Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesInteligência ArtificialOperação e configuração IA
Como configurar a Detecção de veículo suspeito
Como configurar a Detecção de veículo suspeito

Com o recurso de veículo suspeito, você recebe alertas sempre que o LPR realizar a leitura de placas dentro de regras pré-definidas.

Atualizado há mais de uma semana

Com a regra do Veículo Suspeito configurada, você recebe alertas sempre que um veículo for registrado um determinado número de vezes em uma determinada faixa de tempo.

O analítico de Veículo Suspeito identifica veículos desconhecidos circulando por uma determinada região monitorada pelo seu LPR.

Como configurar o analítico de Detecção de veículo suspeito

Após contratar a licença de uso da IA, envie o ID da câmera para o suporte via chat, WhatsApp ou email suporte@monuv.com.br para que seja feita a ativação.

Você encontra o ID da câmera está ao lado do nome na lista de câmeras, como na imagem abaixo:

Após ativação do LPR, vá até a barra horizontal superior e clique no menu Inteligências > Veículo Suspeito e siga os próximos passos:

Toque no botão "+ Adicionar regra".

Defina a regra de alerta

Aqui você precisa definir o nome da sua regra, o numero de leituras necessárias para gerar o alerta e o intervalo de tempo em que você deseja que o alerta seja gerado. O número mínimo de leituras que pode ser adicionado na regra é de 1 leitura, já o intervalo de tempo mínimo é de 5 minutos.
Por exemplo: Você pode definir que, se uma placa for registrada três vezes em menos de 15 minutos, um alerta deverá ser gerado.

Informe quais câmeras seguirão essa regra

Após salvar a regra, você precisa selecionar quais das suas câmeras com LPR estarão inclusas nessa regra. Lembrando que câmeras não selecionadas não irão gerar alertas.

Defina os horários de funcionamento da regra

Em que momentos você deseja manter essa regra ativa e disparando alarmes? Você pode escolher mantê-lo ativo 24h ou optar por uma ativação apenas no horário noturno, por exemplo.

Cadastre placas conhecidas

Você pode fazer o upload de uma planilha com placas permitidas, ou seja, placas que serão ignoradas na regra. Nessa lista você pode inserir placas de moradores da região, de motos que fazem ronda ou até mesmo de entregadores conhecidos do bairro.

Lembrando que a regra precisa estar ATIVA para que os eventos possam ser gerados.

Com essas configurações definidas, todos os usuários ADMIN do mesmo cliente onde a câmera está inserida receberão alertas quando o comportamento suspeito for registrado.

Além disso, os usuários de redes colaborativas que recebem alertas de LPR também receberão esses eventos.

Como consultar os alertas gerados

Após o analítico configurado, a inteligência começará a gerar alertas baseados nas configurações definidas até então.

Todos os alertas gerados podem ser consultados no menu lateral esquerdo Ver Eventos.
Dentro desta área, você consegue visualizar todos os eventos gerados pelas suas inteligências, inclusive os alertas de Veículos Suspeitos.

Respondeu à sua pergunta?