O reconhecimento de placas de veículos permite que a câmera leia e armazene as placas de veículos parados ou em movimento. O maior desafio no LPR, no entanto, são as condições do local.

Um local fechado, com iluminação controlada é relativamente tranquilo obter uma boa performance. Já numa rua, onde existe grande variação nas condições da iluminação, velocidade de veículos e altura que a câmera deve ser fixada temos um cenário onde a câmera deve ter condições de fazer certas compensações para que a imagem capturada tenha qualidade suficiente para uma boa leitura.

Para isto, que uma imagem com qualidade seja entregue pela câmera é necessário que a câmera tenha alguns recursos, veja abaixo:

  • Lente com zoom óptico, o zoom digital distorce os pixels impactando as leituras
  • Configuração manual de velocidade de obturador, ou tempo de exposição da lente
  • Configuração dia e noite de brilho, contraste e etc

Além disso é necessário o correto posicionamento da câmera para que o ângulo da câmera em relação à placa seja igual ou menor que 30º na horizontal e na vertical. Confira o manual de configuração do LPR para obter os melhores resultados.


Por isso que quando vendemos uma licença de LPR está embutido essa consultoria de configuração, pois existem muito detalhes de posicionamento e também na parametrização da câmera.

Esse recurso está disponível apenas para Parceiros PRO e possui um custo adicional por câmera mensal.

A inteligência de leitura de placas funciona muito bem, mas para obter a melhor performance desta tecnologia é essencial a correta configuração da câmera.
Confira o manual de configuração do LPR para obter os melhores resultados.

Como funciona o reconhecimento de placas da Monuv

Para ativar o LPR a câmera já deverá estar cadastrada na Monuv. Uma vez ativado o recurso, você poderá consultar as leituras no Menu "Leitura de Placas"

Você também pode carregar uma lista de placas indesejadas (Blacklist). Se uma placa desta lista for identificada você será notificado em tempo real.

Nosso LPR também consulta a situação dos veículos no SINESP colocando, quando disponível, esta informação da lista de placas registradas.

Se você possui um projeto que requer LPR envie uma mensagem via chat ou para suporte@monuv.com.br solicitando a ativação.

Encontrou sua resposta?