Confira uma super aula sobre LPR no nosso canal do Youtube ou, preferir, leia este resumo para entender tudo que você precisa saber sobre a tecnologia de leitura de placas de veículos.

O que é LPR

O LPR é uma tecnologia que reconhece, lê e armazena as placas de veículos que são capturadas na imagem de uma câmera.

Existem muitas câmeras no mercado com essa funcionalidade e em uma rápida pesquisa você irá perceber que não são câmeras baratas.

A boa notícia é que o LPR da Monuv não usa recursos da câmera e por isso não requer um equipamento específico. A inteligência roda do lado do software. Por isso, desde que devidamente posicionada e configurada, praticamente qualquer câmera conectada à Monuv pode ter o recurso de LPR ativado nela.

Fatores críticos para uma boa performance do LPR

O algoritmo de LPR da Monuv possui excelente performance, mas ainda assim é essencial obedecer alguns parâmetros de configuração.

Fator 1: Posicionamento da câmera

Para aplicar o LPR você precisará de uma câmera com um posicionamento específico, ou seja, você não poderá utilizar a mesma câmera que estiver sendo usada para monitoramento. Como posicionar a câmera:

a) Câmera apontada para a traseira dos veículos. Alguns veículos, como motos, possuem placa apenas da parte traseira. Além disso, evita "cegar" a câmera com o reflexo dos faróis.

b) Altura máxima do chão de 2 metros (ou ângulo vertical/horizontal de até 30º)

Fator 2: Enquadramento

Para que a performance do LPR seja boa é essencial garantir o melhor enquadramento. Isso significa fazer com que a imagem da placa ocupe o maior espaço possível na cena.

Veja esse exemplo:

A imagem parece boa, mas na verdade tem muita coisa que não precisa estar ali ocupando espaço na tela.

Se esta câmera estivesse sendo usada para LPR um melhor enquadramento seria:

Porém, para que ficasse perfeito, o ideal seria ter uma câmera focada em um sentido e outra no outro. Veja:

Percebe como na terceira imagem a imagem da placa ficaria bem maior na tela?

Você pode conseguir esse enquadramento de 2 formas:

Posicionamento da câmera: colocando a câmera de forma que consiga uma visão bem aproximada da placa. Por exemplo câmeras que ficam posicionadas próximas à cancelas ou portões.

Zoom na imagem: Existem 2 tipos de zoom, óptico e digital.

O zoom óptico é feito pela lente da câmera. Câmeras com esse tipo de lente são chamadas de varifocais.

Já o zoom digital nada mais é do que uma ampliação da imagem.

Qual tipo de zoom é melhor? Depende. Se você tiver uma boa conexão de internet e conseguir enviar uma imagem em uma resolução alta o suficiente, você pode usar o zoom digital.

Porém, se você preferir evitar problemas de banda de internet e enviar uma imagem mais leve, você pode usar uma varifocal para ter o enquadramento ideal e enviar imagens em menor resolução.

Então eu não preciso de uma imagem em alta resolução para o LPR?

Exato, você NÃO precisa!

Você precisa da imagem da placa bem grande na tela e para isso você vai trabalhar o enquadramento com posicionamento, zoom óptico ou digital. Só no caso do zoom digital, você precisará de resolução HD ou Full HD.

Fator 3: Iluminação

A iluminação é um grande desafio realmente. Sempre que possível adeque o ambiente para uma iluminação artificial contínua.

Em ambientes externos existem desafios tanto de dia quanto de noite.

De dia, dependendo do ângulo da luz ou de eventuais reflexos na lataria do automóvel a câmera pode ficar "cega" (sabe quando tiramos foto contra a luz? A mesma coisa).

De noite a falta de luz é o desafio é óbvio.

Além de refletores e iluminadores IR, existem configurações na câmera que podem ajudar a lidar com esses cenários e apenas observando caso a caso será possível indicar a melhor configuração.

Mas é importante saber que sem iluminação local dificilmente você terá a mesma performance no período noturno.

Qual a melhor câmera para LPR

Indicar a melhor câmera é sempre um desafio, pois depende de cada cenário. Com base nas informações deste artigo você já é capaz de identificar os principais fatores críticos para uma boa performance da inteligência.

De maneira geral, procure trabalhar com câmeras que possuam:

  • Zoom óptico (preferencialmente)

  • Controle manual de velocidade do obturador (shutter speed)

  • Configuração noite e dia

  • Configuração de brilho, contraste e qualidade

Um modelo de equipamento que atende esses requisitos é a câmera Intelbras VIP 3260 z, mas fique à vontade para utilizar a câmera que melhor se adeque ao seu projeto.

Qual a melhor resolução para LPR?

A mínima necessária para ter uma boa leitura.

Isso porque quanto maior a resolução maior a necessidade de processamento do equipamento e maior o risco de acontecer distorções na imagem (pixelagem ou arrastos).

Sem mencionar que quanto maior a resolução maior será o consumo de banda de internet. Durante a configuração na Monuv nós te indicaremos qual a resolução ideal para aquele cenário.

Qual a melhor taxa de frames (FPS) para LPR?

Pelos mesmos motivos que a resolução, buscaremos identificar qual o mínimo que entrega uma boa performance. Normalmente de 10 a 15 dependendo da velocidade de passagem dos veículos.

Gostou? Veja como funciona o LPR na prática clicando aqui.

Encontrou sua resposta?