Segurança colaborativa é um conceito de segurança que se baseia na participação ativa da comunidade e na colaboração entre diferentes atores incluindo a polícia, organizações da sociedade civil, empresas de segurança e cidadãos, para solucionar problemas de segurança e promover um ambiente seguro.
É uma abordagem holística para a segurança que busca envolver e capacitar a comunidade na resolução de problemas de segurança com uso de tecnologia e de forma conjunta com as autoridades.
A tecnologia em nuvem propiciou a evolução desse conceito em alta escala por permitir de forma ilimitada o acesso simultâneo às imagens das câmeras sem qualquer impacto em infra-estrutura de rede, hardware e software.
Benefícios da Segurança Colaborativa
Uma rede de segurança colaborativa pode trazer vários benefícios, incluindo:
Melhor conhecimento da comunidade: Ao envolver a comunidade na solução de problemas de segurança, é possível obter uma compreensão mais precisa dos problemas e das necessidades locais.
Maior eficiência: A colaboração entre diferentes atores de forma eficiente permite que recursos sejam compartilhados e utilizados de maneira mais eficiente.
Maior confiança e envolvimento da comunidade: Quando a comunidade se sente envolvida e valorizada, sua confiança nas autoridades públicas e privadas responsáveis pela segurança aumenta.
Resolução de problemas mais rápida e eficaz: O registro de imagens e facilidade de acesso por diferentes atores permite uma resposta mais rápida e eficaz aos problemas de segurança.
Prevenção de problemas futuros: Utilizando analíticos eficientes de segurança preventiva além de investigar e solucionar de forma mais eficiente problemas de segurança atuais, há naturalmente o afastamento de pessoas mal intencionadas da região.
Em resumo, a segurança colaborativa pode ajudar a melhorar a segurança, aumentar a eficiência e construir uma comunidade mais unida e segura.
Diferenciais da tecnologia Monuv
As redes de segurança colaborativa funcionam dentro do ambiente em nuvem e por isso todos os benefícios do VMS em nuvem são aplicáveis. Alguns destaques:
Menor custo inicial: Possibilidade de conectar câmeras pré-existentes, reduzindo o investimento necessário para o início do projeto.
Apelo comercial e com autoridades: Possibilidade de cadastrar câmeras sem conexão para criação de um mapa das câmeras, mesmo antes do início do projeto, que pode ser facilmente compartilhado com futuros membros e autoridades.
100% em nuvem: não requer equipamentos específicos, acessos simultâneos ilimitados de forma segura e controlada e escalável.
Interface intuitiva: Visualização em mapa das câmeras da rede, facilitando investigação e navegação entre câmeras.
Centralização de comunicações: Chat integrado no app para troca de informações entre membros da rede.
Identificação eficiente de ameaças: Possibilidade de notificação de ameaças por membros da rede ou por analíticos de inteligência artificial.
Alertas de segurança pessoal: botão de pânico no aplicativo com notificação para contatos de segurança e para a central de monitoramento do gestor da rede colaborativa.
Segurança pública: Fácil compartilhamento de dados com autoridades de segurança pública.
Confira também nossa dicas de como vender um projeto de segurança colaborativa CLICANDO AQUI.