O Programa Muralha Paulista é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que fortalece a segurança pública por meio do uso de tecnologia e da integração de informações. Criado para modernizar o monitoramento urbano, o programa unifica câmeras e sistemas de órgãos estaduais, municipais e parceiros privados em uma única plataforma. Seu objetivo é ampliar a vigilância em tempo real, apoiar as forças de segurança e contribuir para a redução da criminalidade, utilizando a integração de câmeras públicas e privadas, análise inteligente de imagens e o compartilhamento de dados para uma atuação mais eficiente e coordenada.
Quem pode compartilhar câmeras com Muralha Paulista?
Conforme o Artigo 7º do decreto que regulamenta o programa, são considerados colaboradores as pessoas físicas ou jurídicas que, mesmo não enquadradas como usuários do programa, optam por conectar suas câmeras ao Programa Muralha Paulista.
Como Funciona a Colaboração?
A participação como colaborador ocorre mediante a subscrição de um termo de consentimento e adesão ao compartilhar a câmeras individualmente ou em massa (arquivo .xlsm fornecido pela Monuv). Esse termo formaliza a autorização para o uso dos dados captados pelas câmeras conectados, garantindo que a colaboração esteja de acordo com as normas e objetivos do programa. As câmeras devem estar instalados e orientados exclusivamente para a via pública, assegurando que a captação de dados respeite a privacidade de áreas privadas e atenda integralmente às diretrizes legais e de proteção de dados.
É importante destacar que essa colaboração é voluntária e não gera contrapartida estatal. Em outras palavras, os colaboradores não recebem compensações financeiras ou materiais por sua participação no programa.
A Monuv é uma das principais plataformas tecnológicas conveniadas ao Muralha Paulista, facilitando a participação de empresas privadas no programa com segurança, escalabilidade e conformidade legal.
Compartilhamento simplificado: permite o envio de imagens ao vivo de câmeras diretamente ao sistema Muralha Paulista, com total adequação à LGPD
Leituras de placas (LPR): a IA da Monuv lê placas e envia dados em tempo real para uso das forças de segurança
Recortes de faces: a Monuv facilita a integração de dispositivos capazes de detectar faces, enviando os dados ao sistema do Muralha Paulista, onde ocorre o reconhecimento facial (feito exclusivamente pelo poder público)
As integrações de LPR e recorte de faces encontram-se em fase de desenvolvimento. Após a conclusão, será emitido um comunicado oficial a todos os nossos parceiros e clientes.
Como realizar compartilhamento das câmeras no Muralha Paulista?
Cadastrando o compartilhamento da câmera na Monuv: Acesse a Monuv > Compartilhar câmeras (Menu lateral esquerdo) > clique em "+Criar compartilhamento" > Selecione "Compartilhar com" e escolha "Muralha Paulista" > Em "Câmeras" pesquise pela câmera que deseja compartilhar > Salve.
Obs: O cadastro das câmeras através da plataforma da Monuv não garante o compartilhamento imediato, verifique as próximas etapas para dar prosseguimento no compartilhamento com o Muralha Paulista
Caso desejar realizar a conexão de mais de 20 câmeras, entre em contato com o suporte, informando as câmeras que deseja compartilhar!
Extrair arquivo de cadastro: Após compartilhar as câmeras desejadas, clique em "Extrair xlsm (Muralha Paulista)" a esquerda da página de compartilhamento.
Obs: A extração dos dados considera todas as câmeras cadastradas e é permitido reenviar a câmera já cadastrada. Caso possua alguma atualização, como endereço, nome da câmera ou outra informação, o Muralha Paulista atualizará utilizando esse mesmo arquivo.
Cadastrando câmeras no Muralha Paulista: Acesse o site oficial clicando aqui, clique em "Cadastre suas câmeras aqui".
- Logue com sua conta gov.br seguindo as instruções do site.
- Clique em "Colaborador Muralha Paulista".
- Selecione “Adicionar em lote”, preencha com o seu CNPJ, razão social e clique em “Avançar”.
Carregue a planilha extraída na Monuv, escolhendo o arquivo em sua máquina ou arraste-o para o site e cliquem em enviar.
Aceite o termo de consentimento e adesão e clique em enviar.
O site valida se as informações estão corretas, caso esteja tudo certo, clique em enviar.
Caso tenha alguma informação inconsistente, o site informará para realizar o ajuste no arquivo, como no exemplo abaixo.
(Por padrão não será necessário ajustar nenhum dado, somente extrair a planilha e seguir o passo a passo de cadastro no site do Muralha Paulista)
Lembrando: O programa Muralha Paulista só aceita câmeras do Estado de São Paulo.
Se desejar, é permitido enviar somente as câmeras que estão com os dados corretos, aceitando a validação abaixo:
Pronto, suas câmeras estão cadastradas no programa Muralha Paulista!







