Você seguiu o passo a passo de configuração e mesmo assim sua câmera está offline?

Confira nesse checklist os principais motivos que impedem uma câmera ip ou DVR de estabelecer uma conexão RTSP com a Monuv.

❌O streaming não está configurado com h.264

Existem diferentes codecs de compressão de vídeo. O único homologado pela Monuv é o h.264.

Portanto, mesmo que sua câmera disponha de outras opções, certifique-se de selecionar a opção h.264 para garantir o funcionamento correto do envio de vídeos das suas câmeras.

❌A senha do DVR possui os caracteres @ ou #

Caso sua senha possua possua caracteres especiais, experimente trocar a senha removendo esses caracteres. Após alterar a senha na interface de configuração da câmera ou DVR você deverá atualizar essa informação no cadastro da Monuv.

❌A internet é insuficiente

Dimensionar corretamente o consumo de banda de internet de um projeto é essencial para garantir uma conexão estável.

Para descobrir qual será o consumo de banda necessário na rede do cliente você deve considerar:
✓ Quantidade de câmeras que estarão conectadas nessa rede
✓ Resolução de cada câmera / streaming enviado para nuvem
✓ Taxa de FPS de cada câmera (recomendado 10 fps)

Depois basta acessar a calculadora de banda disponível nos apps Monuv e Câmera Nuvem para saber qual será o consumo total de banda de upload para envio das imagens das câmeras para a nuvem.

⚠ Quanto maior a resolução e FPS, maior será o consumo de banda de upload na internet do cliente. Lembrando que a câmera em nuvem não consome banda de download, mas APENAS banda de upload.

Use o Teste de velocidade a partir da rede do cliente para consultar a banda de upload disponível e saber quantas câmeras podem ser conectadas naquela rede.

As câmeras não devem consumir mais do que 70% da banda de upload disponível.

Caso a banda de upload seja insuficiente você poderá:

  • Alterar as configurações de resolução e FPS das câmeras para baixo (sempre na câmera, alterar apenas na Monuv não terá qualquer efeito no consumo de banda)
  • Conectar menos câmeras ou canais de DVR na mesma rede
  • Diminuir o consumo de banda de upload removendo outros dispositivos da mesma rede
  • Aumentar o link total de upload disponível aumentando o plano do cliente com o provedor de internet

❌Falha no serviço de DDNS

Não é raro o DDNS apresentar falhas na atualização do IP dinâmico. Isso costuma ser resolvido alterando a url do DDNS, mas se preferir você pode fazer um teste.

Para testar se seu DNS está funcionando corretamente:
a) Pesquise DNSLOOKUP no Google

b) Informe DDNS e clique em 'Lookup DNS'

c) Anote o endereço IP informado

d) Acesse meuip.com.br e valide se o IP exibido é o mesmo. Caso seja diferente seu DDNS está com problemas.

❌O IP do equipamento está dentro do intervalo DHCP

Para configurar ou identificar o IP do equipamento na rede você deverá acessar a interface de configuração. 

Uma vez na tela de configuração do equipamento, o primeiro passo é identificar o intervalo de IPs do DHCP. 

Com esta informação em mão devemos configurar o IP do equipamento FORA DO INTERVALO do DHCP:

⚠ Cada equipamento deve possui um identificador IP único na rede local. Portanto, caso você esteja configurando mais de uma câmera IP ou DVR lembre de usar IPs diferentes.

❌A porta RTSP não está configurada corretamente

Esse costuma ser o principal motivo para uma câmera ficar offline na Monuv.
Use este manual para refazer a configuração de abertura em encaminhamento da porta RTSP.

❌Bloqueio da porta pelo provedor

Às vezes o provedor de internet pode bloquear portas abaixo de 20.000. Caso você tenha encaminhado a porta usando a porta externa 554, experimente trocar para 30554 no encaminhamento da porta no roteador para contornar essa situação.

❌A rede está em CGNAT

O problema de estar em uma rede CGNAT é que isso faz com que seja impossível fazer o encaminhamento de portas e, portanto, se torna inviável fazer a conexão da câmera na Monuv através do protocolo RTSP.

Veja neste artigo como identificar se a sua rede está em CGNAT e o que fazer nesta situação.

Fez tudo isso e nada deu certo?

Não se preocupe! Temos um time de especialistas que podem te ajudar.
Abra um chamado para nosso suporte através do chat ou enviando um email para suporte@monuv.com.br. 

No chamado informe o ID da câmera na Monuv e descreva os testes que já foram feitos para agilizar o atendimento pelo especialista.

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