Para falar de conexão RTSP offline precisamos abordar duas hipóteses a serem observadas:
Porta aberta ✅ (no encaminhamento de portas)
Porta fechada ❌ (no encaminhamento de portas)
Um teste de portas rápido e eficiente pode ser feito no seu navegador. Acesse o site https://ping.eu/port-chk/ digite o IP Público + Porta que foi aberta para a sua conexão e digite o código de verificação para iniciar:
O teste irá exibir dois resultados possíveis: CLOSED (fechada) ou OPEN (aberta). A partir desse primeiro teste você poderá seguir com testes mais específicos. Iremos detalhar abaixo:
1) Se a porta estiver "OPEN" (aberta):
a) Verifique na Monuv se o Fabricante e Modelo estão corretos:
⚠️ Em caso de dúvidas, é interessante testar outros modelos e verificar se a conexão fica online.
b) Verifique na Monuv se todos os dados estão corretos:
Parece bobagem, mas as vezes pode faltar uma letra no DDNS digitado, ou um número a mais na porta RTSP. Por isso é importante conferir tudo.
c) Caracteres Especiais na Senha:
Com base nas informações preenchidas, é gerada uma URL RTSP no sistema, portanto, caracteres como "@,#,$,%" podem gerar um conflito na URL. No entanto, o ideal é utilizar letras maiúsculas e minúsculas com números.
d) Conflito com áudio
Se o seu equipamento possuir áudio e estiver enviando, a depender do codec de áudio pode gerar um conflito na conexão. Neste caso, o ideal é selecionar o codec AAC.
2) Se a porta estiver "CLOSED" (fechada):
a) DDNS não está atualizando o IP Públco:
O DDNS tem a função de ser um "atualizador do IP Público Dinâmico", ou seja, quando o seu IP Público não é fixo, eventualmente ele irá mudar, e o DDNS tem essa função de atualizar automaticamente. Para saber mais sobre DDNS você pode clicar aqui.
b) Troca de modem/roteador:
Essa é uma eventualidade que pode acontecer com frequência: O seu cliente trocar o modem ou até mesmo de provedor de internet e não te comunicar. Caso isso ocorra, haverá uma mudança no IP Público, e até mesmo exclusão da regra de encaminhamento de portas, sendo necessário uma nova configuração.
c) Falhas físicas em periféricos:
Outro comportamento comum é algum periférico parar de funcionar.
Como assim, periféricos?
Fonte de energia, cabo de rede, conector, até mesmo a própria câmera/DVR ou no roteador/modem. Ao acontecer isso, naturalmente o equiparamento irá parar de enviar vídeo para a Monuv.
d) Internet Insuficiente
Para o envio das imagens, a rede local do seu cliente precisa de uma quantidade mínima de banda(Upload) para o envio das imagens. Se o upload estiver abaixo, ou oscilando a conexão pode afetar e comprometer o envio das imagens de sua câmera/DVR.
✅ DICAS E BOAS PRÁTICAS:
Verifique se o roteador/modem tem a possibilidade de fixar o DDNS;
Ao inserir as informações da conexão na Monuv sempre confira e revise se estão todas corretamente digitadas;
IP Fixo sempre é uma excelente opção, garantindo maior segurança em sua conexão;
Maioria dos roteadores/modems possuem compatibilidade com DDNS No-IP e DynDNS;
Caso você tenha realizado todos esses testes e mesmo assim precisar de ajuda nosso suporte pode te ajudar. Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br) ou WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.