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Criando um email marketing de alta conversão
Criando um email marketing de alta conversão

Dicas para criar um email marketing que atraia e converta vendas reais

Atualizado há mais de uma semana

Seja para prospectar novos clientes ou para comunicar um novo serviço aos clientes atuais é um fato que o e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais baratas e efetivas.


Veja alguns dados:

  • 59% dos profissionais de marketing afirmam que emails são a melhor forma de gerar receita no mercado B2B. 

  • Uma mensagem tem 5x mais probabilidade de ser vista em um email do que no Facebook. 

  • Email marketing tem um ROI de 3.800%. A cada R$ 1,00 investido, há um retorno de R$ 38,00.

  • Funcionários passam, em média, 13 horas de trabalho semanais checando suas caixas de entrada.

  • 83% dos profissionais de marketing utilizam newsletters para suas estratégias de marketing de conteúdo.

1º Crie um mailing

Um bom email é um conjunto de vários fatores, mas tudo começa com um bom mailing. O mailing é a lista de emails para os quais você enviará sua mensagem. Construir um mailing deveria ser uma preocupação de todos os empresários.

A formação de um mailing é o motivo pelo qual sempre se vê em cupons de desconto o pedido de um email. Então já sabe, sempre que um novo cliente fizer uma compra, peça seu email para contato para construir seu mailing.
Um bom mailing é aquele que:

  • Possui informações básicas como e-mail, nome e nome da empresa

  • Possui contatos reais que aceitaram entrar na sua lista ou que tenham real afinidade com o aquilo que você oferece

2º Assunto da mensagem

O assunto é o primeiro contato da pessoa com seu email. Por isso ele deve capturar a atenção da pessoa para que ela tenha vontade de abrir sua mensagem. Segundo a empresa de marketing Resultados Digitais, Existem 5 fatores influenciadores nos assuntos de email:

1. Interesse = Benefícios + Curiosidade

Para gerar interesse, precisamos explicitar os benefícios e aguçar a curiosidade da pessoa ao ler aquele assunto.

2. Relevância

Qual a experiência da pessoa com seus emails? Ao abrir a mensagem, o assunto está entregando o conteúdo que promete? 

Para atender essas questões, é extremamente importante que o email atenda as expectativas geradas, do contrário trará frustração aos usuários.

3. Urgência

É importante, em alguns casos, usar esse fator para otimizar seus assuntos, principalmente em casos de promoções ou ações específicas.

Exemplo: Suas câmeras estão em risco

4. Emoção

É provado cientificamente que emoções geram memórias mais lúcidas. Se o seu email gera emoções positivas, seu cliente permanecerá com aquela mensagem na cabeça por mais tempo.

Dicas para Criação de Assuntos de Email

1. Personalização

De longe, a melhor dica é: personalize seu assunto de email. A personalização traz consigo: Interesse, Relevância, Reputação e Emoções Positivas – quase todos os fatores de um bom assunto de email.

Vamos supor o seguinte exemplo: vou fazer uma ação com meus clientes para apresentar o novo serviço de gravação em nuvem.
Possuo, na minha base de emails, as seguintes personas:

  • Síndicos

  • Gerentes de empresa

Através da segmentação, para cada uma posso usar um assunto diferente:

  • Seu condomínio ficará mais seguro

  • Economia de servidores para sua empresa

2. Mantenha o mais curto possível

Assuntos longos geralmente são cortados em visualizações mobile e, além disso, não se destacam entre a imensidão de emails na caixa de entrada do cliente. Portanto, mantenha o título o mais curto possível. O ideal, por pesquisas, é entre 20 e 41 caracteres.

3. Inclua números ou percentuais

Use essa dica quando puder contextualizar com o seu título.

Exemplos:

  • 3 motivos para gravar suas câmeras em nuvem

  • 5 ameaças ao seu CFTV

  • 3 dias de gravação pelo preço de 7

5. Faça perguntas

Perguntas instigam. Ao vermos um ponto de interrogação, somos instigados a resolver aquele problema.

Exemplos:

  • Sabe o que é City Câmeras?

  • Já ouviu falar em nuvem?

Cuidado: não responda a pergunta realizada logo no início do email. Isso gera repulsa por ações comerciais. Deixe que o leitor descubra por si só as respostas. A experiência será muito melhor.

6. Evite palavras extremamente comerciais

Grátis, promoção, clique, abra, de graça, crédito, oferta, compre, veja, confira etc.

Essas palavras são muito usadas nos emails e as chances de gerarem frustração são altas.

3º Corpo da mensagem

Aqui é que você vai entregar o valor para seu cliente. Estudos recente mostram que para emails de vendas o melhor é distanciar-se de layouts muito elaborados.
Um email personalizado, apenas com texto e focado naquilo que se quer comunicar costuma ser muito mais efetivo.
A Mailblitz aponta alguns cuidados que devemos ter ao redigir uma mensagem:

Menos é mais

Ao enviar um e-mail marketing é comum cair no erro de querer explicar detalhadamente as ofertas, os produtos e serviços. Contudo, um um grande volume de texto desestimulará seu cliente e tornará a lixeira o destino provável de seu e-mail.
Pense na ideia que quer passar ao cliente, determine o que é mais importante que ele compreenda e foque na construção de uma mensagem simples e concisa, falando apenas o que é necessário

Dê um toque pessoal 

Ninguém gosta de sentir que está conversando com robôs. Lembre-se do quão desagradável é ter que responder a um robô quando se liga para uma prestadora de serviço de telefonia. Por isso, adicione seu toque pessoal, sua forma de se comunicar. A diferença entre um bom e-mail marketing e um e-mail marketing matador pode estar justamente na presença de um conteúdo com alma.

Deixe claro qual ação se espera dele

Diga aos seus leitores exatamente o que você espera que eles façam a seguir, seja uma compra ou agendamento de reunião. Lembre-os também os motivos pelos quais é do interesse deles adquirir seus produtos ou serviços.

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