IA - Contagem de Objetos

IA que oferece uma forma eficiente e precisa de monitorar quantos objetos passaram por um local, além de apresentar o mapa de calor da área

Atualizado há mais de uma semana

A solução de contagem de objetos utiliza inteligência artificial e visão computacional para oferecer uma forma eficiente e precisa de monitorar a quantidade de objetos em uma determinada área, contando e rastreando o número de objetos no local especificado. Com esta solução, é possível selecionar o tipo de objeto que se deseja contar, definir a área de interesse e obter resultados precisos em tempo real.

⚠Imagem apenas demonstrativa do software, não representa resultado de evento

Aliado a isso, disponibilizamos também a solução de geração de mapa de calor, com base na contagem do objeto selecionado. Com essa solução é possível obter informações sobre a intensidade da circulação dos objetos, considerando o tempo em segundos que permaneceram na cena.

Ambas soluções utilizam software em nuvem para detectar e rastrear objetos em movimento e, com base nessa detecção, o sistema é capaz de contar com precisão a quantidade de objetos que circularam dentro da área de interesse.

A solução pode ser configurada para contar diferentes tipos de objetos, como pessoas, carros, motos, ônibus ou caminhões, e também podendo definir o nível de precisão da inteligência. Isso significa que é possível configurar o sistema para contar, por exemplo, apenas as pessoas que estavam no local, ignorando outras fontes de movimento, como animais ou sombras. Essa flexibilidade permite que a solução seja adaptada para diferentes ambientes e necessidades.

Funcionamento na Monuv

A solução de contagem de objetos com mapa de calor pode ser ativada em qualquer câmera conectada à Monuv, sem que o dispositivo ou DVR possuam qualquer recurso especial. Permitindo, dessa forma, ampliar o leque de equipamentos que podem ser utilizados, sendo capaz, inclusive, de ser implementado em câmeras mais básicas, transformando esses dispositivos em equipamentos mais inteligentes.

Como ativar

Para ativar o Contagem de objetos com mapa de calor é necessário que a câmera já esteja conectada à Monuv. Não é necessário um plano específico, ou seja, você pode ativar em câmeras com qualquer resolução com 1 dia, 3 dias, 7 dias ou qualquer outro período de armazenamento. A única restrição está na qualidade da imagem da câmera, sendo necessário que possua ótima condição, ou seja, com boa taxa de bitrate. Além de boas condições de iluminação e, preferencialmente, poucos obstáculos, pois são fatores que ajudam bastante na performance do analítico.

Para utilizar a inteligência basta contratar a licença de uso. A contratação pode ser feita acessando a sua tabela de preços e clicando na aba Inteligência Artificial.

Após a contratação, solicite a ativação enviando o ID da câmera para nosso suporte através do chat, whatsapp ou email suporte@monuv.com.br.

O ID da câmera é aquele número que fica ao lado do nome, na lista de câmeras.

Requisitos da tecnologia

Câmera IP

  • Resolução recomendada de 480p, mas o ideal é 720p ou acima

  • Taxa de frames mínima de 6 fps

  • Taxa de bit mínimo de 1024 kbps

  • Conexão com internet estável

Posicionamento

  • Altura aproximada de 2,5m

  • Visada de frente ou diagonal de cima (exemplo abaixo)

Como configurar a solução de Contagem de Objetos com mapa de calor

Após a ativação da sua licença de Contagem de objetos com mapa de calor, você identificará um novo botão amarelo com a sigla CO nas informações da sua câmera. Clique nesta tag para acessar a página de configurações:

Pronto! Após a confirmação da nossa equipe, acesse a página da inteligência que estará disponível nas informações da sua câmera. Na página de configurações existem 3 guias. Vamos passar por cada uma delas:

Guia 1 - Configurações de detecção

Nas configurações iniciais, ajuste os parâmetros conforme a necessidade de aplicação da inteligência, selecionando o objeto que se deseja contar (pessoas, carros, motos, ônibus ou caminhões). Note que caso sua inteligência ainda não esteja ativa, por falta de alguma configuração, você será avisado na tela.

Ao selecionar o objeto desejado, o software irá atuar contabilizando e gerando o mapa de calor APENAS desse único tipo de objeto, não sendo possível definir dois ou mais tipos para serem avaliados.

Em seguida, defina a área de interesse das detecções clicando sobre a imagem e arrastando os pontos na forma desejada, como utilizamos uma ROI poligonal é possível desenhar qualquer área de interesse para a IA atuar, tornando-a altamente personalizável. As detecções serão feitas apenas dentro da área marcada.

⚠ Caso a imagem não carregue, clique no botão "Buscar imagem + recente".

Por fim, ajuste o nível de precisão da sua inteligência. Quanto mais alto o nível, maior precisará ser a certeza do algoritmo para identificar o objeto. O nível recomendado é 80 e atende 90% dos cenários. Não indicamos alterar esse valor antes de avaliar se esse padrão irá ter boa performance nas contagens.

Caso as contagens estejam apresentando resultados muito acima do normal, ajuste o nível de precisão para cima até encontrar o equilíbrio entre as contagens.

Por outro lado, se as contagens estiverem abaixo do esperado, diminua o nível da precisão também aos poucos, buscando encontrar a configuração ideal para o seu cenário.

É imprescindível que esse ajuste fino seja feito, pois cada cenário é diferente e tem suas particularidades.

Não se esqueça! É necessário clicar no botão de SALVAR das Configurações Iniciais, área de interesse E no SALVAR do nível de precisão.

Guia 2 - Horários de Detecção

Configure a faixa de horário em que a solução estará ativa. O software funcionará apenas dentro da faixa de horários selecionada. Veja que é possível configurar horários diferentes por dia da semana.

Para facilitar a configuração dos horários das câmeras, adicionamos uma funcionalidade de "Carregar última configuração salva", no canto superior direito. Com esse recurso será possível adicionar os horários para uma câmera com inteligência e, na próxima câmera que você for configurar, basta selecionar esse botão que os ajustes serão replicados para esse dispositivo também. Dessa forma, otimizando as operações de configurações de horários, permitindo agilizar essa etapa.

Caso nenhuma faixa de horário seja selecionada, seu alarme ficará desligado. Isso não interrompe a cobrança da licença, por isso tenha atenção à configuração deste parâmetro. Note que caso os horários não tenham sido ajustados, avisamos diretamente na tela da inteligência, através de um alerta visual e também em texto na aba de Configurações.

Guia 3 - Relatório de contagem

É nessa aba onde será possível visualizar os resultados da sua inteligência, os quais são apresentados em tempo real em um gráfico que exibe a quantidade de objetos que passaram pelo local a cada hora e, também, um acumulado do dia. Além disso, ao clicar em uma hora específica, é possível visualizar um mapa de calor que mostra os locais da área de interesse que foram mais movimentados durante o período da hora selecionada. Já no filtro ao lado é possível selecionar uma data específica para verificar os dados daquele dia.

Contagem de objetos via API

Todos os dados da inteligência de contagem de objetos podem ser disponibilizados, também, via API da Monuv. Dessa forma, permitindo que o parceiro possa receber as informações diretamente no seu sistema e manipulá-las conforme desejar, dando uma maior autonomia para o uso e apresentação dos dados.

Caso você deseje receber os resultados da inteligência de contagem de objetos via API, entre em contato com nosso time de suporte e requisite essa opção, em seguida, nosso time irá te auxiliar.

⚠ O desenvolvimento do sistema para recebimento dos dados é responsabilidade total do parceiro.

Benefícios da contagem de objetos

Com o uso dessa nova inteligência e utilizando o mapa de calor, será possível gerar informações para o seu cliente entender o comportamento do público daquele local, bem como visualizar como é a distribuição do movimento durante os dias da semana, permitindo otimizar a estratégia de negócio. Sendo dados preciosos que ajudam na tomada de decisão e, por consequência, melhoram a experiência do cliente.

Dúvidas?

Envie uma mensagem no chat ou para suporte@monuv.com.br

Respondeu à sua pergunta?