O que é DDNS

Entenda o que é DDNS e veja exemplos de como configurar para CFTV e monitoramento em nuvem

Atualizado há mais de uma semana

O DDNS ou Dynamic Domain Name System é um serviço que garante que um IP dinâmico esteja sempre atualizado. 

Caso seu equipamento seja compatível com a conexão P2P da Monuv, você poderá conectar essa câmera IP ou DVR sem utilização de DDNS.

Envie uma mensagem no chat da plataforma ou um email para suporte@monuv.com.br para verificar se o seu equipamento é compatível e o custo da conexão via P2P.

Imagine se na agenda do seu telefone não fosse possível guardar os nomes, mas apenas os números do telefones. Seria bem mais difícil você encontrar o telefone de um amigo, certo? Com os IPs é a mesma coisa. É possível dar um nome para ele, o DNS (Domain Name Server).

Porém, imagine se o telefone do seu amigo sempre estivesse mudando. Mesmo que você possa pesquisar pelo nome dele na sua agenda, não será muito útil se o número estiver desatualizado, certo? Para resolver esse problema existe o DDNS.

Como a maioria das redes de internet atribuem IPs dinâmicos aos roteadores, sem esse serviço ficaria extremamente difícil conectar uma câmera na Monuv, pois teríamos que manter manualmente atualizada a informação de qual o endereço IP para fazer a conexão no roteador.

Na Monuv por exemplo, precisamos acessar o roteador para conseguir obter o vídeo da câmera ip ou DVR. Ao menos que o IP da rede seja fixo é muito mais fácil utilizar um DDNS do que monitorar manualmente toda vez que o IP eterno do roteador mudar.

Alguns fabricantes de CFTV e de roteadores disponibilizam o serviço de DDNS grátis. Vale a pena consultar se a marca que você está utilizando disponibiliza. Caso não disponibilize, você precisará identificar qual serviço está integrado a sua câmera ou roteador para contratar um DDNS. São populares o serviço de DDNS do DynDNS e No-IP.

⚠ Como o DDNS garante que o IP do roteador esteja sempre atualizado, você não precisará de um DDNS por câmera ou DVR, mas apenas um DDNS por rede de internet.

Exemplos de configuração DDNS

DDNS INTELBRAS

Em um DVR ou câmera ip com esta funcionalidade acesse:
Menu Principal > Ajustes > Rede >Intelbras DDNS.

A tela será apresentada conforme a imagem abaixo:

Servidor: habilite o servidor DDNS Intelbras
E-mail: insira um endereço de email para vincular ao domínio
Nome domínio: escolha um nome do domínio único que formará a url do DDNS

Após inserir os dados clique em OK. Você deverá receber uma mensagem de sucesso.

Após clicar em FINALIZAR você também deverá receber no e-mail que cadastrou uma mensagem de confirmação. Siga as instruções de descritas no email:

DDNS NO-IP

Caso o serviço de DDNS no-ip seja compatível com sua câmera, DVR ou roteador você poderá contratar e ativar seguindo os passos abaixo:

a) Faça login ou crie uma conta em www.noip.com.br.

b) Em Dashboard > Hostnames, adicione um novo nome de host ao pressionar 'Add Hostname'.

c) Crie um nome de host e selecione um domínio.
Esse será o endereço do seu dispositivo após a configuração do DNS Dinâmico. O No-IP recuperará automaticamente seu endereço IPv4. Mantenha este IP caso esteja na rede para qual esteja configurando o DDNS.
Salve as informações pressionando 'Add Hostname'

d) O nome de host e o endereço IP associado serão listados no painel de nome de host da conta.

DDNS DynDNS

Caso o serviço de DDNS DynDNS seja compatível com sua câmera, DVR ou roteador você poderá contratar e ativar seguindo os passos abaixo:

a) Faça login ou crie uma conta em account.dyn.com

b) Navegue até a opção My Services > DynDNS Pro para criar um nome de host.

c) Clique em '+ New Hostname'

d) Selecione um nome de host e um domínio. Tipo de serviço deve ser configurado como 'Host com endereço IP'. Seu endereço IP será automaticamente recuperado por esse formulário. Mantenha este IP caso esteja na rede para qual esteja configurando o DDNS.

e) Clique em 'Activate' para concluir

f) Seu nome de host será listado no painel DynDNS Pro

DDNS NO-IP ou DYNDNS EM EQUIPAMENTOS HIKVISION

Acesse à interface de configuração do seu DVR ou NVR Hikvision e localize as configurações do serviço DNS Dinâmico em Network (Rede) > DDNS (DNS Dinâmico).

Marque a caixa 'Enable DDNS (Ativar DNS Dinâmico)'e preencha os campos fornecidos:

DDNS Type (Tipo de DNS Dinâmico): NO-IP ou DynDNS conforme o serviço contratado

Server Address (Endereço do servidor):

  • No-Ip: dynupdate.no-ip.com

  • DynDNS: members.dyndns.org

Device Domain Name (Nome de domínio do dispositivo): nome de host configurado no serviço contratado

User Name (Nome de usuário): Seu nome de usuário no No-IP/DynDNS

Password (Senha): Sua senha no No-IP/DynDNS

Pressione Apply (Aplicar) para salvar a configuração do serviço DNS Dinâmico.

Ficou com dúvidas? Nosso suporte pode te ajudar. Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br) ou WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.

Respondeu à sua pergunta?