VMS em nuvem é a sigla para "sistema de gerenciamento de vídeo em nuvem". Trata-se de uma solução de monitoramento de vídeo que armazena as imagens e os dados em servidores remotos, acessíveis através da internet.
Isso permite que o usuário acesse e visualize suas câmeras de segurança de qualquer lugar e em qualquer momento, sem precisar estar fisicamente presente no local.
O VMS em nuvem além de eliminar toda necessidade de servidores locais também oferece recursos adicionais "as a service", como armazenamento de longo prazo e backups automáticos e análise de vídeo em tempo real.
Recursos e benefícios do VMS em nuvem
Os benefícios de um VMS em nuvem incluem:
Acessibilidade: permite acessar e visualizar as câmeras de segurança de forma ilimitada, de qualquer lugar e em qualquer momento, bastando ter uma conexão com a internet.
Escalabilidade: as imagens e os dados são armazenados em servidores remotos, o que permite escalabilidade e facilita o gerenciamento de grandes quantidades de dados.
Segurança: as informações são armazenadas em servidores seguros, o que as protege de perdas ou danificações, e os dados podem ser criptografados para garantir sua privacidade.
Menor custo: ao comparar com sistemas de monitoramento de vídeo tradicionais, o VMS em nuvem elimina investimento em hardware ou software adicional.
Armazenamento de longo prazo: a nuvem permite armazenar grandes quantidades de dados por um período prolongado, o que é útil para fins de referência ou investigação posterior.
Rentabilidade: permite conectar câmeras e DVRs pré-existentes sem qualquer troca ou adição de hardware, sendo uma ótima forma de rentabilizar circuitos de câmeras já instalados.
Backups automáticos: os dados são automaticamente copiados e armazenados em servidores remotos, garantindo a segurança dos dados mesmo em caso de falha do sistema local.
Diferenciais da tecnologia Monuv
Estabilidade: plataforma madura com mais de 6 anos de mercado e nível de disponibilidade acima de 98%.
Flexibilidade: capacidade de conectar praticamente qualquer câmera IP ou DVR, de qualquer marca ou modelo.
Analíticos "as a service": possibilidade de ativar recursos de análise de vídeo em qualquer câmera conectada à plataforma.
Monitoramento de conectividade: detecção automática de falhas de conexão com notificação.
Gestão: facilidade de gestão de todas as câmeras gerenciadas pela empresa através de um dashboard com filtros por cliente, por status de conexão, por tipo de tecnologia dentre outros.
Compartilhamento: múltiplas formas de distribuição de acesso para usuários ou visitantes, com ou sem necessidade de criação de usuário, por email, link ou código QR.
Controle: diferentes níveis de permissão de acesso com registros de acesso e de ações dentro do sistema.
Segurança colaborativa: recurso de criação de grupos de membros e câmeras visando o aumento da segurança de uma região e maior poder de rentabilização do parceiro.
Liberdade: o acesso pode ser feito de qualquer navegador ou equipamento ou através de aplicativos iOS ou Android.
Fidelização: sua marca é exibida ao usuário em cada acesso.
Integração: possibilidade de integrar com softwares terceiros de Central de alarmes e portaria remota.
Facilidade de consulta: recursos para rápida visualização, recuperação e controle do vídeo como player ao vivo, linha do tempo histórica, controles de velocidade, mosaicos, navegação na linha do tempo em múltiplas câmeras simultaneamente, download simples e pesquisa por miniatura.
Quais as vantagens do VMS em nuvem vs o VMS instalado no local (on premises)
Flexibilidade: um VMS em nuvem pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja conexão à internet.
Escalabilidade: é mais fácil escalar um VMS em nuvem de acordo com as necessidades crescentes de armazenamento e recursos, enquanto um VMS "on-premises" sempre irá exigir a compra de hardware e licenças adicionais.
Atualizações automáticas: as atualizações são feitas automaticamente no VMS em nuvem, enquanto um VMS "on-premises" fica estagnado no tempo ou requer uma atualização manual do hardware e do software.
Redução de custos: um VMS em nuvem pode ser mais acessível do que um VMS "on-premises", já que não é necessário investir em hardware ou software adicional.
Segurança: a proteção dos dados em nuvem garante a disponibilidade do vídeo em caso de ocorrências. Os dados armazenados localmente sempre estão sujeitos a ameaças.
Por que o VMS em nuvem é melhor do que o CMS gratuito do fabricante?
Maior flexibilidade: mais opções de gerenciamento de câmeras, como visualização em tempo real, gravação, armazenamento em nuvem e compartilhamento de acesso com outros usuários.
Maior escalabilidade: VMS em nuvem são projetados para lidar com uma grande quantidade de câmeras e possibilitar o aumento de dispositivos de maneira fácil e sem problemas.
Melhor segurança: VMS em nuvem geralmente oferecem criptografia de nível militar e backup em nuvem para garantir a segurança das informações gravadas.
Acessibilidade remota: VMS em nuvem permitem acesso remoto às câmeras de qualquer lugar e dispositivo com conexão à Internet.
Em resumo, um VMS em nuvem pode oferecer uma solução mais avançada, flexível e segura para gerenciar câmeras de segurança, e pode ser uma opção mais viável se houver requisitos mais complexos do que os fornecidos pelo aplicativo gratuito do fabricante da câmera.
Interface de recursos-chave
Mosaico de câmeras
Modo tela cheia (full screen)
Player do vídeo
Mapa de câmeras
Central de monitoramento
Compartilhamento