Por que a Monuv não possui reconhecimento facial na plataforma?
Entendemos que o reconhecimento facial é uma tecnologia promissora e tem sido amplamente adotada com o objetivo de identificação de pessoas com algumas finalidades:
Validação de identidade (controle de acesso)
Casos de prevenção/investigação para a segurança
Apoio a processos gerenciais ou de marketing
No entanto, em nossa análise cuidadosa, identificamos alguns problemas com relação a tecnologia e a adoção dela em nossa plataforma, que listamos a seguir.
Privacidade e questões éticas
O uso do reconhecimento facial levanta preocupações significativas em relação à privacidade e aos direitos individuais. A coleta e o armazenamento de dados biométricos sensíveis podem ser considerados invasivos e levantar questões éticas sobre o uso e a proteção dessas informações. A legislação brasileira de proteção de dados ainda é incipiente e falta jurisprudência para este caso específico.
Precisão e falhas de identificação
Embora a tecnologia de reconhecimento facial tenha avançado consideravelmente, ainda existem desafios em relação à precisão e às falhas de identificação. Fatores como variações na iluminação, ângulos de câmera, mudanças de aparência e qualidade da imagem podem afetar a confiabilidade do reconhecimento facial. O caso de uso onde a tecnologia possui maior índice de sucesso é no controle de acesso, justamente por ser um ambiente mais controlado no qual a pessoa se apresenta voluntariamente à câmera, com distância e iluminação ideais.
Existência de software e hardware específicos
No contexto de controle de acesso, onde a tecnologia possui aplicabilidade imediata e real, já existem soluções de software e hardware dedicadas para esse uso com custo acessível e boa qualidade.
Riscos de falsa identificação
O reconhecimento facial pode levar a falsas identificações, o que pode ter consequências graves, especialmente em casos de aplicação da lei ou segurança pública. Erros na identificação podem levar a injustas perseguições ou tomadas de decisões equivocadas.
Dependência de infraestrutura e dificuldade de escala
A implementação eficaz do reconhecimento facial requer uma infraestrutura específica incluindo câmeras, iluminação, equipamentos para proteção de intempéries, projetos de posicionamento de câmeras, entre outros. Esses requisitos adicionais além de exigir investimentos adicionais, impactam a complexidade de implantação indo na contramão de um pilar da Monuv que é a aplicação de inteligência em câmeras de forma simples.
Nossa visão de futuro
Seguiremos monitorando a evolução da tecnologia de reconhecimento facial, a evolução desse mercado e todas as questões legais envolvidas. Neste momento decidimos não investir no desenvolvimento de uma solução Monuv de reconhecimento facial.
Nossa prioridade é manter nossa plataforma como o VMS Cloud mais estável e com a inteligência artificial mais precisa e escalável do mercado, para uma grande variedade de câmeras, situações e casos de uso.
A Monuv indica alguma tecnologia de reconhecimento facial?
A aplicação mais madura do reconhecimento facial no mercado de segurança é no controle de acesso.
Existem diversas soluções de qualidade, de marcas reconhecidas. Recomendamos realizar uma pesquisa dos distribuidores da região para que, entendendo o cenário do projeto, possa identificar a solução adequada.