IA - Ausência de pessoas

Com o analítico de Ausência de Pessoas, você recebe alertas sempre que não houver ninguém na cena dentro de regras pré-definidas.

Atualizado há mais de uma semana

Veja como:

✓ Ativar o analítico de Ausência de Pessoas
✓ Configurar o analítico de Ausência de Pessoas
✓ Consultar os alertas gerados

Com o recurso de Ausência de Pessoas, você recebe alertas sempre que a inteligência identifica que não houver um humano na cena após o período definido na configuração.

A ausência de pessoas é um recurso utilizado quando há a necessidade de receber alertas em caso de abandono de posto, como uma recepção de uma empresa, a portaria de um prédio, o balcão de uma lanchonete ou o caixa de uma loja, por exemplo.

Requisitos sugeridos da tecnologia

  • Resolução recomendada de 480p, mas o ideal é 720p ou acima

  • Taxa de frames mínima de 6 fps

  • Taxa de bit mínimo de 512 kbps

  • Conexão com internet estável

  • Sugerimos não utilizar câmeras com lente que distorça imagem (grande angular, fisheye, etc)

Como ativar a Ausência de Pessoas

Para ativar o recurso é necessário que a câmera / canal do DVR esteja conectado à Monuv. A câmera ou DVR não precisa ter qualquer recurso especial. A inteligência está do lado do software. Desta forma, mesmo um equipamento básico pode ser utilizado para gerar notificações baseadas em abandono de posto.

Não é necessário um plano específico, ou seja, você pode ativar em câmeras VGA ou HD com qualquer plano de armazenamento em nuvem.

Para utilizar a inteligência basta contratar o licença de uso. Para realizar a contratação, acesse a sua tabela de preços e clique na aba Inteligência Artificial.

Após a contratação, solicite a ativação enviando o ID da câmera para nosso suporte através do chat, whatsapp ou email suporte@monuv.com.br.

O ID da câmera é aquele número que fica ao lado do nome na lista de câmeras:

Como configurar a inteligência de Ausência de Pessoas

Após receber a mensagem de confirmação da ativação da inteligência, você poderá acessar as suas câmeras com inteligências no menu superior Inteligências.

Você também pode identificar na sua listagem de câmeras uma tag amarela com a sigla DA (Detecção de Ausência). Clique nesta tag para acessar a página de configurações da Ausência de Pessoas.

Pronto! Na tela seguinte, você precisa definir as configurações de detecção. Após a confirmação da nossa equipe, acesse a página da inteligência que estará disponível nas informações da sua câmera. Na página de configurações existem 4 guias. Vamos passar por cada uma delas:

Guia 1 - Configurações de detecção

Nas configurações iniciais, ajuste os parâmetros conforme a necessidade da aplicação da inteligência, onde será alertado quando não forem identificadas pessoas dentro do período escolhido. Note que caso sua inteligência ainda não esteja ativa, por falta de alguma configuração, você será avisado na tela.

Em seguida, defina a área de interesse das detecções clicando sobre a imagem e arrastando os pontos na forma desejada, como utilizamos uma ROI poligonal é possível desenhar qualquer área de interesse para a IA atuar, tornando-a altamente personalizável. As detecções serão feitas apenas dentro da área marcada.

⚠ Caso a imagem não carregue, clique no botão "Buscar imagem + recente".

Por fim, ajuste o nível de precisão da sua inteligência. Quanto mais alto o nível, maior precisará ser a certeza do algoritmo para registrar um evento de detecção. O nível recomendado é 80 e atende 90% dos cenários. Não indicamos alterar esse valor antes de avaliar se esse padrão irá ter boa performance.

Caso seu alarme inteligente esteja gerando muitos falsos positivos ajuste o nível de precisão para cima até encontrar o equilíbrio entre precisão e falso alarme.

Se o alarme estiver perdendo detecções, diminua o nível da precisão também aos poucos, buscando encontrar a configuração ideal para o seu cenário.

Não se esqueça! É necessário clicar no botão de SALVAR das Configurações Iniciais, área de interesse E no SALVAR do nível de precisão.

Guia 2 - Horários de Detecção

Configure a faixa de horário em que o alarme estará ativo. Seu alarme funcionará apenas dentro da faixa de horários selecionada. Veja que é possível configurar horários diferentes por dia da semana.

Para facilitar a configuração dos horários das câmeras, adicionamos uma funcionalidade de "Carregar última configuração salva", no canto superior direito. Com esse recurso será possível adicionar os horários para uma câmera com inteligência e, na próxima câmera que você for configurar, basta selecionar esse botão que os ajustes serão replicados para esse dispositivo também. Dessa forma, otimizando as operações de configurações de horários, permitindo agilizar essa etapa.

Caso nenhuma faixa de horário seja selecionada, seu alarme ficará desligado. Isso não interrompe a cobrança da licença, por isso tenha atenção à configuração deste parâmetro. Note que caso os horários não tenham sido ajustados, avisamos diretamente na tela da inteligência, através de um alerta visual e também em texto na aba de Configurações.

Guia 3 - Usuários de alerta

Defina os usuários que deverão receber as notificações de detecção. Você pode adicionar como destinatário do alerta usuários da sua conta de parceiro e também usuários do cliente.

Serão enviadas notificações por email, notificação no aplicativo para celular e notificação web (com alerta sonoro).

Email

Web

App

Para facilitar a configuração dos usuários de alerta, adicionamos uma funcionalidade de "Carregar última configuração salva", no canto superior direito. Com esse recurso será possível adicionar os usuários para uma câmera com inteligência e, na próxima câmera que você for configurar, basta selecionar esse botão que os usuários de alerta serão replicados para esse dispositivo também. Dessa forma, otimizando as operações de configurações, permitindo agilizar essa etapa.

Lembrando que só é possível gerar alertas para usuários que estejam dentro do mesmo cliente atrelado à essa câmera ou usuários integradores. E note que caso os usuários de alerta não tenham sido definidos, avisamos diretamente na tela da inteligência, através de um alerta visual.

Guia 4 - Detecções

Nesta aba você irá consultar todas as detecções da câmera por data. Cada miniatura é um evento de detecção. Você também conta com uma ferramenta de busca de eventos, com filtros baseados em data e hora.

Nos eventos, ao clicar na imagem, você será redirecionado para o momento do vídeo em que a detecção ocorreu.

Os eventos são gerados sempre que a inteligência detectar a ausência de um humano na cena por um tempo maior que o definido.

Gostou?

Que tal ver exemplos reais e práticos e ainda conhecer outros recursos da Monuv? Cadastre-se em app.monuv.com.br/register.

Dúvidas?

Envie uma mensagem no chat ou para suporte@monuv.com.br

Respondeu à sua pergunta?