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Termo de referência do software para projetos de Governo

Descritivo completo de recursos e funcionalidades do VMS em nuvem e analíticos Monuv

Atualizado há mais de um mês

Um termo de referência de um software é um documento que descreve detalhadamente as especificações técnicas e funcionais que o software deve ter. Esse documento é utilizado para orientar o processo de criação de projetos públicos e privados visando garantir que todas os requisitos definidos sejam atendidos.

O termo de referência inclui informações sobre os requisitos de hardware e software necessários para a operação do software, além de descrever as funcionalidades e características que o software Monuv possui, como a interface do usuário, a arquitetura do sistema, a segurança e os requisitos de desempenho.

A Monuv

A Monuv é o nome fantasia da empresa sob a razão social Bitsea Tecnologia em Software SA e CNPJ 27.217.813/0001-94.

A Monuv lançou a primeira plataforma de câmeras em nuvem do Brasil e hoje possui uma presença relevante com câmeras conectadas de todos os estados do país.

O VMS em nuvem da Monuv é reconhecido no mercado de segurança tendo milhares de empresas credenciadas no uso do software.

O VMS em nuvem da Monuv

VMS (Video Management System) é o sistema de gerenciamento de imagens de câmeras de segurança. O software da Monuv é um VMS 100% em nuvem. Isso significa que o software de monitoramento de vídeo da Monuv captura, armazena e disponibiliza as imagens das câmeras através de servidores remotos, acessíveis através da internet.

Na prática isso significa que a Monuv elimina toda camada de hardware e software adicionais à câmera, essenciais no modelo de instalação local (on-premises); além da mão de obra especializada necessária para dimensionar, instalar e gerir ativos como: DVRs, servidores de processamento, servidores de armazenamento, etc.

O acesso ao software é feito através de um navegador web ou aplicativo móvel, sem a necessidade de instalação de softwares locais nas máquinas dos operadores. Isso permite que o usuário acesse e visualize suas câmeras de segurança de qualquer lugar e em qualquer momento.

Os benefícios de um VMS em nuvem incluem:

  • Acessibilidade: permite acessar e visualizar as câmeras de segurança de forma ilimitada, de qualquer lugar e em qualquer momento, bastando ter uma conexão com a internet.

  • Escalabilidade: as imagens e os dados são armazenados em servidores remotos, o que permite escalabilidade e facilita o gerenciamento de grandes quantidades de dados.

  • Segurança: as informações são armazenadas em servidores seguros, o que as protege de perdas ou danificações, e os dados podem ser criptografados para garantir sua privacidade.

  • Menor custo: ao comparar com sistemas de monitoramento de vídeo tradicionais, o VMS em nuvem elimina investimento em hardware ou software adicional.

  • Armazenamento de longo prazo: a nuvem permite armazenar grandes quantidades de dados por um período prolongado, o que é útil para fins de referência ou investigação posterior.

  • Rentabilidade: permite conectar câmeras e DVRs pré-existentes sem qualquer troca ou adição de hardware, sendo uma ótima forma de rentabilizar circuitos de câmeras já instalados.

  • Backups automáticos: os dados são automaticamente copiados e armazenados em servidores remotos, garantindo a segurança dos dados mesmo em caso de falha do sistema local.

Para conhecer o detalhe de cada funcionalidade da plataforma a lista completa de recursos e interfaces está na parte final do documento (clique aqui para acessar).

Requisitos conexão de câmeras ip ou analógicas

A Monuv é capaz de se conectar com câmeras IP e também analógicas através de um DVR, NVR ou HVR. A plataforma é compatível com mais de 40 fabricantes, mas mesmo um equipamento não homologado pode ser conectado desde que ofereça um dos seguintes protocolos de conexão: RTSP, RTMP ou P2P.

Requisitos de hardware para conexão RTSP ou RTMP

  • Protocolo de rede RTSP ou RTMP

  • Compressão de vídeo h.264

Requisitos de hardware para conexão P2P

  • Compatibilidade com plataforma HikConnect ou protocolo P2P Intelbras

  • Compressão de vídeo h.264

Outras formas de conexão podem ser homologadas desde que a documentação de conexão por API ou SDK esteja disponível.

Requisitos de rede para conexão de câmeras

  • [Apenas para conexão RTSP] IP público fixo ou Serviço de DDNS

  • Banda de upload de internet suficiente para tráfego de dados da câmera até os servidores Monuv.

A banda necessária por câmera depende da qualidade de imagem, taxa de quadros (FPS) e grau de movimentação na cena, mas pode ser usado como referência:

Resolução

Banda de upload necessária

4K

4 Mbps ou 0,5 MBps

Full HD (1080p)

2 Mbps ou 0,25 MBps

HD (720p)

1 Mbps ou 0,125 MBps

VGA

300 Kbps ou 37,5 KBps

Recursos de analíticos de vídeo por inteligência artificial

O VMS em nuvem da Monuv permite a ativação de analíticos de vídeo sem a necessidade de adicionar qualquer hardware ao local. Qualquer equipamento conectado ao software Monuv é capaz de adicionar uma camada de inteligência artificial.

Os analíticos de inteligência artificial são capazes de analisar e traduzir vídeo em dados, permitindo gerar relatórios e configurar notificações.

A tecnologia é proprietária com analíticos treinados na realidade do Brasil. Os modelos de IA estão em constante evolução sem a necessidade de atualização ou troca da câmera ou DVR.

A precisão dos analíticos Monuv é superior devido aos ciclos de aprendizagem pelos quais todos os algoritmos passam de forma automatizada e recorrente.

Um algoritmo estático não consegue se adaptar a novos dados ou situações que não estavam presentes no momento em que foi desenvolvido. Por outro lado, um algoritmo de IA que passa por ciclos automáticos de aprendizagem é capaz de se adaptar a mudanças e novas informações, ajustando o modelo de acordo com as mudanças nos dados e garantindo que ele continue produzindo resultados precisos e confiáveis.

Tipos de analítico Monuv

A Monuv possui algoritmos de análise de vídeo com inteligência artificial no modelo direcionado e autônomo:

  • Direcionado: requer definições iniciais como tipo de objeto, área de interesse, horário de funcionamento e outros parâmetros que definam o que é um comportamento esperado e o que é indesejado ou anômalo.

  • Autônomo: a inteligência artificial é capaz de tomar decisões e executar tarefas sem qualquer parâmetro inicial. A IA aprende a cena monitorada e classifica baseada em suas próprias análises e avaliações de situações.

Aplicação de analítico Monuv

Quanto à aplicação dos analíticos, o catálogo do VMS Monuv é dividido em 3 categorias:

  1. Segurança preventiva: analíticos que geram alertas que permitam a identificação de ameaças de segurança antes da ocorrência concreta visando impedir a conclusão de uma potencial ameaça.

  2. Segurança investigativa: analíticos que consultam dados históricos para análise forense de uma ocorrência visando mais rapidez, agilidade e precisão no entendimento dos fatos, causas e pessoas envolvidas.

  3. Gestão e negócios: analíticos que geram alertas e dados históricos visando maior eficiência, qualidade operacional, prevenção de perdas, alavancagem de negócios, dentre outros.

Se compararmos os analíticos em nuvem com as soluções embarcadas, a versão em nuvem possui diversos benefícios, como:

  • Processamento 100% em nuvem dispensando equipamento com tecnologia embarcada ou VMS, reduzindo drasticamente o custo inicial do projeto.

  • Ativação online permitindo ligar e desligar sem custo de troca de equipamentos ou de deslocamento.

  • Aumento do tempo de vida do equipamento com constante evolução da tecnologia "as a service", ou seja, sem a troca ou atualização do equipamento.

  • Possibilidade de iniciar uma operação de central de monitoramento sem qualquer investimento em servidores, profissionais de TI ou licenças de software de alarme, CMS ou VMS.

  • Redução de falsos eventos em relação ao monitoramento por sensores, o que aumenta a eficiência operacional e reduz custos.

Monitoramento por inteligência artificial vs alarme tradicional

O monitoramento por analíticos de vídeo pode substituir ou complementar um sistema de alarme tradicional, oferecendo recursos mais avançados de detecção e verificação de intrusões, reduzindo os falsos alarmes e aumentando a confiabilidade do sistema, bem como integrando-se com outros dispositivos de segurança para oferecer uma solução mais completa.

A Monuv possui uma página de Central inteligente que permite realizar a gestão de ocorrências, de forma análoga à operação de um software de central de monitoramento de alarmes.

A plataforma também oferece a integração com outros softwares e hardwares, permitindo concentrar todas as ocorrências de segurança em uma única plataforma. Seja usando a Monuv como o software que centraliza toda gestão, ou levando os eventos gerados pelos analíticos da Monuv para outra plataforma.

Requisitos para ativação de analíticos em nuvem

O VMS em nuvem da Monuv permite a ativação de analíticos de vídeo sem a necessidade de adicionar qualquer hardware ao local.

Qualquer equipamento conectado ao software Monuv é capaz de adicionar uma camada de inteligência artificial. Portanto, o requisito técnico mais importante é a conexão do equipamento ao VMS em nuvem.

Requisitos que garantam o enquadramento e nitidez da imagem adequados podem ser adicionados dependendo do tipo de analítico e da acurácia desejada. Desta forma, tais requisitos devem determinados em etapa de projeto para garantir a performance e resultados esperados.

Requisitos recomendados da câmera

  • Resolução recomendada de 480p, mas o ideal é 720p ou acima

  • Taxa de frames mínima de 6 fps

  • Taxa de bit mínimo de 512 kbps

  • Conexão com internet estável

  • Sugerimos não utilizar câmeras com lente que distorça imagem (grande angular, fisheye, etc) para os analíticos em geral. E para o analítico Anomal.ia, esse tipo de dispositivo é incompatível com essa inteligência, pois contamina a geração do perfil

Catálogo de analíticos em nuvem Monuv

A Monuv possui um catálogo de analíticos em constante evolução devido a existência de uma equipe especializada dedicada para o desenvolvimento de recursos de inteligência artificial.

A eventual ausência de um recurso de analítico não impede que a Monuv seja considerada como software de monitoramento uma vez que temos os recursos para treinamento de modelos customizados, conforme a necessidade do projeto. Consulte nossa equipe sobre demandas especiais.

A Monuv possui 7 analíticos-base:

Um analítico-base pode derivar em inúmeros produtos de analíticos de vídeo, pois cada analítico pode ser configurado para atender diversos cenários através da configuração de diferentes gatilhos (gatilho é a condição ou regra que define quando um evento será gerado).

Analíticos direcionados

Diferente dos analíticos autônomos, os analíticos direcionados requerem definições iniciais para identificar o que são eventos esperados e anômalos. A configuração de um analítico direcionado é dividida em 2 etapas:

  1. Configurações iniciais: área de interesse, grau de precisão e horários de detecção.

  2. Gatilhos: definição de gatilhos e destinatários das notificações de evento.

Configurações iniciais

Os passos para realizar as configurações iniciais são comuns a todos os analíticos direcionados. São eles:

1) Área de interesse ou cerca virtual

Definição da zona poligonal de interesse, permitindo excluir zonas que geram eventos indesejados.

2) Nível de precisão ou de confiança mínimo

O nível de precisão de uma leitura de análise de vídeo determina quão precisos e confiáveis devem ser as detecções. Por exemplo, um índice de precisão de 90 indica que o algoritmo de análise de vídeo deverá gerar eventos apenas quando estiver 90% certo em relação à detecção de um objeto ou evento específico.

O índice de confiança ideal pode ser ajustado de acordo com o nível de perda de ocorrências ou excesso de falsos positivos. Essa análise deve ser feita imediatamente após a ativação do analítico e pode ser ajustada ao longo do tempo.

3) Horários de detecção

Definição dos horários de funcionamento do analítico. Detecções fora do horário indicado não gerarão alertas. A Monuv permite a configuração de horários diferentes por dia, além de múltiplas faixas de horário dentro do mesmo dia. Além disso, é possível replicar a última configuração aplicada, evitando retrabalho na configuração de múltiplos analíticos.

Detecção de movimento

Analítico capaz de identificar qualquer movimentação na cena. A inteligência por trás desse analítico realiza comparações entre cada quadro do vídeo detectando a mínima alteração.

Quando ativado o gatilho de detecção de movimento é gerado um evento coma etiqueta "Detecção de movimento".

A detecção de movimento é indicada no monitoramento de ambientes controlados, onde qualquer tipo de alteração de iluminação ou movimentação em cena representem um risco em potencial. Geralmente é empregado em ambientes internos podendo até substituir os sensores de presença/movimento convencionais.

Leitura de placas de veículos (LPR)

LPR é a sigla para "Leitura Automática de Placas" (em inglês, "Automatic License Plate Recognition" ALPR), também conhecido como sistema de reconhecimento de placas. O software Monuv é capaz capturar imagens de placas de veículos parados ou em movimento, identificar seus caracteres, registrar automaticamente as informações em um banco de dados e gerar alertas a partir de gatilhos pré-configurados.

O sistema LPR é amplamente utilizado em diversas áreas, incluindo a segurança pública, controle de tráfego, gestão de estacionamentos, monitoramento de fronteiras, entre outras.

Ele permite a identificação rápida e precisa de veículos em circulação, o que pode ajudar a localizar veículos roubados, identificar veículos suspeitos e auxiliar na investigação de crimes. Além disso, o sistema pode ser integrado a outros sistemas de segurança para fornecer uma visão geral da movimentação de veículos em uma determinada área.

Dados do LPR

Cada leitura de placa irá gerar um registro na plataforma com dados adicionais além da placa lida. Esses dados são obtidos através de processamento de IA ou de cruzamento com bancos de dados externos.

Dados gerados para cada leitura

  • ID: código de identificação único da leitura.

  • Placa:

  • Leitura em: data e hora que foi realizada a leitura da placa na imagem.

  • Endereço: local de instalação da câmera que realizou a leitura.

  • Câmera: código de identificação da câmera cujo vídeo permitiu a leitura.

  • Confiança: índice de confiança da leitura. Corresponde ao grau de de precisão que o sistema possui desta leitura.

  • Cor

  • Modelo

  • Marca

  • Ano

  • Procurado por roubo/furto* (consulte disponibilidade do dado na sua região).

Evidências da leitura

  • Evidência geral: quadro com foto do veículo.

  • Evidência específica: recorte da placa.

  • Atalho para visualização do momento do vídeo em que a placa foi lida.

  • Acesso à imagem da evidência geral da leitura ampliada.

Gatilhos do Sistema LPR

Veículo de interesse

Qualquer placa listada como uma placa de alerta irá gerar um evento.

Esse gatilho é indicado para notificar a presença de clientes inadimplentes, clientes importantes, monitoramento de placas para serviços de recuperação de veículos dentre outros.

Veículo desconhecido

Qualquer placa que não faça parte da lista de placas permitidas irá gerar um evento.

Com esse gatilho é possível melhorar a gestão de ambientes com acesso controlado como condomínios e empresas em geral.

O cadastro de placas permitidas é igual ao de placas de interesse e o usuário também pode cadastrar uma placa por vez clicando no botão Adicionar placa; ou carregar um lista de placas através de um arquivo csv clicando em Enviar lista.

Veículo indesejado

São definidos os horários em que se espera a presença de veículos e qualquer leitura de placa fora desses horários permitidos irá gerar um evento.

Com esse gatilho é possível identificar potenciais invasores a espaços restritos em geral, especialmente em obras, indústrias e empresas.

Veículo suspeito

É definida uma freqüência máxima de leituras para uma câmera ou grupo de câmeras.

Caso a mesma placa seja lida mais vezes do que a regra permite será gerado um alerta. Adicionalmente é possível incluir uma lista de placas a serem ignoradas, para evitar gerar alertas de placas conhecidas como moradores de um bairro.

Essa gatilho permite identificar veículos que estejam trafegando sem motivo conhecido em um bairro, condomínio ou áreas sem controle de acesso por cancelas ou portarias; caracterizando um comportamento suspeito.

Detecção de presença

O analítico de vídeo de detecção de presença é um recurso do software que permite detectar a presença de pessoas e objetos. Quando é detectada a presença na área monitorada pela câmera, o software é capaz de acionar um alarme ou notificar o operador sobre a ocorrência.

Quando a detecção é de uma pessoa o analítico automaticamente localiza e destaca a face da pessoa detectada.

Essa tecnologia pode ser útil em diversos cenários, como monitoramento de áreas de acesso restrito, controle de fluxo de pessoas em locais públicos ou privados, entre outros.

Tipos de objeto que podem ser detectados a presença

  • Pessoa

  • Caminhão

  • Motocicleta

  • Veículo

  • Gado

Gatilhos de alerta disponíveis na detecção de presença

Aglomeração

É definida uma regra de quantidade máxima de pessoas ou objetos na cena e quando detectada a presença de um número acima do configurado é gerado um evento.

A capacidade de detectar aglomerações pode ser valioso na detecção de possíveis ameaças, brigas ou aglomeração de clientes.

Presença indesejada

São definidos os horários em que se espera a presença de pessoas ou objetos e qualquer detecção fora desses horários permitidos irá gerar um evento.

Com esse gatilho é possível identificar potenciais invasores a espaços restritos em geral.

Presença suspeita

A partir da definição do tempo de permanência permitido numa área de interesse é possível identificar pessoas ou objetos com comportamentos suspeitos.

Esse recurso é especialmente útil para monitoramento de ambientes públicos ou sem controle de acesso, como uma rua, onde é esperado que uma pessoa passe caminhando, mas seria suspeito que essa pessoa fique parada no local por mais do que alguns minutos.

Detecção de ausência

O analítico de vídeo de detecção de ausência é uma funcionalidade do software Monuv que detecta a falta de pessoas ou objetos em uma determinada área.

A detecção de ausência é muito utilizada para monitoramento de ambientes de trabalho como postos de atendimento, portarias, salas de controle, centros de operação, chão de fábrica dentre outros. De forma geral o intuito é identificar caso algum trabalhador deixe a área de trabalho gerando um relatório ou alerta automatizado.

Além disso, a detecção de ausência também pode ser utilizada para economizar energia em ambientes nos quais os detectores de presença não possuem performance adequada, como ambientes externos. Por exemplo, em uma praça ou fachada o sistema pode detectar quando não existe presença e desligar automaticamente luzes ou refletores.

Tipos de objeto que podem ser detectados a ausência:

  • Pessoa

  • Caminhão

  • Motocicleta

  • Veículo

  • Gado

Gatilhos de alerta disponíveis na detecção de ausência

Ausência indesejada

São definidos os horários em que se espera a presença de pessoas ou objetos. Não havendo detecção de presença nesse período um evento será gerado.

Com esse gatilho é possível identificar falhas operacionais em ambientes de trabalho e operações críticas.

Sub-ocupação

Além do horário em que é esperada a presença de pessoas ou objetos é definida uma quantidade mínima. Desta forma, ao ser detectado menos pessoas ou objetos do que esse mínimo será gerado um evento.

Com esse gatilho é possível identificar falhas operacionais em postos de atendimento, estações de trabalho, processos industriais dentre outros.

Contagem de pessoas e objetos com mapa de calor

O sistema analítico de contagem identifica a quantidade de pessoas e objetos em uma cena. A partir desses dados, é gerado um mapa de calor, um gráfico visual que utiliza cores para representar a intensidade da presença em diferentes áreas do espaço.

Quanto mais quente a cor, mais próximo do limite máximo da contagem para aquele espaço de tempo ou maior o tempo de permanência naquela zona.

Essa técnica permite identificar áreas de maior ou menor tráfego de pessoas, veículos e outros objetos.

Tipos de objeto que podem ser contados

  • Pessoa

  • Caminhão

  • Motocicleta

  • Veículo

  • Gado

A contagem de pessoas com mapa de calor pode ser útil em várias áreas, incluindo:

  • Varejo: Em lojas físicas, a contagem de pessoas ajuda os varejistas a entender o tráfego em diferentes áreas, identificar quais são mais populares e quais precisam de melhorias. Com essas informações, é possível otimizar o layout da loja, ajustar a oferta de produtos e melhorar a experiência do cliente.

  • Transporte: Em estações de metrô, aeroportos e terminais de ônibus, a contagem de pessoas ajuda a prever o fluxo de passageiros, identificando tendências de dias, horários ou épocas específicas. Isso pode reduzir o tempo de espera, melhorar o planejamento e garantir a segurança dos passageiros.

  • Eventos: Em eventos públicos, a contagem de pessoas ajuda a prever o número de participantes e gerenciar o fluxo, baseado nos dados coletados em cada evento. Isso evita multidões e filas excessivas, melhora a segurança e acomoda melhor as necessidades dos participantes, aprendendo com o comportamento e a disposição dos participantes.

  • Segurança Pública: A contagem de pessoas com mapa de calor é útil para evitar situações de emergência e melhorar a segurança pública. Por exemplo, ao analisar quais espaços precisam de monitoramento, entender quais localidades estão mais vazias ou identificar comportamentos de aglomeração que podem apresentar riscos. Essa ferramenta é valiosa para prevenção de eventos futuros, baseando-se no histórico de fluxo de pessoas no local público.

Relatório de contagem de pessoas e objetos com mapa de calor

Cada câmera com analítico ativado irá gerar um relatório, que pode ser consultado a qualquer momento direto na plataforma.

O relatório exibe a contagem de pessoas ou objetos de um dia, hora a hora. Ao clicar sobre uma hora específica é exibido o mapa de calor daquela hora.

Com o relatório e mapa de calor é possível analisar a gestão filas em estabelecimentos como lojas, supermercados, bancos, etc; e também em filas de veículos em "drive-thru", pedágios e outros locais de fluxo de veículos.

Anomal.ia

O Anomal.ia pertence à classe de analíticos autônomos. Ao contrário dos analíticos direcionados, que são programados para seguir instruções específicas, uma IA autônoma tem a capacidade de pensar de forma independente e tomar decisões com base em sua própria compreensão do ambiente que está monitorando. Isso é possível graças à utilização de algoritmos de aprendizado de máquina, que permitem que a IA aprenda e melhore continuamente com o tempo, tornando-se mais precisa e eficiente.

Ao ativar o Anomal.ia, o analítico ficará por 3 a 7 dias na primeira fase de aprendizagem. Nesta fase, o algoritmo irá aprender o comportamento padrão da cena monitorada, mapeando por faixa de horário os tipos de objeto, posição, velocidade, sentido, dentre outras diversas classificações.

A partir desse comportamento padrão, após a 1ª fase de aprendizagem, o analítico passa a reportar tudo que fugir ao padrão, ou seja, toda e qualquer anomalia. O Anomal.ia não se limita a identificar comportamentos suspeitos de ofensores, como a presença de armas ou facas, mas se concentra em detectar comportamentos incomuns, como um carro na calçada ou pedestres na pista, aprendendo com o padrão analisado. Basicamente, ele se baseia em três variáveis: velocidade, disposição e fluxo. A partir desse momento, o analítico estará sempre em ciclos de aprendizagem com base nos feedbacks do usuário e a partir dos dados de outras câmeras de perfil similar.

Ideal para uso em ambientes externos e imprevisíveis

O maior desafio no monitoramento de ambientes externos é sua extrema imprevisibilidade, tornando muito difícil prever todas as possíveis ameaças à segurança. Uma pessoa agachada é uma ameaça? Duas pessoas numa moto? Um carro na calçada? Cada ambiente tem uma realidade diferente, tornando o monitoramento extremamente desafiador.

O Anomal.ia foi desenvolvido para permitir o monitoramento preventivo mesmo em ambientes externos e imprevisíveis através de um algoritmo capaz de se adaptar e identificar ameaças de forma personalizada a cada ambiente monitorado.

Exemplos de eventos identificado pelo Anomal.ia

Abordagem de moto na calçada: o algoritmo analisou que este perfil de objeto (moto) estava numa posição (calçada) e velocidade (em movimento) incomum para o horário naquele ambiente. Perceba que se houvesse naquela rua um restaurante no qual entregadores trafegassem com frequência, não seria categorizado como uma anomalia, mas para a realidade desta rua não é usual uma moto ter esse comportamento.

Pessoa agachada: o algoritmo detectou que este objeto (pessoa) estava numa velocidade (parada) numa posição (agachada) e local (na rua) incomum para o local e horário.

Manobra inesperada de veículo: o algoritmo detectou que este objeto (veículo) estava num sentido (para trás em ré), numa posição (atravessado na via) e velocidade (baixa) incomuns para o local (cruzamento) e horário da via.

Veículo em baixa velocidade: o algoritmo identificou que esse objeto (veículo viatura) estava em baixa velocidade em relação à velocidade padrão dos veículos que trafegam pela via naquele horário.

Timelapse

Qualquer câmera ou DVR conectados à Monuv são capazes de gerar vídeos de timelapse.

Video timelapse é uma técnica em que um vídeo é criado a partir de uma série de fotografias tiradas em intervalos regulares de tempo. Essas fotografias são então combinadas em um vídeo acelerado, criando uma representação visual do passar do tempo em um curto espaço de tempo.

O resultado é um vídeo de alta velocidade que mostra eventos que ocorrem em um período de tempo muito mais longo do que a duração do vídeo. Por exemplo, um vídeo timelapse de uma construção pode mostrar meses de trabalho em apenas alguns minutos de vídeo.

Ao ativar o recurso são definidos os horários nos quais os quadros serão capturados. O intuito é garantir que não sejam geradas imagens em períodos de inatividade ou quando não é iluminação adequada, como acontece durante à noite em grandes obras.

Após ativado o recurso de timelapse, o software passa a salvar fotos a cada 15 minutos.

A partir dessa base de imagens o usuário pode gerar a qualquer momento vídeos de timelapse. Para gerar um novo vídeo o usuário deverá:

  1. Nomear o arquivo que será gerado

  2. Selecionar a data de início e fim. .Essa data definirá as imagens que serão utilizadas na construção do vídeo.

  3. Definir a taxa de quadros (FPS). Essa taxa define a duração de exposição de cada imagem no vídeo. Por exemplo, uma taxa de 4 fps indica que em 1 segundo serão exibidas 4 imagens. Desta forma, quanto maior o fps, mais rápida é a exposição de cada imagem e mais curto será o vídeo final.

Integradores parceiros da Monuv podem utilizar o recurso de timelapse como uma ferramenta de expansão das suas atividades nos clientes em projetos como:

  • Monitoramento de obras de construção: vídeos que mostrem o progresso da obra ao longo do tempo, o que pode ser usado como uma ferramenta de marketing para a empresa de construção.

  • Monitoramento ambiental: vídeos time-lapse podem mostrar mudanças no ambiente, como a evolução de paisagens naturais, a variação das condições climáticas e a evolução da flora e fauna.

  • Monitoramento de fluxo de pessoas e veículos: vídeos que mostrem o fluxo do tráfego em uma determinada área, permitindo que os clientes avaliem o fluxo de pessoas e veículos e planejem rotas mais eficientes.

Gestão alertas da IA

Quando um gatilho de qualquer analítico é acionado é gerado um evento na Central Inteligente. Os eventos da central podem ser acessados por qualquer usuário com permissão de acesso à conta integrador.

Também é possível enviar notificações para usuários selecionados. A seleção dos usuários é feita na aba Usuários de alerta da página de configuração do analítico:

O usuário selecionado receberá os alertas pelos seguintes canais:

Email: o usuário receberá uma mensagem na sua caixa de entrada com a imagem da evidência-chave, o link para o streaming e informações gerais da câmera vinculada ao evento.

Notificação aplicativo: caso o usuário tenha instalado e iniciado uma sessão no aplicativo, receberá uma notificação (push notification) e um som de sirene será tocado. Ao clicar sobre essa notificação o aplicativo será aberto exibindo o vídeo no momento da ocorrência do evento.

Notificação acesso por navegador: Caso o usuário esteja logado na plataforma no momento da ativação do gatilho, será gerada uma notificação flutuante no canto inferior direito da página junto com um som de sirene. O usuário poderá fechar ou acessar a página com os detalhes e vídeo do evento.

Também é possível enviar o registro do evento para outros sistemas (clique aqui para ver detalhes deste recurso). A Monuv possui integração nativa com os seguintes softwares:

  • Moni

  • Sigma Cloud

  • Sigma Desktop

Além destes, é possível integrar qualquer software à Monuv usando nossos webhooks ou API (consulte aqui nossa documentação de API).

Cidades Inteligentes

Com a utilização do VMS Monuv é possível criar uma rede de vigilância inteligente tornando as cidades mais inteligentes e seguras.

Redes Colaborativas Monuv para garantir a densidade necessária de câmeras

Um gargalo relevante da criação de cidades inteligentes é o custo de implantar câmeras de vigilância em um grande número de pontos na cidade. Não é realista a expectativa de que o poder público conseguirá popular com câmeras todos os pontos relevantes da cidade.

O VMS Monuv endereça essa questão através da capacidade de conectar qualquer dispositivo à plataforma. Desta forma é possível integrar câmeras privadas em uma grande Rede de Segurança Colaborativa, na qual cidadãos (PF pu PJ) conectam suas câmeras ao VMS em nuvem que poderá ser acessado pelos órgãos de segurança competentes.

Segurança colaborativa é, portanto, um conceito de segurança que se baseia na participação ativa da comunidade e na colaboração entre diferentes atores incluindo a polícia, organizações da sociedade civil, empresas de segurança e cidadãos para solucionar problemas de segurança e promover um ambiente seguro.

A tecnologia em nuvem garante a escala desse conceito por permitir de forma ilimitada o acesso simultâneo às imagens das câmeras sem qualquer impacto em infraestrutura de rede, hardware e software.

Veja aqui como configurar uma rede de segurança colaborativa na Monuv.

Analíticos de inteligência artificial para otimizar investigação e criar modelo de segurança preventiva

Uma vez endereçada a questão de densidade de câmeras, passamos a ter acesso a um grande universo de dados para análise de ocorrências.

Os analíticos de vídeo com inteligência artificial são grandes aliados, permitindo identificar de forma mais rápida e precisa o trecho de vídeo relevante a uma investigação.

Além disso, os analíticos Monuv de Detecção de presença suspeita, LPR e Anomal.ia são capazes de identificar potenciais ameaças à segurança, permitindo às forças de segurança antecipar sua ação, trazendo maior eficiência operacional e redução de crimes.

Integração do software Monuv com outros dispositivos além de câmeras e DVRs

Com a Monuv, é possível expandir as funcionalidades da plataforma integrando uma ampla gama de dispositivos, indo além das câmeras e DVRs. Através do uso de dispositivos acionadores, clientes com contas PRO podem criar automações avançadas. Essa configuração exige um plano avançado no app eWelink, que habilita o uso do acionador com a Monuv.

Qualquer dispositivo IoT com suporte a Webhook, permite que a Monuv acione automaticamente outros equipamentos com base em gatilhos configurados na plataforma. Essa flexibilidade amplia as possibilidades de automação, desde que os dispositivos sejam compatíveis com Webhook.

A escolha do equipamento acionado dependerá dos objetivos específicos da automação. Abaixo, destacamos alguns exemplos de dispositivos que podem ser controlados via integração com dispositivos IoT com Monuv:

  • Lâmpadas e refletores: acionar uma luz quando uma pessoa é detectada pelo analítico Monuv. Se o objetivo é economizar energia, pode-se programar o desligamento de equipamentos quando não há ninguém em um determinado ambiente.

  • Portas e portões eletrônicos: programar a abertura ou fechamento de portas automaticamente quando uma pessoa ou veículo é detectado na câmera.

  • Sirenes e alarmes: uma sirene pode ser acionada automaticamente quando uma movimentação suspeita é detectada.

  • Cercas elétricas: em casos de detecção de potencial invasão, é possível acionar automaticamente as cercas elétricas.

  • Controle de temperatura: é possível programar o dispositivo para acionar o controle de temperatura automaticamente quando uma movimentação é detectada em uma área específica, como uma sala de reunião ou uma sala de servidores. Dispositivos como ventiladores, ar-condicionado, aquecedores e outros podem ser controlados automaticamente, economizando energia.

  • Interfone: ativar o interfone automaticamente quando uma movimentação é detectada, permitindo alguém possa se comunicar com a pessoa que está do lado de fora.

  • Cortinas e persianas: é possível acionar automaticamente as cortinas e persianas para aumentar a privacidade e segurança da propriedade quando uma movimentação é detectada.

  • Tomadas: qualquer equipamento eletrônico pode ser acionado através do uso de um acionar dispositivo IoT.

Como funciona integração com dispositivos IoT

A acionamento de um dispositivo IoT é feito a partir de um webhook. Um webhook é uma técnica de integração entre sistemas que permite que um sistema envie automaticamente informações em tempo real para outro sistema, sem que seja necessário que o segundo sistema faça uma consulta ou verifique periodicamente se há novas informações disponíveis.

Assim, basta configurar o dispositivo IoT para ser acionado a partir de um dos possíveis gatilhos na Monuv:

  • Automaticamente através de um evento gerado a partir de um analítico de IA.

  • Por um usuário, através do botão de alerta disponível na tela do player (acesso por navegador e também no aplicativo móvel).

  • Automaticamente através de uma variação no status da câmera (offline/online).

Acesse esse manual para aprender a configurar a integração com dispositivos IoT na Monuv.

Segurança da informação

A Monuv foi desenvolvida seguindo as melhores práticas de compliance e segurança da informação tendo sido homologada e testada por equipes técnicas terceiras.

Com relação à segurança de software e prevenção de ataques às aplicações, a Monuv trata e implementa soluções que garantem a proteção do sistema contra os principais ataques de roubo e indisponibilidade de dados. Os pontos de prevenção a ataques tratados nas aplicações da Monuv são:

Infraestrutura externa

  • Serviços administrativos não expostos para a Internet

  • Informações técnicas sensíveis não presente nos cabeçalhos de resposta HTTP

  • Prevenção a Stored Cross-site Scripting – XSS

  • Mecanismos de autorização e limitação de acesso a dados de acordo com perfil de usuários

  • Aplicação web com prevenção a ataques Cross-site Request Forgery (XSRF)

  • Prevenção de roubo de sessão web

  • Prevenção de utilização de sessões simultâneas

Banco de Dados

  • Separação de usuários de aplicações e administração de banco de dados

  • Política de segurança de senhas robustas

  • Ausência de usuários com hostnames coringa

  • Desabilitada a criação automática de usuários

  • Sistema de armazenamento de logs

  • Utilização de links simbólicos

  • Replicação da base de dados em outra região de datacenter

Trilha de auditoria

  • Registro de logs das principais operações do sistema em servidores apartados dos servidores de aplicações - evitando o acesso a esses logs a partir do acesso aos servidores e garantindo a imutabilidade das informações registradas nos logs.

Central de dados e nuvem

Com relação a datacenter e serviços de Cloud Computing, a Monuv utiliza servidores Amazon por ser reconhecidamente um dos melhores serviços disponíveis em níveis mundiais. Destacamos abaixo as principais características. Contudo a política completa de segurança pode ser encontrada no documento AWS Security Whitepaper.

Características data center Amazon EC2

Energia

  • Os sistemas de alimentação elétrica dos centros de dados são concebidos para serem totalmente redundantes 24 horas por dia sete dias por semana;

  • Fonte de alimentação ininterrupta (UPS). Em caso de falha elétrica os centros de dados possuem geradores capazes de devolver energia à toda a instalação.

Disponibilidade

  • Os centros de dados são construídos em clusters em várias regiões globais. Em caso de falha, os processos automatizados movem o tráfego de dados do cliente para fora da área afetada;

  • Os aplicativos principais são implantados em uma configuração N + 1, de modo que, no caso de uma falha no data center, há capacidade suficiente para permitir que o tráfego seja equilibrado de carga para os sites restantes;

  • Conectividade de rede com SLA mínimo de 99,95%.

Características da gravação de dados S3 Amazon

  • Gravação feita com 2 réplicas redundantes para evitar a perda de dados;

  • Disponibilidade respaldada pelo Acordo de Nível de Serviço do Amazon S3;

  • Projetado para fornecer 99,99% de durabilidade e 99,99% de disponibilidade de objetos em um determinado ano. Este nível de durabilidade corresponde a uma média de perda anual esperada de 0,01% de objetos;

  • Projetado para sustentar a perda de dados em uma única instalação.

Segurança de vídeos

  • Vídeos transmitidos em camada criptografada e segura, utilizando o protocolo SSL/TLS juntamente com chave de certificado SHA-256 e criptografia RSA;

  • Acesso aos vídeos protegidos por token de segurança que utiliza criptografia SHA-256.

Certificações de Segurança

Abaixo são listadas algumas certificações de segurança com as quais a plataforma está em conformidade:

O software Monuv e a LGPD

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma legislação brasileira (lei Federal 13.709) que tem como objetivo proteger os dados pessoais dos cidadãos e regular o seu tratamento por empresas e organizações.

O software Monuv atende plenamente os requisitos exigidos pela LGPD.

  1. Consentimento: todo usuário deve aceitar nosso termos de uso e política de privacidade, que garante o cumprimento deste requisito.

  2. Segurança: a Monuv adota medidas de segurança para proteger os dados pessoais dos usuários contra acesso não autorizado, perda, alteração ou destruição. Isso inclui a implementação de criptografia, controle de acesso e a adoção de políticas de segurança da informação.

  3. Direitos do usuário: A LGPD garante uma série de direitos aos usuários, como o direito de acessar seus dados, corrigi-los, excluir ou limitar seu tratamento. O software Monuv permite que os usuários exerçam esses direitos de forma simples e eficiente.

  4. Transferência de dados: todos os softwares para os quais os dados dos usuários são trafegados estão detalhados em nossa política de privacidade, garantindo completo cumprimento da lei.

LGPD e monitoramento de espaços públicos

De acordo com a LGPD, o interesse legítimo pode ser uma base legal para o tratamento de dados pessoais, incluindo o uso de câmeras para monitorar espaços públicos. O interesse legítimo é um dos fundamentos legais previstos na lei, juntamente com o consentimento do indivíduo ou o cumprimento de uma obrigação legal, entre outros.

No caso do monitoramento por câmeras em espaços públicos, algumas considerações devem ser levadas em conta:

  1. Proporcionalidade: O monitoramento por câmeras deve ser necessário e proporcional à finalidade legítima que se pretende alcançar. Isso significa que a vigilância por câmeras deve ser justificada por um interesse legítimo específico. A segurança pública, prevenção de crimes e proteção de propriedade são finalidades legítimas.

  2. Transparência: A existência das câmeras e o propósito do monitoramento devem ser devidamente informados aos indivíduos afetados. Sinalizações claras e visíveis devem ser colocadas para notificar as pessoas de que estão sendo monitoradas por câmeras.

  3. Limitação de dados: O monitoramento por câmeras deve ser limitado ao mínimo necessário para alcançar o objetivo legítimo estabelecido. As imagens capturadas devem ser utilizadas exclusivamente para essa finalidade específica e não podem ser retidas por mais tempo do que o necessário.

  4. Segurança dos dados: Deve-se garantir a segurança adequada das imagens capturadas pelas câmeras, protegendo-as contra acesso não autorizado e garantindo sua integridade e confidencialidade. O uso de uma software em nuvem garante o pleno cumprimento desse requisito.

  5. Direitos dos indivíduos: Os indivíduos têm o direito de acessar as imagens capturadas pelas câmeras, desde que não prejudique direitos de terceiros. Além disso, eles têm o direito de solicitar correção ou exclusão das imagens, se necessário.

O software Monuv atende plenamente os requisitos impostos pela LGPD, garantindo a proteção adequada dos dados pessoais e proporcionando conformidade e segurança para seus usuários.

Topologia do software Monuv

A topologia de um software permite entender a maneira como os componentes do sistema estão organizados e se comunicam uns com os outros. É uma representação da estrutura do software e das conexões entre seus diferentes elementos.

Hierarquia de visualização de dados

A Monuv é um software com uma arquitetura robusta composta por diversas estruturas de dados. Existem 4 tipos de dado cujo entendimento dos conceitos e de como se relacionam é essencial para a boa utilização do software:

  1. Streaming de vídeo: fluxo de vídeo obtido através de uma câmera ou DVR

  2. Cliente: cadastro do cliente final, proprietário do equipamento na ponta. Pode ser uma empresa ou pessoa física.

  3. Integrador: empresa que presta serviços de segurança e utiliza o software como ferramenta na prestação desses serviços.

  4. Usuário: pessoa que acessa o sistema através de credenciais de acesso (email e senha).

A partir da ilustração é possível perceber como essas estruturas de dados se relacionam:

  1. Um streaming de vídeo pertence a um único cadastro de cliente.

  2. Um cadastro de cliente, pode ter vários streamings de vídeo.

  3. Um cliente pertence a um único integrador.

  4. Um integrador pode ter diversos clientes.

  5. Um usuário pertence a uma única conta, seja de cliente ou integrador.

  6. Uma conta (cliente ou integrador) pode ter diversos usuários.

Com relação à permissão de visibilidade de dados de cada usuário, a Monuv utiliza o modelo de árvore de hierarquia de dados.

No exemplo acima vemos que um integrador, possui 3 clientes vinculados à sua conta. Esse usuário integrador irá visualizar, portanto, os dados e streamings de câmera de todos esses clientes vinculados à sua conta.

Os usuários de cada cliente, por sua vez, visualizarão apenas as câmeras vinculadas diretamente à sua conta.

Desta forma, um usuário terá acesso a todos os dados a partir e abaixo do seu nível, mas nunca acima. Isso ajuda a garantir que usuários acessem apenas os dados pertinentes às suas funções de trabalho, protegendo a segurança e a privacidade dos dados do sistema.

Lista de funcionalidades e recursos da plataforma web

A Monuv é um software em nuvem e, portanto, não requer a instalação de qualquer componente na máquina do usuário. O acesso é feito através de qualquer navegador de internet como Google Chrome.

Visão geral da navegação na plataforma

A interface do software é composta de 4 elementos-chave:

  • Barra superior com menus gerais e atalho para o catálogo de produtos.

  • Barra lateral com menu de itens relacionados à gestão de câmeras no VMS.

  • Botões flutuantes para acesso à base de conhecimento, abertura de chamados e novidades.

  • Área central com o conteúdo da página sendo navegada.

Dica: os textos em destaque neste documento são clicáveis e levam até a seção que detalha o funcionamento do recurso.

Barra superior

A barra superior está sempre visível e contém um menu que permite a navegação para diferentes áreas do sistema. As opções exibidas podem variar de acordo as permissões de acesso de cada usuário.

Menu principal

Atalhos da barra superior

  • Recursos PRO: acesso a área de configuração e de recursos exclusivos da conta PRO.

  • Produtos: acesso ao catálogo de produtos da plataforma Monuv para consulta e contratação de novos recursos.

  • Câmeras offline: exibição do número de câmeras desconectadas de todos os clientes vinculados à conta com atalho para navegação da lista dessas câmeras para análise e correção.

Menu do usuário

Ao clicar no seu nome o usuário tem acesso a um menu da sua conta com as opções:

  • Minha conta: acesso às informações cadastrais do usuário logado.

  • Troca de senha: atalho para atualização de senha do usuário logado.

  • Dados da empresa: acesso às informações da conta PJ a qual o usuário está vinculado.

  • Termos de uso: acesso aos termos de uso do software

  • Política de privacidade acesso à política de privacidade do software.

  • Botão de pânico: acesso às configurações pessoais do botão de pânicos e registros históricos.

  • Configuração de alertas: acesso às preferências pessoais de recebimento de alertas do sistema.

Menu lateral VMS

O menu lateral está sempre visível e permite a rápida navegação para recursos vinculados a operação do VMS em nuvem. As opções podem variar conforme as permissões de cada usuário.

  • Mosaico de câmeras: acesso aos recursos de visualização de múltiplas imagens de câmeras.

  • Adicionar câmera: atalho para cadastro de novas câmeras.

  • Administrar câmeras: acesso à página de gestão de câmeras conectadas.

  • Mapa de câmeras: acesso à página de visualização de câmeras em um mapa interativo.

  • Compartilhar câmera: atalho para compartilhamento de câmeras com terceiros.

  • Grupos de câmeras: acesso à gestão de grupos de permissão de câmeras.

  • Download de vídeos: acesso à biblioteca de trechos de vídeos.

  • Integrações de sistemas: aceso à página de cadastro de integrações de sistemas, permite ao usuário cadastrar integrações com os sistemas Moni, Sigma desktop, Sigma Cloud e Webhooks.

  • Central inteligente: acesso à gestão de todos os eventos gerados e recebidos pela plataforma, desde eventos de analíticos até acionamentos de botão de pânico da plataforma.

Botões flutuantes

Os botões flutuantes estão localizados na parte inferior direita da página e também estão sempre visíveis. A visualização pode variar dependendo do perfil de acesso e permissões do usuário na plataforma.

  • Central de atendimento e suporte: atalho para comunicação, abertura de chamados e consulta à base de conhecimento. Clientes finais vinculados a um integrador não possuem acesso ao suporte da Monuv. Neste caso o sistema exibe os dados de contato do integrador com atalho para comunicação por WhatsApp.

  • Monuvidades: informações sobre atualizações do software, coleta de feedbacks e roadmap da Monuv.

Detalhamento por página, recurso ou funcionalidade do software

Painel de controle

Nesta tela o usuário possui um panorama geral da sua conta de forma interativa, pois as informações são clicáveis e levam o usuário para a página de detalhamento ou gestão relativo ao dado apresentado. As informações podem variar de acordo com o perfil e status da conta na plataforma.

Player de vídeo

O player é o mecanismo pelo qual o usuário acessa as imagens das câmeras conectadas ao software Monuv. Além de permitir o visualização do vídeo ao vivo, o player possui uma série de recursos que permitem ao usuário interagir com as imagens armazenadas da plataforma.

Controles e informações da parte superior do player

  • Visualização do nome, ID e endereço da câmera

  • Botão de alerta de comportamento suspeito na imagem.

  • Atalho de edição das configurações do streaming.

  • Atalho de compartilhamento da câmera.

  • Atalho para favoritar câmeras.

Controles e informações da parte inferior do player

  • Botão tocar/pausar (play/pause).

  • Informação da data e hora sendo visualizada no momento.

  • Linha do tempo com indicação visual de momentos com vídeo disponível (azul quando há vídeo e preto quando não há). A navegação na linha do tempo é feita através do sistema clica a arrasta e o feedback ao usuário é imediato assim que o cursor é posicionado ao longo da linha (similar ao comportamento da linha do tempo de um vídeo do Youtube).

  • Botão "ver ao vivo" para mudar da visualização de uma gravação para o vídeo em tempo real.

  • Calendário para seleção do dia que será carregado na linha do tempo. O calendário destaca visualmente os dias que possuem gravação para evitar a seleção de datas sem conteúdo, facilitando a pesquisa de vídeos pelo usuário.

  • Relógio para selecionar hora do dia carregado na linha do tempo.

  • Controle de velocidade de reprodução do vídeo gravado: 0,5x, 1x, 1,5x, 2x, 4x, 8x ou 16x

  • Escala da linha do tempo para definir o nível de sensibilidade da navegação: 24h, 1h, 10min. Quanto menor o tempo mais espaço cada minuto representa na linha tempo.

  • Atalho para navegação entre intervalos da linha do tempo. Por exemplo, se a escala estiver definida para 24h, ao clicar na seta para a esquerda (<) será carregado o dia anterior e na seta para a direita (>) o dia posterior

  • Botão habilitar/desabilitar áudio.

  • Menu de ajuste de velocidade de visualização de vídeos gravados (0.5x, 1x, 2x, 4x, 8x e 16x), localizada na parte inferior do player.

  • Busca por miniaturas que mostram um cenário de uma hora através de 60 miniaturas, 1 por minuto, facilitando a busca por eventos no histórico de vídeo.

  • Atalho para salvar trechos de vídeos. Esse trecho ficará salvo na biblioteca da plataforma por 6 meses e a qualquer momento pode ser baixado na máquina do usuário para consulta por tempo indeterminado.

  • Controles digitais PTZ (pan, tilt e zoom), permitindo aproximar ou afastar e navegar verticalmente ou horizontalmente na imagem.

  • Botão tela-cheia, que oculta todos os controles exibindo apenas o vídeo em tela cheia.

Opções e informações da parte lateral direita do player

  • 1a aba: lista de câmeras do mesmo cliente. Ao clicar sobre outra câmera, o vídeo dela será carregado no player.

  • 2a aba: miniaturas hora a hora. Ao clicar sobre uma miniatura o vídeo será carregado no primeiro minuto daquela hora.

  • 3a aba: eventos da câmera .Caso haja algum evento relacionado a este streaming, ao clicar na evidência do evento o vídeo daquele momento será carregado na tela do player.

Mosaico de câmeras

Mosaico de câmeras é uma visualização múltipla de imagens de câmeras, permitindo que o usuário visualize múltiplas câmeras em tempo real em uma única tela, agrupando-as em um layout definido. Essa visualização é útil para monitorar diferentes áreas simultaneamente, permitindo que o operador tenha uma visão ampla do ambiente monitorado.

O mosaico de câmeras pode ser configurado de diversas maneiras, de acordo com as necessidades de cada ambiente e o número de câmeras que precisam ser analisadas.

Menu superior do mosaico

  • Mosaicos salvos: alterna entre mosaicos previamente salvos pelo usuário.

  • Botão Recarregar mosaico: recarrega as câmeras selecionadas para o mosaico.

  • Configuração do mosaico atual: salvar, salvar como e excluir mosaico salvo.

  • Controles de calendário e hora: escolha de data e hora a ser exibida em todos os vídeos selecionados no mosaico. A visualização padrão é ao vivo.

  • Botão ao vivo: exibe os vídeos ao vivo de todas as câmeras do mosaico selecionado.

  • Tela cheia: oculta todos os controles e menus, exibindo apenas o mosaico de câmeras.

  • Rotacionar: habilita/desabilita a rotação de mosaicos. Com a opção rotação ativada, todos os mosaicos salvos serão exibidos de forma alternada em um intervalo de tempo configurado pelo usuário.

  • Configurações adicionais: personalização do número de quadros que compõe o mosaico (1, 2, 4, 9, 16 ou 36) e do intervalo de tempo entre mosaicos salvos na rotação (15seg, 30seg, 1min e 2min).

Menu lateral direito do mosaico

  • Filtro de clientes: possibilidade de localizar a lista de câmeras de interesse selecionando o cliente vinculado à câmera.

  • Filtro de grupos: possibilidade de localiza a lista de câmeras de interesse selecionando um grupo do qual a câmera faz parte.

  • Pesquisa de câmera: possibilidade de localizar a câmera de interesse pesquisando pelo nome da câmera.

  • Lista de câmeras: listagem de todas as câmeras (ou conforme filtros aplicados) vinculadas à conta do usuário. Além da miniatura, nome e ID da câmera é exibida uma marcação caso a câmera esteja offline. É a partir dessa lista que são escolhidas as câmeras que compõe o mosaico. Para adicionar uma câmera a um quadro do mosaico basta clicar sobre a câmera na lista, manter pressionado e soltar sobre o quadro desejado.

Opções exibidas em cada câmera/quadro do mosaico

  • ID e nome da câmera no sistema

  • Remover câmera: ao clicar sobre o ícone x a câmera é removida daquele quadro.

  • Exibir player da câmera: abre o player completa daquela câmera.

Ao passar o mouse sobre o quadro são exibidas 3 opções adicionais:

  • Iniciar/pausar (play/pause) do vídeo.

  • Ligar/desligar áudio da câmera.

  • Ao vivo: alterar o vídeo exibido para o momento atual.

Adicionar câmeras

A tela de cadastro de novas câmeras é onde o usuário administrador conecta o streaming de uma câmera IP ou um canal de DVR ao VMS Monuv.

Tipo de câmera

Seleção de tipo de câmera que será conectada.

  • Câmera com armazenamento: conexão de streaming de vídeo vinculado a um cliente dentro da plataforma e com consumo do plano da conta.

  • Teste de conexão: conexão gratuita de streaming para teste.

Dados do cliente e dispositivo

Informações sobre o cliente, equipamento, local e definição do plano de armazenamento do streaming.

  • Cliente: seleção do cliente final a qual pertence à câmera.

  • Nome da câmera: nome pelo qual a câmera será identificada na plataforma.

  • Resolução: qualidade da imagem que será enviada pelo streaming. Importante saber que a seleção de resolução não altera a configuração da câmera, sendo apenas um dado informativo para definição do valor do plano de armazenamento em nuvem.

  • Dias: tempo de armazenamento em nuvem desejado para o streaming.

  • Endereço: local onde está localizado o equipamento. Pode ser digitado no campo ou selecionado no mapa.

  • Tipo do local de instalação, área e tipo de equipamento: Dados sobre o local e equipamento para aprimorar as sugestões de configurações e recursos do streaming.

Tipo de conexão

Seleção de um dos 3 protocolos de conexão disponíveis:

  • RTSP

  • RTMP

  • P2P

Dados de conexão RTSP

  • Fabricante: seleção da marca do equipamento que será conectado ao VMS.

  • Modelo: seleção do modelo de equipamento que será conectado ao VMS.

  • DDNS ou IP fixo: endereço lógico pelo qual o VMS se conectará ao streaming.

  • Porta RTSP: número da porta RTSP configurada para acesso do VMS.

  • Usuário e senha: credenciais de acesso ao painel de controle do equipamento

  • Stream: seleção do stream primário ou secundário do dispositivo.

  • Canal: caso seja um DVR neste campo será indicado o número do canal a ser conectado.

Dados de conexão P2P

  • Número serial e senha: credenciais P2P normalmente encontradas no verso do equipamento, manual ou embalagem.

  • Stream: seleção do stream primário ou secundário do dispositivo.

  • Canal: caso seja um DVR neste campo será indicado o número do canal a ser conectado.

Dados de Conexão RTMP

Na conexão RTMP a Monuv irá gerar um link que deverá ser informado no painel de configuração do equipamento. Neste link está um manual desta configuração no equipamento.

Administrar câmeras

A página de administração de câmeras apresenta uma lista de todas as câmeras que o usuário possui acesso. Caso tenha as permissões necessárias, poderá editar as configurações de câmeras, adicionar e remover conexões.

Barra lateral esquerda: filtros gerais

Os filtros gerais permitem ao usuário localizar rapidamente as conexões desejadas. É possível aplicar os seguintes filtros:

  • ID, nome, url: pesquisa parcialmente por qualquer um desses parâmetros da câmera.

  • Tipo de câmeras: contratadas ou de teste.

  • Grupo de câmeras: lista de grupos existentes na conta.

  • Cliente: lista de clientes vinculados a uma conta com acesso integrador.

  • Situação: ativas, removidas ou todas.

  • Tipo de conexão: RTSP, RTMP ou P2P.

  • Resolução acima do contratado: conexões enviando imagens em resolução acima do plano selecionado no cadastro do streaming.

  • Erro de gravação: conexões online, mas com falha no envio de vídeo.

  • Inteligências: conexões com inteligências ativadas.

  • Timelapse: conexões com timelapse ativado.

Filtro superior de status da conexão

O filtro de status permite localizar rapidamente conexões com problemas, facilitando a gestão pelo administrador.

Lista de conexões

A lista é apresentada em uma tabela com 6 colunas. A maioria das informações permite a interação do usuário que, ao clicar, navega até o detalhamento daquele dado.

Coluna #

Captura de imagem do vídeo do câmera para facilitar a identificação

Coluna câmera

  • Nome da câmera: nome informado no cadastro. Ao clicar o usuário navega até a página de cadastro da conexão.

  • Editar: Ao clicar o usuário navega até a página de cadastro da conexão.

  • Ícone player: ao clicar o player desta conexão é exibido.

  • Ícone comentários: permite a consulta e adição de comentários do usuário. Facilita quando mais de um usuário faz a gestão da lista de câmeras.

  • Ícone reconexão: atalho para comando de reconexão do streaming.

  • ID da conexão: ID único de identificação da conexão no sistema.

Coluna status

  • Status de conexão atual.

  • Data de entrada no status atual.

  • Data da primeira vez que a conexão ficou online.

  • Data do primeiro cadastro dos dados da conexão.

Coluna plano

  • Linha 1: plano selecionado no cadastro da câmera e bitrate esperado para este plano.

  • Ícone P ou S: informa se o streaming selecionado no cadastro é o primário (P) ou secundário (s).

  • Linha 2: resolução, taxa de quadros (FPS) e bitrate recebido pelo sistema.

Havendo divergência entre o plano selecionado e recebido pelo sistema, o usuário será notificado para que faça o ajuste na configuração do streaming ou alteração do plano. Caso o usuário não ajuste o plano será automaticamente atualizado conforme os dados recebidos pelo sistema.

Coluna cliente

Informa o nome do cliente o qual a conexão está vinculada. Ao clicar o usuário navega até a página de cadastro do cliente.

Coluna ações

  • Duplicar câmera: cria um novo cadastro de conexão copiando os dados deste registro.

  • Compartilhar: atalho para compartilhamento da conexão.

  • Remover câmera: remove a conexão e apaga qualquer histórico de vídeos armazenados. É uma ação irreversível.

Mapa de câmeras

A partir do endereço informado no cadastro de cada conexão, a Monuv apresenta a visualização de todas as câmeras conectadas ao VMS de forma interativa. Ao aproximar ou afasta (zoom in/out) o usuário navega entre escalas de visão global, nacional, estadual, municipal, bairro, etc. Assim como todos os dados do sistema, cada usuário irá visualizar as conexões conforme suas permissões de acesso.

As conexões são agrupadas conforme a quantidade de conexões na região, representadas por um círculo azul indicando a quantidade de câmeras. Ao clicar nesse agrupamento, o mapa realiza um zoom automático naquele ponto do mapa.

Cada câmera é identificada com um ícone que indicará o status da câmera, sendo verde online e vermelho offline.

Ao clicar sobre o ícone é exibida uma janela com um resumo das informações da conexão. Havendo mais de uma câmera no mesmo endereço, o sistema irá exibir diversos ícones de conexão.

Clicando sobre o nome ou imagem da conexão na janela de resumo, o player de vídeo completo é exibido.

Compartilhar câmeras

Na página de compartilhamento é possível gerenciar os compartilhamentos existentes ou criar novos compartilhamentos.

Através deste recurso o usuário pode compartilhar uma câmera ou um grupo de câmeras com outra pessoa. O compartilhamento pode ser feito com:

  • Usuários previamente cadastrados na plataforma Monuv.

  • Usuários sem cadastro na plataforma. Neste caso receberão um convite de acesso por email com link para registro de usuário e senha.

  • City Câmeras SP. O usuário deverá ter realizado previamente o registro no programa City Câmeras.

Os compartilhamentos podem ser vitalícios ou por um período de tempo determinado.

Barra lateral esquerda: filtros

Os filtros permitem ao usuário localizar rapidamente os compartilhamentos desejados. É possível aplicar os seguintes filtros:

  • Cliente: lista de clientes vinculados a uma conta com acesso integrador.

  • Câmera: nome da conexão.

  • Grupo de câmeras: lista de grupos existentes na conta.

  • Tipo de compartilhamento: com usuário ou com City Câmeras.

Tabela de compartilhamentos

  • Tipo: usuário ou City Câmeras.

  • Câmera/Grupo: Nome da conexão e do grupo, caso faça parte de um grupo.

  • Cliente: nome do cliente vinculado à conexão.

  • Email: e-mail do usuário convidado para o compartilhamento.

  • Data início: data de início da validade do compartilhamento.

  • Data fim: vencimento da validade do compartilhamento. Se em branco o compartilhamento é vitalício.

  • Criado em: data de criação do compartilhamento.

  • Editar: acesso às configurações do compartilhamento.

  • Encerrar: finaliza o compartilhamento.

Novo compartilhamento

Ao clicar no botão Criar compartilhamento uma janela de configurações é exibida.

  • Compartilhar com: usuário ou City Câmeras

  • Tipo de compartilhamento: câmera ou grupo

  • Câmera/Grupo: câmera ou grupo que será compartilhado.

  • Email do usuário: email da pessoa que será convidada.

  • Data início: data de início da validade do compartilhamento.

  • Data fim: data de encerramento automático do compartilhamento.

Grupo de câmeras

O grupo de câmeras permite a organização das conexões de forma a facilitar a localização e consulta dentro do sistema. Além disso, os grupos possuem recursos avançados de compartilhamento, permitindo a criação de grupos públicos para acesso via link ou QR Code em uma página aberta na internet, sem a necessidade dos visitantes acessarem o ambiente do sistema ou aplicativo.

Barra lateral: filtros

Os filtros permitem ao usuário localizar rapidamente o grupo desejado. É possível aplicar os seguintes filtros:

  • Nome do grupo ou ID

  • Cliente: lista de clientes vinculados a uma conta com acesso integrador.

  • Usuário: nome ou email de usuário membro de um grupo.

Tabela de grupos

  • ID: ID único de identificação no sistema

  • Nome do grupo: nome definido no cadastro do grupo.

  • Compartilhar: atalho para compartilhamento do grupo.

  • De: nome do cliente e integrador vinculado ao grupo.

  • Público: informa se o grupo é público ou privado.

  • Usuários: quantidade de usuários membros do grupo.

  • Câmeras: quantidade de câmeras que compõe o grupo.

  • Remover: atalho para remoção irreversível do grupo.

Cadastrar grupo

O cadastro de um novo grupo é feito em etapas conforme descrito abaixo:

Dados gerais

  • Cliente: a partir da escolha do cliente serão definidas as câmeras que poderão ser selecionadas para compor o grupo.

  • Nome do grupo

  • Grupo público: um grupo público poderá ser acessado por qualquer pessoa através de link na internet. Um grupo privado poderá ser acessado apenas por usuários selecionados no ambiente do sistema ou aplicativo.

Após salvar as informações gerais novas opções são habilitadas:

  • Tipo de url dinâmica: caso seja um grupo público existe a opção de ativar uma url dinâmica. Se ativada, o link e código QR do grupo serão atualizados automaticamente diariamente às 00h. Desta forma, uma pessoa não consegue usar o mesmo link por tempo indefinido.

  • URL de acesso - Visualização em mapa: link para o acesso da página pública na opção de mapa

  • Url de acesso - Visualização em lista: ink para o acesso da página pública na opção de lista

  • Ver QR Code: ao clicar neste botão, o sistema exibe o código QR do link correspondente que poderá ser salvo e compartilhado.

Aba câmeras

Seleção de câmeras que compõe o grupo. A caixa do lado esquerdo apresenta todas as câmeras do cliente selecionado, e a do lado direito as câmeras do grupo. Clique sobre o nome da câmera e use as setas para mover entre as caixas.

Aba usuários

Seleção de usuários que compõe o grupo. A caixa do lado esquerdo apresenta todos os usuários do cliente selecionado, e a do lado direito os usuários membros do grupo. Clique sobre o nome do usuário e use as setas para mover entre as caixas.

Ao adicionar um usuário a um grupo, este usuário passa acessar apenas as câmeras de grupos aos quais ele faz parte.

Aba compartilhamentos

Permite gerenciar os compartilhamentos existentes ou criar um novo compartilhamento.

Aba Configuração de horários

A configuração de horários determina se as imagens das câmeras do grupo poderão ser acessadas a qualquer horário ou apenas em períodos determinados.

A Monuv permite a configuração de horários diferentes por dia além de múltiplas faixas de horário dentro do mesmo dia.

Download de vídeos

A página de download de vídeos concentra os resultado de todas as solicitações de download do usuário, além de permitir gerar novos downloads de trechos de vídeos.

Os arquivos gerados a partir das solicitações de download de trechos ficam disponíveis nesta página por 6 meses. Caso haja a necessidade de guardar o trecho de vídeo por mais tempo é recomendado salvar o arquivo na máquina do usuário.

Barra lateral esquerda: filtros

  • Câmera: conexão da qual foi gerada a solicitação de download..

  • Data de criação: data da solicitação de download.

  • Criado por: meu usuário ou todos os usuários da minha conta.

Tabela de dados

  • #ID: identificador único da solicitação no sistema.

  • Nome / Câmera: nome escolhido durante a solicitação, nome e ID da câmera, botão de visualização do vídeo no navegador, botão de download do vídeo, data e hora do processamento da solicitação.

  • Criado em: data da solicitação e dados do usuário que fez a solicitação.

  • Disponível até: data limite para consulta do vídeo no sistema. Após essa data o arquivo será removido.

  • Detalhes: mensagens e códigos de erro, caso ocorra falha no processamento da solicitação.

  • Remover: solicitação de remoção definitiva do arquivo.

Nova solicitação de download

Botão "Novo vídeo" no canto superior direito para solicitação de novo download de trecho de vídeo.

  • Câmera: indicação da câmera da qual o trecho de vídeo será selecionado.

  • Descrição: identificador do arquivo que será gerado.

  • Início data: data e hora inicial do recorte de trecho de vídeo.

  • Fim data: data e hora final do recorte de trecho de vídeo.

Integrações de sistemas

A página de integrações de sistemas permite ao usuário cadastrar integrações com os sistemas:

  • Moni

  • Sigma cloud

  • Sigma desktop

Também é possível realizar a configuração de integrações através de webhooks. Webhook é um mecanismo que permite que um software receba dados de outros software de forma automática e em tempo real.

Ele funciona como um gancho (hook) que é acionado quando um evento específico ocorre, enviando uma mensagem com os detalhes desse evento para outro software. É, portanto, uma forma simples e eficiente de integrar eventos da Monuv com outros sistemas, sem a necessidade de verificação constante por parte do sistema receptor.

Gatilhos e dados de integrações

O envio de dados para o sistema destino pode ser acionado a partir de diferentes gatilhos na Monuv. Cada gatilho envia um conjunto de dados diferente para o software de destino.

Gatilho

Tipo de acionamento

Dados enviados

Novo evento a partir do acionamento de um gatilho de analítico de inteligência artificial.

Automático

  • Nome da câmera na Monuv.

  • Endereço da câmera na Monuv.

  • ID da câmera na Monuv.

  • ID externo da câmera (definido na configuração da integração).

  • Data e hora do evento (yyyy-mm-dd hh:mm:ss).

  • Nome do gatilho na Monuv.

  • ID externo do gatilho (definido na configuração da integração).

Variação no status da câmera, de online para offline e vice-versa.

Automático

  • Nome da câmera na Monuv.

  • Endereço da câmera na Monuv.

  • ID da câmera na Monuv.

  • Status da câmera na Monuv.

  • ID externo da câmera (definido na configuração da integração).

  • Data e hora do evento (yyyy-mm-dd hh:mm:ss).

  • Nome do gatilho na Monuv.

  • ID externo do gatilho (definido na configuração da integração).

Acionamento do botão de alerta na tela do player.

Usuário

  • Nome da câmera na Monuv.

  • Endereço da câmera na Monuv.

  • ID da câmera na Monuv.

  • ID externo da câmera (definido na configuração da integração).

  • Data e hora do evento (yyyy-mm-dd hh:mm:ss).

  • Nome do gatilho na Monuv: alerta na câmera

  • ID externo do gatilho (definido na configuração da integração).

  • ID do usuário na Monuv.

  • ID externo do usuário (definido na configuração da integração).

Acionamento do botão de pânico do aplicativo.

Usuário

  • Nome da câmera na Monuv.

  • Endereço da câmera na Monuv.

  • ID da câmera na Monuv.

  • ID externo da câmera (definido na configuração da integração).

  • Data e hora do evento (yyyy-mm-dd hh:mm:ss).

  • Nome do gatilho na Monuv: botão de pânico

  • ID externo do gatilho (definido na configuração da integração).

  • ID do usuário na Monuv.

  • ID externo do usuário (definido na configuração da integração).

  • Localização do usuário (requer habilitação de permissões no aplicativo).

Integrações customizadas

Através da nossa API é possível realizar a integração de recursos como: cadastro de câmeras, cadastro de clientes, bloqueio de usuários, dentro outros. Para isso é necessário solicitar um projeto de integração para nosso time de suporte através do email suporte@monuv.com.br. O projeto de integração estará sujeito a análise de viabilidade e prioridade no roadmap da empresa.

Configuração de integração

A configuração de uma integração é feita em etapas, cada aba a seguir possui sua importância para o funcionamento da integração. Assim, se atente na configuração de cada uma, para as integrações com Moni, Sigma cloud e Sigma desktop, o preenchimento das abas Sistemas, Clientes, Câmeras e Eventos é obrigatório. Para integrações utilizando webhooks, apenas as abas Sistemas e Eventos são obrigatórias. As demais abas podem ser cadastradas caso seja de interesse do usuário.

Etapa 1 - Sistemas

Escolha o sistema com o qual a Monuv será integrado e preencha as informações necessárias para cada tipo de integração.

Sistema Moni

  • Descrição: nome personalizado para identificar a integração na listagem da Monuv.

  • IP e porta de acesso: informações que devem ser obtidas através do suporte do software Moni.

  • Usuário e senha de acesso: suas credenciais de acesso ao software Moni.

Sistema Sigma Cloud

  • Descrição: nome personalizado para identificar a integração na listagem da Monuv.

  • Token de autenticação: essa informação deve ser obtida através do suporte do software Sigma Cloud.

Sistema Sigma Desktop

  • Descrição: nome personalizado para identificar a integração na listagem da Monuv.

  • IP e porta de acesso: informações que devem ser obtidas através do suporte do software Sigma Desktop.

Sistema Webhook

  • Descrição: nome personalizado para identificar a integração na listagem da Monuv.

  • URL do webhook: URL de destino para onde os dados dos eventos serão enviados, sendo o link no seu sistema que receberá as informações.

  • Método HTTP: escolha do método de requisição no protocolo de comunicação HTTP, podendo ser definido como POST, GET, PUT ou PATCH. Como padrão, pode ser usado o método POST.

  • Token de autenticação: token que pode ser adicionado no envio das informações, caso seja necessário algum tipo de verificação de credencial, esse campo não é obrigatório e pode ser mantido em branco.

Etapa 2 - Clientes

Ao vincular os registros de clientes entre os sistemas, um cliente Monuv será corretamente vinculado ao cliente no correspondente sistema de destino, após o preenchimento exato das informações requisitadas. Sendo necessário utilizar os mesmos IDs do seu sistema de destino, para, dessa forma, os sistemas se comunicarem corretamente.

Para cada cliente que desejar que haja o tráfego de informações da Monuv para o sistema destino, você deverá repetir essa configuração.

  • Sistema: lista de sistemas configurados. O nome exibido é o que foi configurado no campo descrição da etapa anterior.

  • Cliente: lista de clientes cadastrados na Monuv.

  • ID externo, partição e empresa: dados do software de destino. As opções podem variar de acordo com cada sistema, consulte o suporte para garantir o correto preenchimento destes dados.

Etapa 3 - Câmeras

Ao vincular os registros de câmeras entre os sistemas, uma câmera na Monuv será corretamente vinculada à câmera no correspondente sistema de destino, após o preenchimento exato do ID externo requisitado. Sendo necessário utilizar o mesmo ID do seu sistema de destino, para, dessa forma, os sistemas se comunicarem corretamente.

Para cada câmera que desejar que haja o tráfego de informações da Monuv para o sistema destino, você deverá repetir essa configuração.

Etapa 4 - Usuários

Ao vincular os registros de usuários entre os sistemas, um usuário na Monuv será corretamente vinculada ao usuário no correspondente sistema de destino, após o preenchimento exato do ID externo requisitado. Sendo necessário utilizar o mesmo ID do seu sistema de destino, para, dessa forma, os sistemas se comunicarem corretamente.

Para cada usuário que desejar que haja o tráfego de informações da Monuv para o sistema destino, você deverá repetir essa configuração.

Etapa 5 - Eventos

Na etapa de eventos será criada a correspondência entre cada tipo de evento que é gerado pela Monuv e a identificação desse evento no sistema de destino, considerando o ID externo fornecido. Isso garante que o usuário identifique e classifique corretamente as ocorrências na interface do software de destino, preenchendo corretamente o campo de ID requisitado.

Para cada evento que se deseja cadastrar, é preciso efetivar o mesmo processo de adição na integração.

  • Sistema: opções de sistemas configurados na etapa 1.

  • Tipo de evento: tipos de eventos e gatilhos disponíveis na Monuv

    • Analíticos

    • Alerta na câmera

    • Botão de pânico

    • Alteração de status de câmera

  • ID externo: ID da categoria do evento no sistema de destino. Consulte o suporte do sistema de destino para obter este dado.

  • Protocolo do evento: protocolo de comunicação no envio das informações. Consulte o suporte do sistema de destino para obter este dado (obrigatório somente na integração com Sigma Desktop).

    • 4x2

    • Contact ID

    • SIA

    • Modem LLA2

Após realizar todos os passos a configuração está pronta para ser testada. Conte com o suporte da Monuv para te orientar e apoiar neste processo. Uma vez validada a configuração da integração os dados irão trafegar de forma automática.

Central inteligente

A central inteligente concentra o registro de todos os eventos gerados pelo software Monuv, desde eventos acionados por usuários até aqueles gerados automaticamente por acionamento de gatilhos dos analíticos de IA.

O objetivo da central inteligente é que operador do sistema não precise navegar em diversas telas para analisar uma ocorrência ou realizar uma investigação no VMS.

Barra lateral esquerda: filtros

  • Câmera: seleção de câmera. Ao escolher uma câmera, apenas eventos vinculados a essa câmera serão listados.

  • Cliente: seleção de cliente. Ao escolher um cliente, apenas eventos vinculados a essa conta serão listados.

  • Status: status de tratamento do evento: pendente, em andamento, concluído ou cancelado.

  • Data início e fim: período de ocorrência do evento..

  • Botões de atalhos de filtro de dias: filtro rápido dos últimos 3, 7 ou 15 dias.

Filtros superiores

Os botões da parte superior da tela filtram a lista de eventos por origem.

  • Todos: todos os eventos

  • Detecção presença/ausência: apenas eventos gerados por gatilhos dos analíticos de detecção de presença ou ausência.

  • Anomalia: apenas eventos gerados por gatilhos do analítico Anomal.ia.

  • Movimento: apenas eventos gerados por gatilhos do analítico de detecção de movimento.

  • LPR (alertas): apenas eventos gerados por gatilhos dos analíticos de LPR, como placas dentro de uma lista de alertas, fora de uma lista de placas permitidas ou veículos procurados.

  • Alerta câmera: apenas eventos gerados por usuários que acionaram o botão de alerta de comportamento suspeito na imagem.

  • Pânico: apenas eventos gerados por usuários que acionaram o botão de pânico no aplicativo.

Tabela de dados e gestão de status

  • Coluna 1: imagem com quadro-chave do evento. Ao clicar na imagem o usuário navega até a página de detalhes do evento.

  • Câmera / Cliente: dados da câmera ou cliente cujo evento está vinculado.

  • Evento: gatilho do evento, data e hora da notificação, id de identificação no sistema. Ao posicionar o cursor sobre a data é exibido o email do usuário que gerou o evento.

  • Status: indica o status de tratamento do evento pelo operador do sistema.

  • Alterar status: permite alteração do status pelo operador.

    • Pendente: evento não analisado.

    • Em andamento: análise ou procedimentos em andamento..

    • Concluído: análise e procedimentos concluídos.

    • Cancelado: evento indevido por qualquer razão.

Botão atualização automática

Com esta opção habilitada a página será atualizada a cada minuto, garantindo que a lista de ocorrências esteja sempre atualizada.

Página de detalhes do evento

Para analisar um evento o usuário pode acessar uma página com detalhes daquela ocorrência.

Lateral esquerda

  • Imagem evidência do evento: imagem com destaque em vermelho do objeto que ativou o gatilho do evento.

  • Tipo de analítico que gerou o evento.

  • Data e hora do acionamento do gatilho do analítico.

  • Botão de atalho "Ver evento" que carrega no player ao lado o vídeo no momento do evento.

  • Lista de outros eventos da mesma câmera no dia.

Aba Vídeo do evento

Player completo para visualização do evento, rápida navegação na linha do tempo do vídeo e acesso às imagens ao vivo.

Aba Logs de notificação

Registro de usuários que receberam a notificação do evento.

  • Enviado para: email do usuário.

  • Tipo de notificação: canal de entrega da notificação (email, notificação web ou no aplicativo).

  • Enviado em: data e hora de envio da notificação.

Aba Logs de status

Registro de todas as alterações de status do evento.

  • Usuário: usuário que fez a alteração de status.

  • Tipo status: status para o qual o registro foi alterado.

  • Enviado em: data da alteração.

  • Comentários: comentários que o usuário fez no momento da alteração.

CRM - Usuários

A página de usuários exibe uma lista completa de todos os usuários de clientes abaixo da conta do integrador, ou usuários da própria conta integrador. A visualização dos dados varia conforme as permissões de acesso e perfil do usuário.

Barra lateral: pesquisa

Pesquisa por nome ou email do usuário cadastrado.

Tabela de dados

  • Contador do total de registros listados.

  • ID: código identificador do usuário no sistema.

  • Nome: Nome e email do usuário. Ao clicar sobre o nome a página de detalhes do cadastro do usuário é exibida.

  • Perfil de acesso: perfil do usuário (integrador ou cliente) e nome da conta organização da qual ele faz parte. Ao clicar sobre o nome da conta a página de detalhes da conta é exibida.

  • Cadastro: data de cadastro do usuário.

  • Último acesso: data do último acesso do usuário ao sistema, seja acesso via navegador ou aplicativo. Ao clicar sobre ícone desta coluna é exibido todo histórico de acessos do usuário.

  • Excluído: caso seja um usuário removido do sistema, é exibida a data de remoção.

  • Ações: bloquear ou remover usuário. O bloqueio do usuário impede o acesso ao sistema e pode ser revertido a qualquer momento. A exclusão é definitiva e não pode ser revertida, sendo necessário um novo cadastro.

CRM - Bloqueio de usuários

A página de bloqueio de usuários dá ao administrador a possibilidade de impedir o usuário de fazer acesso ao sistema. Esse recurso é especialmente útil para integradores que possuem problemas de inadimplência.

Barra lateral: pesquisa

  • Cliente: usuários vinculados a conta do cliente selecionado.

  • Usuário: nome ou email de um único usuário.

  • Status: status atual do usuário (bloqueados/desbloqueados)

Tabela de dados

  • Contador do total de registros listados.

  • Cliente: nome e código identificador da conta cliente a qual o usuário pertence.

  • Usuário: Nome, código identificador e email do usuário.

  • Status: Ativo (desbloqueado) e Bloqueado.

  • Status em: data de última atualização de status e email do usuário administrador que realizou a última alteração. Se o usuário nunca tiver sido bloqueado nenhuma informação é exibida nesta coluna.

  • Motivo bloqueio: razão pela qual o usuário foi bloqueado.

  • Histórico: atalho para acesso ao histórico de bloqueios/desbloqueios do usuário que exibe a ação, data da alteração, usuário administrador que realizou a ação e motivo.

  • Ação: opções de bloqueio para o usuário

    • Bloquear usuário: bloqueia o usuário selecionado.

    • Bloquear todos os usuários do cliente: bloqueia todos os usuários que estejam vinculados à mesma conta do usuário selecionado.

      Em ambos os casos uma janela de confirmação e seleção do motivo é exibida.

CRM - Clientes

A página de clientes permite ao usuário integrador consultar, editar e cadastrar novos clientes na plataforma. O cadastro de um cliente não requer o cadastro de câmeras na conta desse cliente e pode ser feito a qualquer momento. Isso permite a organização do cadastro de clientes através da plataforma.

Barra lateral: filtros

  • ID, nome ou CPF/CNPJ: pesquisa por dados do cliente. Podem ser informados dados completos ou incompletos Por exemplo, uma pesquisa com o termo "123" irá retornar qualquer cliente que tenha esse termo em qualquer parte do nome, CNPJ ou código do sistema.

  • ID: código identificador do cliente no sistema.

  • Nome fantasia

    • Nome da conta no cadastro: ao clicar exibe a página de detalhes do cadastro.

    • Ícone: ao clicar exibe visualização resumida dos dados do registro

    • Quantidade de usuários cadastrados na conta: ao clicar exibe a página de usuários da conta.

    • Quantidade de câmeras cadastradas na conta: ao clicar exibe a página de administração de câmeras filtrando as conexões da conta.

  • Cadastro em: data de cadastro da conta no sistema.

  • Telefone

  • Ações: atalho para edição do cadastro do cliente.

  • Excluir: exclui o conta cliente e todos os usuários de forma irreversível.

Página de detalhes do cliente

Ao clicar no nome da conta ou no atalho de edição é exibida a página de detalhes do cliente. Essa é a mesma página de cadastro que é exibida ao clicar no botão Cadastrar cliente.

Aba Dados cadastrais

  • Dados cadastrais

    • Nome fantasia: nome da empresa ou da conta.

    • CPF/CNPJ: documento de identificação do cliente. Através desse dado o sistema impede que o mesmo cliente tenha mais de um cadastro.

    • Telefone de contato: telefone principal da conta.

    • Segmento: categoria de segmento / área de atuação do cliente.

  • Endereço: informações do endereço principal da conta.

  • Informações adicionais:

    • Exibir botão de pânico no app: habilita a exibição do botão de pânico no aplicativo para os usuários do cliente.

    • Receber eventos de pânico na conta: seleção do usuário da conta do integrador que recebe os eventos de pânico gerados pelos usuários do cliente.

    • Cliente recebe alertas de status de câmeras: se habilitado, os usuários do cliente que tenham perfil admin recebem as notificações de mudança no status de conexão das câmeras (online/offline).

    • Desabilitar a visualização de gravações: se habilitado, os usuários do cliente que tenham perfil comum terão acesso apenas às imagens ao vivo da câmera e não poderão navegar na linha do tempo do vídeo ou recuperar gravações.

    • Habilitar edição/visualização da lista LPR Blacklist: se habilitado, os usuários do cliente que tenham perfil admin poderão gerenciar as placas que geram alertas a partir de uma leitura de LPR.

    • Habilitar registro de usuário através de link: se habilitado, permite que clientes de auto registrem através de um link, sem a necessidade de um integrador administrador realizar o cadastro.

  • Comentários: anotações gerais da conta.

Relatórios - Leads (site)

A Monuv oferece aos seus parceiros integradores uma página (website) para que possam capturar potenciais clientes (leads) através da internet. Veja um exemplo dessa página neste link ou abaixo:

O formulário de contato desse site direciona a mensagem do cliente em potencial para o WhatsApp do integrador, mas para facilitar a gestão oferecemos na plataforma um relatório com todos os registros capturados a partir desse formulário.

Barra lateral: pesquisa

Pesquisa de registro pelo nome ou email preenchido no formulário.

Tabela de dados

  • Nome/Email: nome e email do lead.

  • Telefone.

  • Data cadastro: data de preenchimento do formulário de contato.

  • Comentário: mensagem preenchida no formulário.

Relatórios - Dashboard de status de câmeras

O relatório de status de câmeras é um dashboard em tempo real dos status de conexão de todas as câmeras de forma visual e organizada. As informações são clicáveis e levam o usuário até a página de administração de câmeras filtrando apenas as conexões correspondentes.

  • Resumo por status: quantidade de câmeras por status e total

  • Cliente

  • Offline: quantidade de câmeras no status offline.

  • Erro permanente: quantidade de câmeras no status erro permanente.

  • Online: quantidade de câmeras no status online.

  • Offline a: tempo médio em que as câmeras offline estão neste status.

  • Atualização automática: se ativado a página atualizará automaticamente as informações exibidas.

Relatórios - Logs de acessos de usuários

A página de logs de acessos de usuários exibe todos os acesso que cada usuário fez ao sistema, seja via navegador ou aplicativo. É um importante recurso para controle e gestão do uso do sistema.

Barra lateral: filtros

  • Cliente: usuários vinculados a conta do cliente selecionado.

  • Usuário: nome ou email de um único usuário.

  • Data de início e fim: intervalo de tempo que será consultado.

Tabela de dados

  • Contador do total de registros listados e data selecionada na pesquisa.

  • Usuário: nome completo no cadastro do usuário.

  • Email

  • Data e hora: data e hora do acesso.

  • IP de origem: ip do dispositivo pelo qual foi realizado o acesso.

  • Dispositivo: browser (navegador de internet) ou mobile (aplicativo de celular)

  • Detalhes: sistema operacional e dados do dispositivo pelo qual foi realizado o acesso.

Relatórios - Compartilhamentos

O relatório de compartilhamento exibe de forma unificada todos os compartilhamentos ativos permitindo maior controle e gestão de quem possui permissão de acesso às imagens das câmeras conectadas.

Barra lateral: filtros

  • Cliente: seleção de compartilhamentos de um único cliente.

  • Mês e ano: data do compartilhamento.

Tabela de dados

  • Câmera/Grupo: nome da câmera ou do grupo que foi compartilhado.

  • Cliente: conta vinculada à câmera conectada ou grupo.

  • Compartilhado com: email do usuário com quem foi compartilhado.

  • Início e fim: data de início e fim da validade do compartilhamento, caso seja um compartilhamento temporário.

Financeiro - Produtos e preços

A página de produtos e preços exibe o catálogo de recursos pagos que podem ser contratados por usuários do perfil integrador. O catálogo de produtos é dividido em 4 categorias:

  • Inteligência artificial: recursos de analítico de vídeo que pode ser adicionados à cada conexão.

  • Pacote promocional: um pacote é composto por um grupo de licenças de um ou mais serviços. Os pacotes oferecem valores mais atrativos pelo compromisso com um volume de licenças. Ou seja, ao contratar 10 licenças para armazenamento HD 7 dias terá um valor unitário mais baixo do que contratar 1 licença unitária.

  • Conexões unitárias: Diferente dos pacotes promocionais, uma licença unitária não precisa de contratação prévia. Basta configurar a conexão do streaming na Monuv de forma que essa conexão fique ONLINE pelo menos uma vez. A

  • Utilidades: recursos adicionais relacionados ao uso e acesso da plataforma.

Em cada aba é exibido um card para cada produto ou serviço que pode ser contratado. Ao clicar sobre uma opção é exibida uma página de detalhes do analítico, com informações gerais, botão de contratação e atalho para falar com um especialista via chat na plataforma.

Aba Inteligência artificial

Catálogo de analíticos disponíveis para contratação. As opções e valores podem sofrer alterações ao longo do tempo.

Aba Pacote promocional

Catálogo de pacotes promocionais de conexão de câmeras disponíveis para contratação no momento. As opções podem variar conforme as promoções vigentes. É possível aplicar filtros para localizar rapidamente a configuração desejada.

Aba Conexão unitária VMS (antigo câmeras avulsas)

Nesta página o usuário pode consultar a tabela de preços de cada plano de conexão de câmera ao VMS. Os valores são por conexão, ou seja, por câmera ip ou canal de DVR. É possível aplicar filtros para localizar rapidamente a configuração desejada.

Diferente dos pacotes promocionais e analíticos, a conexão unitária não requer o pagamento prévio, deste forma, ao clicar no botão de contratação o usuário será direcionado para o cadastro do streaming na plataforma.

Aba utilidades

A aba utilidades exibe os produtos e serviços adicionais da plataforma:

  • P2P: licença unitária que permite a conexão através do protocolo P2P.

  • Integração com 3ºs: habilita a possibilidade de ativar integrações com outros sistemas e consumir a API da Monuv.

  • Monitoramento 1.0: desativa a pausa automática após inatividade na exibição do vídeo no player e mosaico.

Financeiro - Consumo da minha conta

A página de consumo da minha conta permite entender a composição da fatura de cada mês da conta integrador.

  • Resumo da fatura: Valor total por tipo de produto.

  • Câmeras avulsas: Quantidade e valor cobrado por plano de conexão de VMS, contratado na modalidade unitária/avulsa.

  • Pacotes contratados: Quantidade, valor unitário e valor total de cada pacote promocional contratado.

  • Câmeras de pacotes: listagem das câmeras que estão consumindo licenças de pacotes promocionais.

Financeiro - Pagamentos e faturas

A página de pagamentos e faturas exibe todos histórico das transações financeiras da conta com a Monuv. Nela é possível gerenciar a forma de pagamento da conta, consultar histórico de faturas, faturas pendentes e notas fiscais. Para acessar cada área clique sobre os itens coloridos da lateral direita da tela.

Faturas a vencer / pendentes

Exibe as faturas pendentes de pagamento (futuras ou em atraso) da conta. Ao clicar sobre a linha da fatura o boleto correspondente é aberto numa nova aba.

Forma de pagamento

Exibe a forma de pagamento atual e permite alterar a preferência da conta.

Histórico de cobranças

Exibe todas as faturas pagas no histórico da conta com a Monuv.

Notas fiscais

Exibe a listagem de todas as notas fiscais referente ao histórico de cobranças da conta. Ao clicar sobre "Veja a nota aqui" é exibida a nota fiscal em uma nova aba.

Inteligências - Câmeras com inteligência

A página de Câmeras com inteligência dá uma visão geral do status de configuração de cada analítico ativado na conta. Desta forma o usuário pode gerenciar facilmente suas licenças e garantir que todas tenham a configuração completa.

Barra lateral: Filtro

  • Id ou nome: ID ou nome da câmera.

  • Inteligências: categorias de inteligência.

  • Horário definido: status da definição de horário (requisito fundamental para o funcionamento do analítico).

Tabela de dados

Ao clicar sobre os textos com hyperlink o usuário navega até a página de configuração do analítico.

  • Câmera:

    • Nome e ID da câmera.

    • Nome e ID do cliente.

  • Inteligência: categoria do analítico.

  • Ativa: status da ativação.

  • Horário: número de dias com horários configurados.

  • Usuários: número de usuários configurados para o recebimento de alertas.

  • Área: status da configuração da área de interesse. Ícone "check" indica que a área foi configurada.

  • Precisão: nível de precisão configurado.

Cidades inteligentes - Segurança colaborativa

A página de Segurança colaborativa permite a criação e gestão de redes colaborativas na plataforma.

Barra lateral: Filtros

Pesquisa pelo noma da rede colaborativa cadastrada.

Tabela de dados

Lista de redes colaborativas cadastradas

  • ID: código identificador da rede.

  • Nome da rede.

  • Chat: status da habilitação do chat na rede.

  • Câmeras: número de conexões de câmeras vinculadas à rede.

  • Membros: número de usuários com permissão de acesso à rede.

  • Remover: remove apagando todos os dados da rede do sistema.

Cadastro de uma rede colaborativa

O cadastro de uma rede de segurança colaborativa é feito por etapas.

Etapa 1 - Dados da rede

Dados e configurações gerais da rede.

  • Nome da rede: nome personalizado para identificação na rede no sistema.

  • Rede possui acesso ao chat: se habilitado, os usuários da rede poderão trocar mensagens através de um chat dentro do aplicativo.

  • Enviar alerta na câmera para usuários da rede: se habilitado, quando um usuário acionar o botão de alerta numa câmera vinculada à rede, todos os membros da rede colaborativa receberão uma notificação.

  • Enviar alerta LPR para usuários da rede: se habilitado, quando um gatilho de LPR for ativado numa câmera vinculada à rede, todos os membros da rede colaborativa receberão uma notificação.

  • Somente clientes proprietários têm acesso à gravações: se habilitado, ao acessar as imagens das câmeras da rede o usuário membro irá visualizar apenas imagens a vivo das câmeras que não forem de sua propriedade.

Etapa 2 - Câmeras que formam a rede

Seleção das câmeras que farão parte da rede colaborativa. Como a rede colaborativa permite o compartilhamento de câmeras entre diferentes clientes, todas as câmeras vinculadas à conta do integrador administrador são listadas e podem ser selecionadas.

Caixas de seleção

Clique sobre o nome do item desejado e sobre a seta única para mover entre as caixas. Clicando sobre as setas duplas, todos os itens são movidos entre as caixas.

  • Itens disponíveis: lista de conexões de câmera que podem ser vinculadas à rede.

  • Itens selecionados: lista de conexões de câmera vinculadas à rede.

Etapa 3 - Membros com acesso à rede

Seleção das contas de cliente que farão parte da rede colaborativa. Todos os clientes vinculados à conta do integrador administrador são listadas e podem ser selecionados. Ao selecionar um cliente, todos os usuários dessa conta terá acesso às câmeras da rede.

Etapa 4 - Usuários com acesso bloqueado

O recurso de bloqueio de acesso é opcional para os casos em seja necessário impedir o acesso às câmeras da rede por um ou mais usuários de clientes vinculados à rede. Este recurso costuma ser especialmente útil para remover o acesso de um morador de condomínio que não aderiu a rede, ou membros inadimplentes.

Dúvidas e mais informações

Agradecemos pela leitura desta descrição abrangente dos recursos e funcionalidades da Monuv. Esperamos que tenha encontrado todas as informações necessárias para entender como a Monuv pode atender às suas necessidades.

No entanto, se você tiver alguma dúvida adicional, ou se desejar obter mais informações sobre como a Monuv pode atender às especificidades do seu negócio, não hesite em entrar em contato conosco.

Estamos disponíveis para ajudar através dos seguintes canais de contato:

Será um prazer esclarecer qualquer dúvida e fornecer as informações adicionais necessárias para ajudá-lo a tomar uma decisão sobre o uso da Monuv no seu projeto.

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