Passar para o conteúdo principal
Smart Sampa - Prefeitura de São Paulo SP

Saiba mais sobre o SMART SAMPA e como a Monuv facilita a integração com o programa, seus requisitos e benefícios para empresas parceiras.

Atualizado há mais de um mês

O que é o Smart Sampa

Com o encerramento do programa City Câmeras, a Prefeitura de São Paulo lançou o Smart Sampa, um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) para integrar imagens de vigilância privada em uma plataforma pública. O objetivo é aumentar a segurança, o bem-estar da população e a eficiência na zeladoria da cidade.

O programa permite a integração de diversos órgãos públicos, como CET, SPTrans, CPTM, Metrô, SAMU, além da Guarda Civil Metropolitana e das Polícias Militar e Civil, em uma Central de Monitoramento moderna e inteligente, agilizando o atendimento ao cidadão.

Quem pode compartilhar imagens com o Smart Sampa

Qualquer pessoa jurídica, consórcio liderado por empresa, grupo de empresas ou concessionárias de serviço público podem se cadastrar para compartilhar imagens, desde que cumpram os requisitos estabelecidos no edital do programa.

As inscrições devem ser feitas no site oficial: https://smartsampa.prefeitura.sp.gov.br.

Os documentos necessários incluem:

  • Contrato social ou estatuto social em vigor, registrado no órgão competente, ou decreto de autorização para empresas estrangeiras;

  • RG e CPF dos sócios ou representantes legais;

  • Comprovante de inscrição e situação cadastral de pessoa jurídica junto à Receita Federal do Brasil.

Requisitos para compartilhar uma câmera com o Smart Sampa

Para que uma câmera seja integrada ao Smart Sampa, é fundamental obter a autorização do proprietário antes do compartilhamento de imagens, em conformidade com a LGPD.

As câmeras devem atender aos seguintes critérios:

  • Configuração do streaming de vídeo em resolução Full HD;

  • Armazenamento das imagens em nuvem por, pelo menos, 7 dias;

  • Fornecimento das informações de localização da câmera, incluindo endereço completo, distrito e subprefeitura.

O programa também possui um processo de avaliação e se reserva o direito de aprovar ou rejeitar a conexão de câmeras com base em fatores como:

  • Resolução e latência da imagem;

  • Tempo de armazenamento;

  • Índices de criminalidade na região;

  • Visibilidade e localização da câmera;

  • Volume de pessoas no local monitorado;

  • Inteligência embarcada e tempo de disponibilidade da câmera.

Qual o papel da Monuv no programa Smart Sampa

A Monuv é uma das plataformas conveniadas para o videomonitoramento e armazenamento em nuvem no programa Smart Sampa. Após realizar uma integração técnica, a Monuv permite que seus parceiros e clientes compartilhem, de forma segura e legal, as imagens das câmeras com o programa.

Como compartilhar câmeras com o Smart Sampa com a Monuv

O compartilhamento é simples: basta informar os IDs das câmeras que deseja compartilhar ao time de suporte da Monuv pelos canais de atendimento (chat ou suporte@monuv.com.br).

Há uma cobrança de R$ 1,12/mês por câmera compartilhada.

É importante ressaltar que a Monuv não realiza a validação dos requisitos exigidos pelo programa. Cabe ao parceiro se cadastrar no programa e garantir que as câmeras estejam configuradas corretamente antes de serem compartilhadas.

Por que existe custo adicional para o compartilhamento das imagens?

O custo adicional de R$ 1,12/mês por câmera reflete a manutenção da qualidade e segurança no compartilhamento das imagens com o programa.

Benefícios em ser uma empresa parceira do Smart Sampa

Participar do Smart Sampa oferece vários benefícios para empresas de segurança eletrônica:

  • Inovação e tecnologia: Fazer parte de um projeto de alta tecnologia como o Smart Sampa posiciona a empresa na vanguarda do setor de segurança, permitindo a aplicação de soluções inovadoras como Inteligências Artificiais, que agregam uma camada de segurança preventiva aos serviços prestados.

  • Impacto social positivo: Ao colaborar com o poder público e contribuir para a segurança urbana, a empresa fortalece sua imagem corporativa e sua relação com a comunidade local. Isso demonstra responsabilidade social, algo que pode atrair clientes com valores alinhados.

A colaboração público-privada também favorece investigações e operações de emergência, proporcionando um intercâmbio ágil de informações e reduzindo o tempo de resposta em situações críticas.

Participar do Smart Sampa é, portanto, uma oportunidade para empresas que buscam contribuir para o bem-estar da sociedade e expandir seu impacto no setor de segurança.

Respondeu à sua pergunta?