RTSP é um protocolo usado para a transmissão de vídeo da câmera IP ou DVR para a Monuv através da internet. Se a conexão RTSP ficar offline, verifique os seguintes pontos para restabelecer a conexão:
Reinicie o equipamento
Desligue a câmera ou DVR, aguarde 10 segundos, ligue novamente o equipamento e verifique se a conexão foi restabelecida
Force a reconexão na Monuv
Acesse o vídeo a vivo da câmera offline e clique no player
Se o vídeo ao vivo rodar significa que se trata de uma instabilidade momentânea na rede da câmera. Clique em reconectar e valide se o status foi atualizado para ONLINE.
Verifique se a internet é suficiente para enviar vídeos
Realize um teste de velocidade a partir da rede do cliente para consultar a banda de upload disponível. As câmeras não devem consumir mais do que 70% da banda de upload disponível para garantir uma conexão estável
Se necessário, valide se o consumo de banda está suficiente, considerando:
Quantidade de câmeras que estarão conectadas nessa rede
Resolução de cada câmera / streaming enviado para nuvem
Taxa de FPS de cada câmera (recomendado 10 fps)
E utilize a calculadora de banda disponível nos apps Monuv e Câmera Nuvem para calcular o consumo total de banda de upload necessário para o envio das imagens das câmeras para a nuvem
Verifique a senha do DVR/câmera
Valide se a senha cadastrada na conexão na Monuv é a mesma registrada em seu equipamento e altere se necessário
Caso sua senha possua caracteres especiais, experimente trocá-la removendo esses caracteres. Após alterar a senha na interface de configuração da câmera ou DVR, você deverá atualizar essa informação no cadastro da Monuv
Verifique a compressão do vídeo - H.264
Acesse a interface de configuração da câmera de forma local ou remota para verificar a compressão do vídeo. Existem diferentes codecs de compressão e o H.264 é o único que exibirá o seu vídeo nos sistemas Web, Android e iOS
Portanto, mesmo que sua câmera disponha de outras opções, certifique-se de selecionar a opção H.264 para garantir o funcionamento correto do envio de vídeos das suas câmeras
Verifique a rede do equipamento para DHCP
Às vezes, quando um dispositivo não consegue se conectar corretamente, pode ser porque está usando um endereço IP que entra em conflito com outro dispositivo na rede. Garanta que cada dispositivo tem um endereço IP único e que não haja conflitos. Siga esses passos:
Acesse a interface de configuração do equipamento: Cada fabricante possui uma forma de acessar as configurações do equipamento. Consulte o manual ou o suporte do fornecedor do equipamento do seu cliente para mais informações
Identifique o intervalo de IPs do DHCP: Na tela de configuração do roteador, procure a seção que mostra o intervalo de IPs que o DHCP está atribuindo. Isso geralmente é algo como "192.168.0.100 a 192.168.0.200"
Configurar IP Fora do Intervalo DHCP: Uma vez que você sabe quais IPs o DHCP está usando, você deve configurar o IP da sua câmera fora desse intervalo. Por exemplo, se o intervalo é "192.168.0.100 a 192.168.0.200", você pode configurar a câmera para usar "192.168.0.50" ou "192.168.0.210"
Exemplo de intervalo de IP no DHCP
Verifique se a rede está em CGNAT
Estar em uma rede CGNAT faz com que não seja possível fazer o encaminhamento de portas e, portanto, inviável conectar a câmera na Monuv através do protocolo RTSP.
Verifique se a porta RTSP está configurada corretamente
Esse costuma ser o principal motivo para uma câmera ficar offline na Monuv. Use este manual para revisar a configuração de abertura e encaminhamento da porta RTSP
Falha no serviço de DDNS
O DDNS pode apresentar falhas na atualização do IP dinâmico. Isso costuma ser resolvido alterando a url do DDNS. Para testar se seu DNS está funcionando corretamente:
Acesse o ping.eu e valide o IP que será exibido no topo da tela
Selecione a opção DNS lookup, informe o host name de conexão da câmera e clique em "Go"
Caso o endereço que foi informado seja diferente da sua rede, seu DDNS precisa ser atualizado, acesse o artigo O que é DDNS para corrigir
Verifique se há bloqueio da porta pelo provedor
Às vezes o provedor de internet pode bloquear portas abaixo de 20.000. Caso você tenha encaminhado a porta usando a porta externa 554, experimente trocar para 30554 no encaminhamento da porta no roteador para contornar essa situação
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