Agora vamos configurar a resolução da câmera. Isso é muito importante quando estamos lidando com acesso remoto.

Imagine que a resolução é o tamanho da imagem que será enviado à Monuv, que irá fazer o acesso de fora. Se sua resolução não estiver otimizada para a banda de internet que você possui, não dará certo.

Se você tem à disposição, por exemplo, 1 Mbps de Upload, não adianta configurar um acesso remoto para enviar um vídeo com 2Mbps. Vai travar na saída. Então é importante ter uma banda de Upload maior do que a resolução da câmera necessita.

A boa notícia é que você pode otimizar isso configurando a resolução da câmera. Até mesmo câmeras com 3 Mpbs, por exemplo podem enviar somente 0,2 Mbps com determinadas configurações.

Então o que fazer? Vamos lá:

Acesse as configurações de vídeo do dispositivo

Estas configurações podem ser encontradas na aba CONFIGURAÇÕES e depois na aba VÍDEO/AUDIO.

Escolha qual stream vai utilizar (Principal ou Substream);

Cada Stream é um fluxo separado de vídeo. Então você pode usar o Substream (ou stream secundário) para configurar o acesso remoto. Deixe o stream principal para a gravação local no DVR ou no cartão de memória da câmera IP.

Configure a resolução;

As resoluções mais utilizadas são a VGA a HD. A VGA produzirá um fluxo de vídeo com 0,2 Mbps e a HD um fluxo com 0,6Mbps, se você o Frame Rate em 6 quadros por segundo (veja abaixo).

Configure a taxa de FPS (ou quadros por segundo) para 6

Um vídeo é composto por várias fotos passando bem rápido, dando a sensação de movimento. O FPS é o número de fotos em um vídeo por segundo. Então se o FPS for 6, significa que a cada segundo 6 fotos passarão na tela, criando o movimento. Ou seja, quanto maior o FPS, mais fluidez terá o vídeo.

Então devo escolher a maior possível par ter mais fluidez?

Quando pensamos e FPS para acesso remoto devemos lembrar ter sempre em mente a disponibilidade de banda de upload da internet. Se você tentar enviar um super vídeo HD, com 30 FPS através de uma internet sem capacidade, trava. É como tentar passar um elefante por uma mangueira.

Portanto estamos buscando aqui o FPS ideal. Aquele que lhe dará fluidez, mas no limite, para não causar o efeito contrário e travar o vídeo. Aqui na Monuv recomendamos o número 6 para o FPS. Consideramos ele o ponto perfeito entre fluidez e otimização de banda.

Configure o tipo de bit rate para CONSTANTE (ou Constant, ou "C"). Clique aqui para ver uma tabela de referência para configuração de bitrate.

Configure se haverá som ou não.

Importante, se houver som a qualidade geral do vídeo diminuirá em alguns casos. Portanto somente ative esta opção se houver a necessidade.

Escolha o tipo de compressão

Busque a configuração de compressão com maior grau de otimização. A mais comum e otimizada atualmente são as chamadas H.264. Selecione esta, garantindo um consumo de banda de internet otimizado ao mesmo tempo que serve imagens de qualidade.

Antes de terminar, lembre-se sempre de alterar o login e senha de fábrica da câmera ou DVR.

Encontrou sua resposta?