Neste artigo iremos definir as bases de uma estratégia comercial para a venda do VMS em nuvem para clientes finais por empresas de segurança. Para descobrir o que é VMS em nuvem CLIQUE AQUI.
A venda de uma solução sempre envolve algumas etapas. É importante:
Compreender as necessidades do cliente: antes de fazer uma apresentação, é importante entender as preocupações e desafios de segurança do condomínio, bem como suas expectativas e orçamento.
Apresentar as vantagens do modelo proposto versus o básico de mercado: destaque as vantagens do modelo em nuvem focando nas dores que identificou serem mais relevantes. Conecte sua fala com as necessidades de segurança mapeadas.
Demonstre o sistema: apresente uma demonstração do sistema de VMS em nuvem, destacando suas funcionalidades e facilidade de uso. Você pode cadastrar o cliente na plataforma sem nenhuma câmera e demonstrar usando as câmeras públicas disponíveis.
Forneça opções de preços e pacotes: apresente diferentes opções de preços e pacotes para atender a diferentes orçamentos e necessidades de segurança do condomínio.
Resolva questões e dúvidas: responda perguntas e dúvidas de forma clara e objetiva, e reforce como o seu modelo de operação é mais eficiente para solucionar as questões de segurança.
Lembre-se de que qualquer venda envolve a criação de relacionamentos de confiança e a oferta de soluções personalizadas para as necessidades do cliente.
Melhores clientes finais
Os melhores clientes para um sistema de VMS em nuvem são aqueles que buscam flexibilidade, segurança e conveniência na monitorização de suas câmeras de segurança.
De forma geral recomendamos atuar com clientes B2B (empresas, condomínios, associações) pelo maior ticket médio e menor risco de inadimplência. Atender o mercado B2C requer maior estrutura da empresa.
Alguns exemplos incluem:
Dor | Solução | Característica da empresa ou segmento |
Sem capital de investimento imediato | Com o VMS em nuvem é possível ter um sistema de câmeras de forma mais eficiente, segura e sem investimento inicial em servidores ou licenças de software | Possui mais de 8 câmeras ou mais de um DVR |
Vários locais | Um VMS em nuvem permite acesso remoto às câmeras de segurança, facilitando a gestão de vários locais a partir de um único ponto. | Redes varejistas, franquias, empresas logísticas com diferentes pontos de distribuição, multinacionais |
Equipes móveis | Os funcionários podem acessar as câmeras de segurança em tempo real a partir de dispositivos móveis, o que é útil em atividades como a supervisão de obras, PDV ou operações de transporte. | Construção civil, indústria de bens de consumo, redes varejistas, logística |
Grande volume de dados | O VMS em nuvem oferece capacidade de armazenamento ilimitada, o que é ideal para empresas que precisam armazenar grandes quantidades de dados em vídeo. | Operações críticas, com contratos de alto valor com seguradora, transporte de valores, indústria |
Segurança dos dados | O armazenamento em nuvem permite a proteção contra perdas ou danificações de dados, e as informações podem ser criptografadas para garantir a privacidade dos dados. | Sofrem com roubos, furtos e fraudes como: varejo, construção civil, fazenda, cia de energia e internet |
Controle | O VMS em nuvem permite o absoluto controle do acesso ao vídeo desde a criação do usuário com diferentes opções de nível de permissão, até o registro de cada acesso e ação dentro do sistema. | Acessos descentralizados como: condomínio, shopping center, escola, bairro |
Distribuição de imagens para terceiros | Com acessos ilimitados, controle de permissões e recursos de compartilhamento simples com ou sem a necessidade de criação de usuário é muito possível disponibilizar as imagens de forma segura e eficiente. | Petshop, hotel de pet, escola infantil, berçário, creche, brinquedoteca, parquinho, etc |
Modelo de cobrança
Assinatura mensal por câmera ou canal de DVR conectado ao VMS em nuvem. Cobrança adicional por usuário.
Fatores críticos de sucesso
Posicione-se como o especialista em segurança que você é. Lembre de que o cliente precisa confiar na qualidade do seu serviço. Para isso dedique-se a construir essa autoridade na mente do cliente. Isso fará com que ele confie nas suas recomendações.
Coloque o VMS em nuvem em todas as ofertas. Colocar como opcional demonstra falta de confiança na solução apresentada.
Definir a resolução indicada para a realidade do cliente. 90% das vezes a resolução HD é a mais indicada.
Apresentar duas opções de plano variando os serviços prestados e o tempo de armazenamento. Procure evidenciar qual a sua recomendação ao cliente.