A inteligência de leitura de placas de veículos da Monuv pode ser aplicada em uma grande variedade de equipamentos, pois o algoritmo roda do lado do software.
Mas para uma boa performance é essencial conhecer os requisitos de posicionamento, enquadramento e iluminação. Confira isso e mais no nosso guia disponível clicando aqui.
Acessando os registros de LPR na Monuv
Após ativado o LPR, você notará que na lista de câmeras o dispositivo apresentará um botão "LPR". Ao clicar nesse botão você chegará na página com os registros de leituras feitas naquela câmera.
Outra forma de acessar os registros ou leituras do LPR é através do menu superior Inteligências > LPR.
Ao acessar a página você poderá filtrar a câmera e período desejado para obter a lista de leituras feitas pela inteligência.
Quando for feita uma leitura de placa, quais informações terei acesso e por quanto tempo?
Quando o sistema faz uma leitura de placa você terá acesso às seguintes informações por até 6 meses:
Id da câmera que realizou a leitura
Data e horário da leitura
Placa lida
Índice de confiança da leitura
Cor do veículo
Recorte de imagem com fotografia da placa lida
Quadro (frame) do vídeo no qual foi feita a captura
A cor do veículo é determinada diretamente pela inteligência, analisando a imagem da câmera, assim sendo, qualquer fator que influencie a imagem, irá impactar no resultado da cor identificada pela IA. Se nenhuma cor for identificada, o campo do resultado aparecerá vazio.
Além disso você poderá acessar o minuto do vídeo em que foi realizada a leitura desde que ainda esteja no prazo do armazenamento da imagem. Por exemplo se o plano da câmera for de 7 dias, você poderá dentro deste período conferir o vídeo do momento da leitura.
Para acessar a evidência em vídeo acesse a opção "Central Inteligente" no menu lateral esquerdo.
Localize o evento desejado e clique no ícone da lupa.
Você acessará uma tela com o player do vídeo assim como vários atalhos para navegar entre todas as leituras daquela mesma câmera.
Como pesquisar se uma placa foi lida pelo LPR?
Acesse a tela de Leituras de placas pelo menu superior Inteligências > LPR e pesquise a placa desejada no filtro lateral esquerdo.
Caso a pesquisa não traga resultados, verifique se você selecionou corretamente a data de início e fim no filtro.
Se ainda assim não obtiver resultados, filtre a data e hora estimada da passagem do veículo e verifique as leituras de placas disponíveis. Pode ter havido uma leitura equivocada, por exemplo EVI6811 invés de EVI6E11. Assim, busque usando trechos parciais da placa, como pesquisando por EVI, por exemplo. Dessa forma, aumenta suas chances de encontrar a placa desejada. Ou seja, mesmo com fragmentos de placas, é possível realizar a busca no seu LPR.
Como definir placas específicas para envio de alertas?
A Monuv possui a funcionalidade "Placas de alerta" que permite que você carregue uma lista personalizada de placas e toda vez que for feita a leitura de uma placa da lista será enviado uma notificação. Essa notificação também será gerada quando placas semelhantes forem identificadas.
Como configuração inicial, são consideradas placas semelhantes toda leitura que possa divergir em até dois caracteres, considerando que os outros 5 caracteres permaneçam nas mesmas posições, por exemplo: Uma placa cadastrada na lista de alertas é a ABC-0102. Caso uma placa seja registrada como ABC-8182, a inteligência entende como uma placa semelhante e gera o alerta. Além disso, também é possível parametrizar o alerta parcial para ser acionado com 6 caracteres ou, se o usuário preferir, até desabilitar essa função, ou seja, só serão gerados eventos de placas de alerta se os 7 caracteres forem iguais aos da placa cadastrada.
Esse recurso pode ser utilizado para alertas placas indesejadas ou placas de interesse, como de clientes VIP, por exemplo.
O alerta será enviado para a plataforma Web e por push notification no app aos usuários Admin do parceiro ou da rede colaborativa em que a câmera estiver vinculada (caso essa função esteja ativa nas configurações da rede de segurança colaborativa).
Acesse a tela de Leituras de placas pelo menu superior Inteligências > Leitura de placas e navegue até a guia Placas de alerta. Depois de baixar o modelo de planilha e preencher com os seus dados, faça o upload para atualizar sua lista de placas de alerta.
Como configurar o alerta de placas parciais
Para configurar o alerta de placas parciais é simples, basta acessar a sua página de LPR e clicar na aba Placas de alerta. Em seguida, clique na opção Configurar alerta.
Ao clicar nessa configuração, será apresentada uma janela em que você poderá parametrizar o alerta de placas parciais como preferir. Como padrão, o alerta já estará configurado para 5 caracteres, contudo, você possui a liberdade de escolher a melhor configuração para o seu caso, ou seja, parametrizar o alerta parcial para 5 ou 6 caracteres e, até mesmo, desabilitá-lo. Nesse último caso, os alertas só serão enviados quando todos os 7 caracteres da placa cadastrada forem detectados pelo software.
O uso do alerta parcial é recomendado por ser um sistema de redundância, pois pode evitar casos de eventos que seriam gerados, mas que acabaram não sendo por influência de algum fator externo na leitura da placa, como: obstrução, borrão, reflexo do sol, neblina, sombras, penumbras e etc. Assim, verifique o cenário no qual seu LPR está inserido e ajuste essa configuração conforme o desempenho das suas leituras.
Obs: A configuração vale para todas as câmeras de LPR que você possua, não é possível parametrizar o alerta parcial, individualmente, para cada câmera de LPR.
Mosaico de Leituras
Agora você também consegue visualizar as leituras dos seus LPRs em um mosaico único na tela.