Se você quer receber mensagens no Telegram sempre que um evento acontecer na sua plataforma Monuv, esse guia é pra você. Aqui vamos te mostrar, passo a passo, como criar essa automação usando o IFTTT — uma ferramenta simples e poderosa para conectar serviços diferentes.
Embora a gente use o IFTTT como exemplo, essa integração também pode ser feita com outras plataformas de automação que tenham suporte ao Telegram e que funcionem através de webhook. E o melhor: você pode ir além dos alertas de segurança e explorar várias possibilidades de automação.
Na Monuv, os eventos que podem ser usados nesse tipo de integração incluem:
Detecção de pessoas
Detecção de presença
Detecção de ausência
Detecção de movimento
Detecção de aglomeração
Anomalia: Posição irregular/suspeita
Anomalia: Velocidade irregular/suspeita
Anomalia: Deslocamento irregular/suspeito
Anomalia: Aglomeração
Alerta na Câmera
Câmera Offline
Evento de pânico (botão do pânico)
Carro na lista de alertas
Veículo Suspeito
Evento gerado pelo formulário do QrCode
Mudança de cena
Para configurar, você vai precisar seguir dois blocos de passos:
IFTTT: Criar um webhook que será acionado por um evento.
Monuv: Cadastrar esse webhook como uma integração e atrelar aos eventos da sua câmera.
Vamos lá?
Criando o webhook no IFTTT
Você vai precisar de uma conta paga no IFTTT para usar essa integração. Acesse: https://ifttt.com/plans
Na tela inicial do IFTTT, clique em “Create” para iniciar a criação da automação.
Clique em “If This”, busque por “Webhook” e selecione a opção “Receive a web request”. Dê um nome para esse gatilho, como
CAMERA_01_OFFLINE
.Clique em “Then That”, busque por “Telegram” e selecione a opção “Send message”. Conecte sua conta do Telegram, escolha o destino como “Private chat with @IFTTT” e escreva a mensagem que deseja receber (ex:
Alerta: a câmera 01 ficou offline em {{OccurredAt}}
).💡Você pode usar variáveis para indicar a data e hora do evento. Exemplo: Alerta: a câmera 01 ficou offline em {{OccurredAt}}. Dê um nome fácil para identificar a automação. E não se esqueça, será necessário conectar sua conta do Telegram (siga as instruções da tela).
Clique em “Create Action”, depois em “Continue” e finalize com um nome fácil de identificar. Por fim, copie a URL do webhook que será exibida.
💡 Salve a URL do Webhook, pois ele será cadastrado na Monuv.
Integrando o webhook com os eventos da Monuv
Vamos voltar para a plataforma Monuv para cadastrar uma nova integração.
Acesse Integração de Sistemas pelo menu lateral e clique em “+ Cadastrar integração”. Caso nenhuma esteja disponível, verifique com o time de suporte para disponibilizarem.
Selecione “Webhook” no campo “Sistema”, preencha uma descrição que facilite a identificação, cole a URL do IFTTT no campo “URL webhook”, selecione o método GET e clique em Salvar. Os demais campos podem permanecer em branco.
💡 Lembrando que a URL do webhook precisa ser a mesma que foi gerada lá na plataforma do IFTTT.
Na seção Cliente, clique em “+ Cadastrar Integração (cliente)”, selecione a integração criada no campo “Sistema”, escolha o cliente que possui a câmera desejada e informe um ID externo qualquer (ex:
003
). Clique em Salvar.Na seção Câmera, clique em “+ Cadastrar Integração (câmera)”, selecione o cliente e a câmera desejada, informe o mesmo ID externo e clique em Salvar.
Por fim, crie o evento: clique em “+ Cadastrar integração (evento)”, selecione a câmera, o tipo de evento (ex: Câmera Offline), insira um ID externo qualquer e clique em Salvar.
Pronto! A partir de agora, sempre que a câmera ficar offline, você receberá uma mensagem automática no Telegram.
Exemplo de alerta recebido no telegram quando uma câmera muda para o Status Offline.
💡 Lembrando que foi utilizado como exemplo um evento de "Câmera Offline", mas você pode seguir esse passo a passo e utilizar qualquer evento disponível na plataforma.
Conclusão
Após o cadastro, os eventos gerados e vinculados à conta serão mostrados na conta do Telegram indicado, além, é claro, de ficarem registrados na Monuv. Conte com o suporte da Monuv para te orientar e apoiar neste processo. Uma vez validada a configuração da integração, os dados irão trafegar de forma automática.