Todas as coisas ligadas a uma rede, seja ela a internet ou uma rede interna, possui um número de IP. Suas câmeras possuem um IP interno dentro de sua rede e seu roteador possui um IP Externo, que é seu endereço na internet.

Porém, na maior parte das vezes este endereço de IP externo é dinâmico. Se você não contratou um IP fixo, provavelmente possui um IP Dinâmico.

O problema com o IP dinâmico é que ele é... dinâmico! Isto quer dizer que ele muda automaticamente de tempos em tempos. Então, quando o endereço muda, qualquer App que tentar se conectar de fora não vai encontrar mais o roteador naquele lugar.

Para isso serve o DDNS. O DDNS é como um endereço fixo para IPs dinâmicos. Mas naverdade oq ue ele faz é o monitoramento do IP dinâmico. Sempre que o IP dinâmico alterar, o DDNS identifica e atualiza. Assim sempre que um dispositivo precisar identificar o endereço IP usuará o DDNS, que estará atualizado com o último IP que o roteador estiver usando.

Você pode utilizar um endereço de DDNS fornecido com sua câmera ou DVR, um DDNS da DynDNS. Verifique no seu roteador qual opção ele fornece. Em ambos os casos será necessário habilitar o serviço. Se o fabricante do equipamento fornecer gratuitamente, acesse o site do fabricante para habilitar o serviço.

*Dica importante: se for utilizar o DDNS do fabricante do equipamento, acesse e faça a configuração no próprio dispositivo. Se for utilizar o DDNS da DynDNS, faça a configuração no roteador.

Acesse a área de configuração de DDNS do roteador.

Busque em seu roteador a aba de configuração de DDNS. Todos os roteadores tem esta aba. Se preferir acesse um manual de instruções de seu roteador inserindo na busca a marca, modelo e a palavra [Manual]. Agora preencha as informações solicitadas:

Se for configurar no roteador, selecione o provedor DynDNS. Se for configurar na câmera IP ou DVR, selecione o nome do fabricante

Complete os campos: usuário, senha e hostname do seu endereço DDNS (este endereço foi escolhido por você ao criar o DDNS, exemplo meunome.dyndns.com). Por último selecione a opção "Dynamic" no campo "System" e salve.

Encontrou sua resposta?