Seja para prospectar novos clientes ou para comunicar um novo serviço aos clientes atuais é um fato que o e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais baratas e efetivas.
Veja alguns dados:
59% dos profissionais de marketing afirmam que emails são a melhor forma de gerar receita no mercado B2B.
Uma mensagem tem 5x mais probabilidade de ser vista em um email do que no Facebook.
Email marketing tem um ROI de 3.800%. A cada R$ 1,00 investido, há um retorno de R$ 38,00.
Funcionários passam, em média, 13 horas de trabalho semanais checando suas caixas de entrada.
83% dos profissionais de marketing utilizam newsletters para suas estratégias de marketing de conteúdo.
1º Crie um mailing
Um bom email é um conjunto de vários fatores, mas tudo começa com um bom mailing. O mailing é a lista de emails para os quais você enviará sua mensagem. Construir um mailing deveria ser uma preocupação de todos os empresários.
A formação de um mailing é o motivo pelo qual sempre se vê em cupons de desconto o pedido de um email. Então já sabe, sempre que um novo cliente fizer uma compra, peça seu email para contato para construir seu mailing.
Um bom mailing é aquele que:
Possui informações básicas como e-mail, nome e nome da empresa
Possui contatos reais que aceitaram entrar na sua lista ou que tenham real afinidade com o aquilo que você oferece
2º Assunto da mensagem
O assunto é o primeiro contato da pessoa com seu email. Por isso ele deve capturar a atenção da pessoa para que ela tenha vontade de abrir sua mensagem. Segundo a empresa de marketing Resultados Digitais, Existem 5 fatores influenciadores nos assuntos de email:
1. Interesse = Benefícios + Curiosidade
Para gerar interesse, precisamos explicitar os benefícios e aguçar a curiosidade da pessoa ao ler aquele assunto.
2. Relevância
Qual a experiência da pessoa com seus emails? Ao abrir a mensagem, o assunto está entregando o conteúdo que promete?
Para atender essas questões, é extremamente importante que o email atenda as expectativas geradas, do contrário trará frustração aos usuários.
3. Urgência
É importante, em alguns casos, usar esse fator para otimizar seus assuntos, principalmente em casos de promoções ou ações específicas.
Exemplo: Suas câmeras estão em risco
4. Emoção
É provado cientificamente que emoções geram memórias mais lúcidas. Se o seu email gera emoções positivas, seu cliente permanecerá com aquela mensagem na cabeça por mais tempo.
Dicas para Criação de Assuntos de Email
1. Personalização
De longe, a melhor dica é: personalize seu assunto de email. A personalização traz consigo: Interesse, Relevância, Reputação e Emoções Positivas – quase todos os fatores de um bom assunto de email.
Vamos supor o seguinte exemplo: vou fazer uma ação com meus clientes para apresentar o novo serviço de gravação em nuvem.
Possuo, na minha base de emails, as seguintes personas:
Síndicos
Gerentes de empresa
Através da segmentação, para cada uma posso usar um assunto diferente:
Seu condomínio ficará mais seguro
Economia de servidores para sua empresa
2. Mantenha o mais curto possível
Assuntos longos geralmente são cortados em visualizações mobile e, além disso, não se destacam entre a imensidão de emails na caixa de entrada do cliente. Portanto, mantenha o título o mais curto possível. O ideal, por pesquisas, é entre 20 e 41 caracteres.
3. Inclua números ou percentuais
Use essa dica quando puder contextualizar com o seu título.
Exemplos:
3 motivos para gravar suas câmeras em nuvem
5 ameaças ao seu CFTV
3 dias de gravação pelo preço de 7
5. Faça perguntas
Perguntas instigam. Ao vermos um ponto de interrogação, somos instigados a resolver aquele problema.
Exemplos:
Sabe o que é City Câmeras?
Já ouviu falar em nuvem?
Cuidado: não responda a pergunta realizada logo no início do email. Isso gera repulsa por ações comerciais. Deixe que o leitor descubra por si só as respostas. A experiência será muito melhor.
6. Evite palavras extremamente comerciais
Grátis, promoção, clique, abra, de graça, crédito, oferta, compre, veja, confira etc.
Essas palavras são muito usadas nos emails e as chances de gerarem frustração são altas.
3º Corpo da mensagem
Aqui é que você vai entregar o valor para seu cliente. Estudos recente mostram que para emails de vendas o melhor é distanciar-se de layouts muito elaborados.
Um email personalizado, apenas com texto e focado naquilo que se quer comunicar costuma ser muito mais efetivo.
A Mailblitz aponta alguns cuidados que devemos ter ao redigir uma mensagem:
Menos é mais
Ao enviar um e-mail marketing é comum cair no erro de querer explicar detalhadamente as ofertas, os produtos e serviços. Contudo, um um grande volume de texto desestimulará seu cliente e tornará a lixeira o destino provável de seu e-mail.
Pense na ideia que quer passar ao cliente, determine o que é mais importante que ele compreenda e foque na construção de uma mensagem simples e concisa, falando apenas o que é necessário
Dê um toque pessoal
Ninguém gosta de sentir que está conversando com robôs. Lembre-se do quão desagradável é ter que responder a um robô quando se liga para uma prestadora de serviço de telefonia. Por isso, adicione seu toque pessoal, sua forma de se comunicar. A diferença entre um bom e-mail marketing e um e-mail marketing matador pode estar justamente na presença de um conteúdo com alma.
Deixe claro qual ação se espera dele
Diga aos seus leitores exatamente o que você espera que eles façam a seguir, seja uma compra ou agendamento de reunião. Lembre-os também os motivos pelos quais é do interesse deles adquirir seus produtos ou serviços.