IA - Detecção de Presença

Inteligência artificial que detecta a presença de pessoas ou objetos na cena, permitindo configurar a quantidade ou o tempo de permanência

Atualizado há mais de uma semana

A inteligência artificial de detecção de presença é um recurso para ser utilizado em qualquer tipo de captura de humanos ou outros objetos como: carros, motos, ônibus ou caminhão e com essa nova ferramenta, é possível gerar três tipos de alertas:

  • Alerta de pessoas/objetos

  • Alerta de quantidade de pessoas/objetos

  • Alerta para tempo de permanência

Assim, sendo possível detectar não só pessoas na cena, mas os demais tipos de objetos disponíveis (carros, motos, ônibus ou caminhão), podendo aplicar uma inteligência de tempo de permanência ou quantidade. Cada uma dessas aplicações serão detalhadas a seguir.

ALERTA DE PESSOAS/OBJETOS

O alerta de pessoas/objetos é um recurso que pode ser utilizado quando há a necessidade de detectar uma pessoa ou objeto escolhido na cena, por exemplo, se em um local e horário não for permitido que uma pessoa ou um carro esteja, basta configurar a inteligência para gerar alertas quando for identificada 1 pessoa ou 1 carro. Além disso, nos eventos dessa inteligência o rosto da pessoa detectada será destacado nos eventos, a fim de dar maior destaque pra captura. No tópico "Guia 4 - Detecções" iremos apresentar alguns exemplos.

⚠ O destaque do rosto nas capturas só irá ocorrer em casos onde a face das pessoas for visível para o software localizar e sua nitidez depende exclusivamente da qualidade da imagem (resolução+bitrate).

ALERTA DE QUANTIDADE DE PESSOAS/OBJETOS

O alerta de quantidade de pessoas/objetos é um recurso que pode ser utilizado quando há a necessidade de receber alertas em casos de muitas pessoas ou outro objeto definido na cena, por exemplo, se em um local e horário não forem permitidas que duas ou mais pessoas estejam, basta configurar a inteligência para gerar alertas quando forem identificadas 2 ou mais pessoas. E da mesma forma para alertas de carros, motos, ônibus ou caminhão.

ALERTA DE TEMPO DE PERMANÊNCIA

Com a inteligência artificial de tempo de permanência de pessoas/objetos, conseguimos identificar uma pessoa/objeto na região de interesse, rastrear seu deslocamento e determinar se o tempo em que ficaram transitando no local foi maior que o valor determinado nas configurações.

Abaixo apresentamos, resumidamente, um exemplo de como é o funcionamento da Inteligência Artificial. Note que o rastreamento é feito e a captura vai se destacando, quanto mais tempo o humano estiver na cena. Se após o período configurado, a detecção ainda estiver acontecendo, um evento será gerado na plataforma. Da mesma forma acontece, caso sejam detectadas mais pessoas/objetos no local do que a quantidade estabelecida.

⚠Imagem apenas demonstrativa do software, não representa resultado de evento

Funcionamento na Monuv

O analítico de detecção de presença funciona com o mesmo conceito da nossa IA de detector de humanos/objetos, podendo ser ativado em qualquer câmera conectada à Monuv, sem que o dispositivo ou DVR tenham qualquer recurso especial. Permitindo, dessa forma, ampliar o leque de equipamentos que podem ser utilizados, sendo capaz, inclusive, de ser implementado em câmeras mais básicas, transformando esses dispositivos em alarmes inteligentes.

Requisitos e como ativar o analítico de Detecção de Presença

Para ativar o analítico de Detecção de Presença é necessário que a câmera já esteja conectada à Monuv. Não é necessário um plano específico, ou seja, você pode ativar em câmeras com qualquer resolução com 1 dia, 3 dias, 7 dias ou qualquer outro período de armazenamento. A única restrição está na qualidade da imagem da câmera, sendo necessário que possua ótima condição, ou seja, com boa taxa de bitrate.

Para utilizar a inteligência basta contratar a licença de uso. A contratação pode ser feita acessando a sua tabela de preços e clicando na aba Inteligência Artificial.

Após a contratação, solicite a ativação enviando o ID da câmera para nosso suporte através do chat, whatsapp ou email suporte@monuv.com.br.

O ID da câmera é aquele número que fica ao lado do nome, na lista de câmeras.

Requisitos sugeridos da tecnologia

  • Resolução recomendada de 480p, mas o ideal é 720p ou acima

  • Taxa de frames mínima de 6 fps

  • Taxa de bit mínimo de 512 kbps

  • Conexão com internet estável

  • Sugerimos não utilizar câmeras com lente que distorça imagem (grande angular, fisheye, etc)

Como configurar o analítico de Detecção de Presença

Após a ativação da sua licença de analítico de Detecção de Presença, você identificará um novo botão amarelo com a sigla DP nas informações da sua câmera. Clique nesta tag para acessar a página de configurações do analítico de Detecção de Presença:

Pronto! Após a confirmação da nossa equipe, acesse a página da inteligência que estará disponível nas informações da sua câmera. Na página de configurações existem 4 guias. Vamos passar por cada uma delas:

Guia 1 - Configurações de detecção

Nas configurações iniciais, ajuste os parâmetros conforme a necessidade de aplicação da inteligência, selecionando o objeto que se deseja monitorar (pessoas, carros, motos, ônibus ou caminhões) e seguindo os 3 tipos de alertas possíveis: pessoas/objetos, quantidade de pessoas/objetos ou tempo de permanência. Note que caso sua inteligência ainda não esteja ativa, por falta de alguma configuração, você será avisado na tela.

Ao selecionar o objeto desejado, o software irá atuar APENAS para esse único tipo de objeto, não sendo possível definir dois ou mais tipos para serem avaliados.

  • Para o alerta de pessoas/objetos, quando se deseja gerar evento para 1 pessoa/objeto na cena, escolha o primeiro campo como 1 e o segundo como 1s, dessa forma, assim em que uma pessoa/objeto entrar na área de detecção, o evento será gerado.

  • Para o alerta de quantidade de pessoas/objetos, quando se deseja gerar evento para 2 ou mais pessoas/objetos na cena, escolha no primeiro campo a quantidade de pessoas/objetos desejados, lembrando que o máximo permitido são 6, contudo, o software funcionará para 6 ou mais pessoas/objetos. O segundo campo pode ser mantido em 1s OU também pode ser configurado, conforme a necessidade, para a geração do alerta de tempo de permanência, contudo, somente para 1 pessoa/objeto.

  • Para o alerta de tempo de permanência, quando se deseja gerar evento para 1 pessoa/objeto na cena após um tempo escolhido, preencha no segundo campo, em segundos, o tempo limite desejado, lembrando que o máximo permitido são 3.600s, ou seja, 1 hora. O primeiro campo pode ser mantido em 1 pessoa OU também pode ser configurado, conforme a necessidade, para a geração do alerta de quantidade de pessoas/objetos.

Como exemplo, vamos considerar um cenário em que se deseja gerar um alerta para mais de 3 pessoas na cena OU uma pessoa com tempo de permanência de 20s. Para isso, basta escolher no primeiro campo o número 3, selecionar o objeto como Pessoas e preencher o segundo campo com o número 20. Assim, sua inteligência estará configurada corretamente e seus eventos serão gerados respeitando a regra escolhida.

Em seguida, defina a área de interesse das detecções clicando sobre a imagem e arrastando os pontos na forma desejada, como utilizamos uma ROI poligonal é possível desenhar qualquer área de interesse para a IA atuar, tornando-a altamente personalizável. As detecções serão feitas apenas dentro da área marcada.

⚠ Caso a imagem não carregue, clique no botão "Buscar imagem + recente".

Por fim, ajuste o nível de precisão da sua inteligência. Quanto mais alto o nível, maior precisará ser a certeza do algoritmo para registrar um evento de detecção. O nível recomendado é 80 e atende 90% dos cenários. Não indicamos alterar esse valor antes de avaliar se esse padrão irá ter boa performance.

Caso seu analítico esteja gerando muitos falsos positivos ajuste o nível de precisão para cima até encontrar o equilíbrio entre precisão e falso positivo.

Se o analítico estiver perdendo detecções, diminua o nível da precisão também aos poucos, buscando encontrar a configuração ideal para o seu cenário.

Não se esqueça! É necessário clicar no botão de SALVAR das Configurações Iniciais, área de interesse E no SALVAR do nível de precisão.

Guia 2 - Horários de Detecção

Configure a faixa de horário em que o analítico estará ativo. Dessa forma, haverão detecções apenas dentro da faixa de horários selecionada. Veja que é possível configurar horários diferentes por dia da semana.

Para facilitar a configuração dos horários das câmeras, adicionamos uma funcionalidade de "Carregar última configuração salva", no canto superior direito. Com esse recurso será possível adicionar os horários para uma câmera com inteligência e, na próxima câmera que você for configurar, basta selecionar esse botão que os ajustes serão replicados para esse dispositivo também. Dessa forma, otimizando as operações de configurações de horários, permitindo agilizar essa etapa.

Caso nenhuma faixa de horário seja selecionada, seu analítico ficará desligado. Isso não interrompe a cobrança da licença, por isso tenha atenção à configuração deste parâmetro. Note que caso os horários não tenham sido ajustados, avisamos diretamente na tela da inteligência, através de um alerta visual e também em texto na aba de Configurações.

Guia 3 - Usuários de alerta

Defina os usuários que deverão receber as notificações de detecção. Você pode adicionar como destinatário do alerta usuários da sua conta de parceiro e também usuários do cliente.

Serão enviadas notificações por email, notificação no aplicativo para celular e notificação web (com alerta sonoro).

Email

Web

App

Para facilitar a configuração dos usuários de alerta, adicionamos uma funcionalidade de "Carregar última configuração salva", no canto superior direito. Com esse recurso será possível adicionar os usuários para uma câmera com inteligência e, na próxima câmera que você for configurar, basta selecionar esse botão que os usuários de alerta serão replicados para esse dispositivo também. Dessa forma, otimizando as operações de configurações, permitindo agilizar essa etapa.

Lembrando que só é possível gerar alertas para usuários que estejam dentro do mesmo cliente atrelado à essa câmera ou usuários integradores. E note que caso os usuários de alerta não tenham sido definidos, avisamos diretamente na tela da inteligência, através de um alerta visual.

Guia 4 - Detecções

Nesta aba você irá consultar todas as detecções da câmera por data. Cada miniatura é um evento de detecção. Você também conta com uma ferramenta de busca de eventos, com filtros baseados em data e hora.

Nos eventos, a detecção realizada é destacada conforme abaixo e, ao clicar na imagem, você será redirecionado para o momento do vídeo em que a detecção ocorreu.

Atenção: A consulta do vídeo, para visualizar o evento, estará disponível de acordo com o período de armazenamento que foi contratado para a câmera

Conforme apresentado no tópico "ALERTA DE PESSOAS/OBJETOS", somente, para os eventos de detecção de humanos onde a face da pessoa é visível, o software irá realizar um destaque no evento e apresentará o rosto localizado. Abaixo segue o exemplo de algumas capturas:

⚠ Caso a imagem do rosto não esteja nítida e apresente distorções, vai ser necessário melhorar a qualidade da imagem da câmera aumentando a resolução do dispositivo e do plano contratado.

Dúvidas?

Envie uma mensagem no chat ou para suporte@monuv.com.br

Respondeu à sua pergunta?