP da câmera ou DVR:

Pronto! Valide se o encaminhamento de portas no roteador foi configurado corretamente acessando esse site e informando o DDNS e a porta RTSP.

Se a porta aparecer como “closed” ou fechada significa que o encaminhamento não foi configurado corretamente. 

`As vezes o provedor de internet pode bloquear portas mais baixas como a 554. Tente trocar a porta para 5554 tanto no equipamento, quanto no roteador para contornar essa situação.

Se ainda assim não funcionar, pode ser que sua rede esteja em CGNAT.
Descubra como confirmar que sua rede está em CGNAT e o que fazer acessando esse manual.

A porta está aberta? Vamos ao próximo e último passo!

PASSO 3 - Cadastro da câmera na Monuv

Vamos finalmente colocar a câmera em nuvem? É muito fácil!

Depois de acessar a Monuv, clique em adicionar câmera "+ Adicionar Câmera" no menu lateral:

Antes de preencher as informações você precisará informar se está cadastrando uma câmera de testes ou uma câmera de cliente

Para cadastrar “Câmera de cliente”, sempre será necessário ter o cliente cadastrado. Aprenda a cadastrar clientes e usuários neste manual.

Em seguida você deverá preencher as informações. Todas elas já foram tratadas nos passos anteriores.

Como preencher cada campo:

Nome da câmera: um nome que o ajude a localizar essa câmera na lista e no mosaico;
Resolução: qual será a qualidade do vídeo que será enviado à Monuv (HD 1280x720 e VGA 640x480);
Histórico (dias): por quanto tempo o vídeo dessa câmera será armazenado pela Monuv. Se você escolher 7 dias, significa que você sempre poderá acessar os últimos 7 dias de imagens;
Endereço: informe o endereço em que está a câmera. Uma vez informado o endereço é possível visualizar essa câmera no mapa de câmeras;
Fabricante: informe o fabricante da câmera ou DVR que deseja conectar;
Modelo: indique o modelo do seu equipamento.
DDNS ou IP fixo: informe o endereço DDNS configurado nos passos anteriores
Porta RTSP: informe a porta RTSP configurada nos passos anteriores
Usuário e senha: informe o usuário e senha da câmera ou do DVR (não é o usuário e senha da rede, mas do equipamento)
Atenção para não utilizar o caracter @ na senha da câmera ou do DVR.
Stream: normalmente o stream principal possui uma qualidade superior. Portanto, se você deseja enviar VGA ou consumir menos banda de internet é recomendado utilizar o stream secundário/extra.
Canal: Caso esteja conectando um DVR, informe o canal. Se for uma câmera IP deixe este campo em branco.

Salve e aguarde a conexão.
Parabéns! Sua câmera estará configurada e online na Monuv 👏.

Sua câmera não ficou ONLINE? Acesse esse checklist.

Quer ver tudo isso na prático e ainda conhecer ainda outros recursos da Monuv? Participe dos nossos treinamentos.

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