Passar para o conteúdo principal

Como integrar eventos da Monuv ao seu Telegram usando o IFTTT

O poder dos webhooks com a integração do IFTTT.

Atualizado essa semana

Se você quer receber mensagens no Telegram sempre que um evento acontecer na sua plataforma Monuv, esse guia é pra você. Aqui vamos te mostrar, passo a passo, como criar essa automação usando o IFTTT — uma ferramenta simples e poderosa para conectar serviços diferentes.

Embora a gente use o IFTTT como exemplo, essa integração também pode ser feita com outras plataformas de automação que tenham suporte ao Telegram e que funcionem através de webhook. E o melhor: você pode ir além dos alertas de segurança e explorar várias possibilidades de automação.

Na Monuv, os eventos que podem ser usados nesse tipo de integração incluem:

  • Detecção de pessoas

  • Detecção de presença

  • Detecção de ausência

  • Detecção de movimento

  • Detecção de aglomeração

  • Anomalia: Posição irregular/suspeita

  • Anomalia: Velocidade irregular/suspeita

  • Anomalia: Deslocamento irregular/suspeito

  • Anomalia: Aglomeração

  • Alerta na Câmera

  • Câmera Offline

  • Evento de pânico (botão do pânico)

  • Carro na lista de alertas

  • Veículo Suspeito

  • Evento gerado pelo formulário do QrCode

  • Mudança de cena

Para configurar, você vai precisar seguir dois blocos de passos:

  • IFTTT: Criar um webhook que será acionado por um evento.

  • Monuv: Cadastrar esse webhook como uma integração e atrelar aos eventos da sua câmera.

Vamos lá?

Criando o webhook no IFTTT

Você vai precisar de uma conta paga no IFTTT para usar essa integração. Acesse: https://ifttt.com/plans

  1. Na tela inicial do IFTTT, clique em “Create” para iniciar a criação da automação.

  2. Clique em “If This”, busque por “Webhook” e selecione a opção “Receive a web request”. Dê um nome para esse gatilho, como CAMERA_01_OFFLINE.

  3. Clique em “Then That”, busque por “Telegram” e selecione a opção “Send message”. Conecte sua conta do Telegram, escolha o destino como “Private chat with @IFTTT” e escreva a mensagem que deseja receber (ex: Alerta: a câmera 01 ficou offline em {{OccurredAt}}).

    💡Você pode usar variáveis para indicar a data e hora do evento. Exemplo: Alerta: a câmera 01 ficou offline em {{OccurredAt}}. Dê um nome fácil para identificar a automação. E não se esqueça, será necessário conectar sua conta do Telegram (siga as instruções da tela).

  4. Clique em “Create Action”, depois em “Continue” e finalize com um nome fácil de identificar. Por fim, copie a URL do webhook que será exibida.

    💡 Salve a URL do Webhook, pois ele será cadastrado na Monuv.

Integrando o webhook com os eventos da Monuv

Vamos voltar para a plataforma Monuv para cadastrar uma nova integração.

  1. Acesse Integração de Sistemas pelo menu lateral e clique em “+ Cadastrar integração”. Caso nenhuma esteja disponível, verifique com o time de suporte para disponibilizarem.

  2. Selecione “Webhook” no campo “Sistema”, preencha uma descrição que facilite a identificação, cole a URL do IFTTT no campo “URL webhook”, selecione o método GET e clique em Salvar. Os demais campos podem permanecer em branco.

    💡 Lembrando que a URL do webhook precisa ser a mesma que foi gerada lá na plataforma do IFTTT.

  3. Na seção Cliente, clique em “+ Cadastrar Integração (cliente)”, selecione a integração criada no campo “Sistema”, escolha o cliente que possui a câmera desejada e informe um ID externo qualquer (ex: 003). Clique em Salvar.

  4. Na seção Câmera, clique em “+ Cadastrar Integração (câmera)”, selecione o cliente e a câmera desejada, informe o mesmo ID externo e clique em Salvar.

  5. Por fim, crie o evento: clique em “+ Cadastrar integração (evento)”, selecione a câmera, o tipo de evento (ex: Câmera Offline), insira um ID externo qualquer e clique em Salvar.

Pronto! A partir de agora, sempre que a câmera ficar offline, você receberá uma mensagem automática no Telegram.

Exemplo de alerta recebido no telegram quando uma câmera muda para o Status Offline.

💡 Lembrando que foi utilizado como exemplo um evento de "Câmera Offline", mas você pode seguir esse passo a passo e utilizar qualquer evento disponível na plataforma.

Conclusão

Após o cadastro, os eventos gerados e vinculados à conta serão mostrados na conta do Telegram indicado, além, é claro, de ficarem registrados na Monuv. Conte com o suporte da Monuv para te orientar e apoiar neste processo. Uma vez validada a configuração da integração, os dados irão trafegar de forma automática.


Respondeu à sua pergunta?