O reconhecimento de placa de veículos da Monuv é um recurso em que a câmera passa a ter a capacidade de registrar placas de veículos parados ou em movimento.

Esta tecnologia pode ser aplicada em projetos diversos, como acessos de condôminos, estacionamentos e segurança colaborativa.

A inteligência de leitura de placas funciona muito bem, mas para obter a melhor performance desta tecnologia é essencial a correta configuração da câmera.

Para um projeto de LPR você precisará considerar 4 itens:

✓ Iluminação
✓ Posicionamento da câmera
✓ Configuração da imagem na câmera

Introdução

A leitura de placas depende de fatores externos ao software. Contudo, se a câmera estiver posicionada e configurada corretamente o desempenho chega à excelência. 

Para verificar se a sua câmera está adequada para realizar a leitura, faça o seguinte teste: 

✓ Pause a imagem da câmera no momento em que um veículo passar pela imagem

✓ Levante, dê 2 passos para trás e tente ler os caracteres. Se você encontrar  dificuldade o algoritmo também não conseguirá ler. 

Veja o exemplo abaixo. 'W possível que você consiga identificar o resultado GFP3054, mas certamente com dificuldade. O algoritmo provavelmente não faria a leitura correta desta placa devido a imagem desfocada e com sombras.

Realizando pequenos ajustes de iluminação e o foco nota-se uma significativa melhora da imagem, aumentando muito as chances de sucesso da leitura.

Portanto, tanto a configuração de foco quanto a iluminação adequada são imprescindíveis para a leitura da placa, especialmente à noite.

Inclusive, a baixa luminosidade pode requerer instalação de um iluminador IR. Mesmo que o shutter speed (velocidade do obturador da lente da câmeras) esteja com velocidade maior podemos ter um frame borrado da placa do veículo, como na imagem a seguir:

A resposta então é aumentar a iluminação no local. Se a câmera tem funcionalidade dia/noite e possui um filtro de corte IR (capaz de filtrar as cores visíveis) você pode posicionar um iluminador IR apontado para o veículo como no exemplo abaixo: 

Se o projeto necessitar de um iluminador externo, é importante certificar-se de que a luz não esteja apontada diretamente para a placa, para que o reflexo não impossibilite a leitura.


Posicionamento da câmera

Para escolher o melhor lugar para o posicionamento da câmera, busque um ponto em que a placa fique o mais frontal possível, com um ângulo vertical ou horizontal de até 30º. Se possível, posicione a câmera em um local alto entre 2 ou 3 metros com sua angulação para baixo, isso irá diminuir a interferência da luz solar na imagem. 

Para diminuir a angulação e melhorar o desempenho das leituras, utilize câmeras com lente de grande alcance focal entre 50-60mm. Elas permitem o posicionamento da câmera mais distante do veículo, pois seu zoom é de grande alcance, e isso diminui a angulação da placa, como na imagem abaixo:

Recomendação é não passar de 30º em cada um deles. 


Foco no local onde passará a placa

Não há segredo, quanto maior o número de pixels da placa, ou seja, quanto mais focada na placa a imagem, melhor será a confiança da leitura. 

Se a câmera for varifocal, ajuste o foco e zoom para que a placa do veículo fique centralizada e bem legível. Se isso não for possível, a alternativa é aumentar a resolução da câmera para realizar a leitura. 

Observe na imagem abaixo:
A câmera da esquerda não possui lente varifocal e, portanto, não é possível melhorar o enquadramento da placa na imagem, isso vai interferir diretamente no sucesso da leitura. Ainda que aumente bastante a resolução da imagem as leituras podem não ter a performance esperada.

Do lado direito, no entanto, temos o caso ideal. A lente varifocal permite centralizar a placa na imagem de forma nítida, não precisando estressar a resolução da imagem para atingir o resultado.

Dica do PRO: Aumentar a resolução da imagem é um caminho, mas não é o melhor. Ela resulta em um tempo maior de processamento. Não é recomendado subir a resolução para mais de 720p com fps maior que 10-15.

Configuração da imagem na câmera

Atingir a melhor configuração da câmera para LPR demanda tentativa e erro, pois são muitas variáveis a ser consideradas. 

Se o seu objetivo é realizar leituras durante o dia e noite, você terá de fazer algumas escolhas. Configurações que melhoram uma imagem noturna podem atrapalhar durante o dia e vice-versa. 

A maioria das câmeras atuais possuem uma boa configuração automática, mas aqui vão algumas sugestões: 

✓ Resolução/Frame Rate = 720p (1280x720) e 10-15 frames por segundo são um bom ponto de partida, dependendo de quão longe a câmera está da placa. Lembre-se de dar o máximo de zoom no alvo aumentando a área que a placa ocupara na imagem.

✓ Compressão = 20
Uma configuração mais baixa produzirá melhor qualidade de imagem em troca de mais consumo de banda. 

✓ Codecs inteligentes = desativado
Se o fabricante da câmera usa tecnologia para compactar a imagem com base em uma região de interesse ou detecção de movimento, desative-a. 

✓ Modo de Captura da Câmera Faixa Dinâmica Ampla = Desligado.
Esse recurso adiciona ruído à imagem, o que afeta a precisão em condições de pouca luz. 

✓ Aparência da imagem nível de cor = configuração padrão
✓ Brilho = configuração padrão
✓ Nitidez = 60% - 65%
✓ Contraste = 60 - 75%
✓ Balanço de branco = automático
✓ Janela de balanço de branco = automática
✓ Ativar contraste dinâmico = desativado
✓ Configurações de exposição valor de Exposição = 70%
✓ Controle de exposição = automático
✓ Tempo Máximo de Exposição = 1/1000 segundo
✓ Compensação de luz de fundo = off
✓ Zona de exposição = Auto
✓ Velocidade do obturador (shutter speed) = Fixo @ 1/2000 - para baixa velocidade; 1/4000 - para velocidade na estrada
✓ Ganho = Auto
✓ Ganho Máximo = +12 (dia) +24 db (noite)
Evite configurações de ganho excessivo que adicionem ruído à imagem
✓ Ativar ajuste automático de íris = sim
✓ Filtro de corte IR = ligado (durante o dia), desligado (noite)
✓ Iluminação IR (se necessário) ativar iluminação IR = sim

Consulte nossos especialistas em LPR, para conhecer os modelos de câmeras já homologadas pela Monuv e também detalhes e como implementar estes projetos enviando uma mensagem no chat ou email para suporte@monuv.com.br.

Encontrou sua resposta?