Todas as coleções
Dicas comerciais para parceiros
Demonstrar ou dar uma degustação da plataforma para clientes
Demonstrar ou dar uma degustação da plataforma para clientes

Dicas sobre como apresentar a plataforma para clientes finais

Atualizado há mais de uma semana

Quando estamos negociando um projeto é comum o cliente querer ver na prática a plataforma antes da contratação. Conheça 3 modelos possíveis para atender essa necessidade dos clientes.

Degustação sem custo

Nesse modelo é feito o cadastro do cliente e dos usuários do cliente que irá acessar e navegar na plataforma. Na Monuv, ao cadastrar usuários em um cliente que ainda não tenha câmeras vinculadas a sua conta, os usuários irão visualizar as câmeras públicas padrão da plataforma permitindo uma experiência positiva, pois o sistema não estará vazio.

Prós

Experiência prática: Um período de teste permite que os clientes experimentem o software em seu próprio ritmo, sem pressão de vendas.

Adoção posterior mais fácil: Uma vez que os usuários já acessaram a plataforma, tendem a se acostumar com sua interface e funcionalidades. Isso pode facilitar a decisão de compra.

Fácil e barato: Como não é necessário conectar câmeras para proporcionar uma experiência na plataforma, esse modelo se torna extremamente simples e barato.

Contras

Dependência do cliente: Nesse modelo dependemos do cliente de fato acessar para perceber a qualidade do sistema. Pode ser que no dia a dia esse acesso acabe deixando de ser prioridade, alongando o tempo de avaliação e decisão de compra.

Experiência limitada: No acesso padrão não é possível testar o uso de analíticos de IA. Sendo esse o interesse do cliente a degustação estará limitada ao VMS em nuvem.

Fora da realidade do cliente: Por serem câmeras públicas, pode ser que o cliente não consiga fazer um paralelo com a sua realidade.

Custo de Suporte: Os usuários do período de teste podem precisar de suporte técnico, o que pode aumentar os custos operacionais.

Perda de tempo: Alguns usuários podem aproveitar o período de teste sem a intenção de comprar, levando a uma perda de tempo de todos os envolvidos.

Adoção incorreta: Sem orientação adequada, alguns usuários podem não utilizar o software corretamente, levando a uma impressão negativa do produto.

Prova de conceito

Assim como na degustação sem custo, nesse modelo iremos cadastrar o cliente e usuários na plataforma. A diferença é que neste cenário serão cadastradas câmeras reais do cliente e serão ativados os serviços que o cliente irá consumir após a contratação.

Por esta razão isso irá gerar custo ao integrador que poderá negociar com o cliente da forma que desejar. Nossa recomendação é que toda POC seja paga pelo cliente, garantindo o comprometimento de todos os envolvidos no teste efetivo da solução. Também é primordial que haja uma duração pré-determinada, que estejam claros os quesitos que serão avaliados e o que determinará o sucesso do teste.

Prós

Personalização: Ambiente do software 100% aderente à realidade do cliente.

Comprometimento: Quando há custos os envolvidos tendem a ter maior comprometimento com os testes.

Contras

Custo e prazo: A necessidade de conectar câmeras e aprovar custos pode prolongar o tempo de negociação.

Demonstração

Uma demonstração da plataforma é uma apresentação guiada do software, geralmente realizada por um vendedor ou especialista do produto.

Prós

Controle da apresentação: Ao realizar uma demonstração, você pode destacar os pontos fortes relevantes ao cliente e controlar o fluxo de informação.

Interatividade: Durante a demonstração os clientes podem fazer perguntas específicas e obter respostas imediatas, evitando ruídos.

Personalização: Na demonstração você ajusta seu roteiro conforme às necessidades específicas do cliente, aumentando a probabilidade de conversão.

Contras

Demanda de tempo: As demonstrações exigem tempo da nossa equipe, o que pode limitar o número de demonstrações que você pode realizar.

Menor escala: As demonstrações têm uma capacidade limitada de alcançar um grande número de clientes de uma só vez.

Pressão de vendas: Alguns clientes podem se sentir pressionados a comprar durante uma demonstração e por isso preferirem navegar sozinhos.

Tanto a degustação quanto a POC ou demonstração têm seus méritos. A escolha depende do seu produto do seu perfil de cliente e dos recursos disponíveis.

Uma estratégia combinada, que oferece demonstrações para clientes interessados e um período de degustação após a demonstração, pode ser a solução ideal.

Ficou com dúvidas? Nosso suporte pode te ajudar. Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br) ou WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.

Respondeu à sua pergunta?