Sua câmera RTMP ficou Offline? Este artigo te ajudará a resolver de forma descomplicada
RTMP é um protocolo de conexão de LAN para WAN no qual a câmera IP ou DVR são responsáveis pelo envio do vídeo para a Monuv. Se o fornecimento de internet ou energia do local for interrompido o envio dos dados ficará suspenso até que seja restabelecido, é importante destacar que, ao acessar a câmera pelo aplicativo da fabricante, a conexão ocorre via cloud, o que pode dar a impressão de funcionamento normal, mesmo que o envio do stream via RTMP tenha sido interrompido.
Caso a câmera esteja OFFLINE, seguem algumas dicas para reconexão que podem ser feitos:
Force a reconexão na Monuv
Acesse o vídeo a vivo da câmera offline
Se o vídeo ao vivo rodar significa que se tratou apenas de uma instabilidade momentânea na rede da câmera. Clique em reconectar e valide se o status foi atualizado para ONLINE ( a atualização do status pode levar alguns minutos).
Reinicie o equipamento (local ou remotamente)
Por se tratar de RTMP, o equipamento é responsável pelo envio das imagens, caso ocorra algum comportamento fora do comum, o reinicio pode resolver.
Acesse o painel de controle do equipamento e solicite o reinício ou retire-o da tomada, aguarde por 10 segundos, liguei novamente e verifique se a conexão foi restabelecida.
Também recomendamos adicionar o reinicio automático diário, para que possíveis desconexões sejam restauradas automaticamente.
Verifique se a compressão de vídeo está em H264
Em alguns casos, a compressão pode ser alterada automaticamente, seja por conta de comportamento incomum da câmera ou instabilidade na rede, basta acessar as configurações de vídeo e verificar se a compressão do stream enviado está correta.
Verifique o firmware da camera
Como no RTMP, a câmera é responsável por enviar o stream para a plataforma, importante que o firmware utilizado seja o ultimo disponível, em casos de equipamentos Intelbras é possível verificar e fazer a atualização de forma autônoma.
Basta identificar o modelo da câmera e qual a versão que está sendo utilizada atualmente, pra isso basta acessar a área “versão”.
Com essas informações, basta pesquisar o modelo da câmera, ir até o site do fabricante e verificar se a ultima atualização disponível está de acordo com a utilizada na câmera.
Caso não seja a mesma, basta baixar o arquivo e atualizar na interface web da câmera.
Também é possível habilitar a atualização automática na própria interface web.
Reinicio da conexão pela URL
Outro teste que pode ser feito na interface web da câmera é retirar a URL RTMP, salvar com o campo vazio e adicionar a URL novamente, para verificar se ocorre a reconexão.
Verifique se a internet é suficiente para enviar vídeos
Realize um teste de velocidade a partir da rede local do cliente para consultar a banda de upload disponível. As câmeras não devem consumir mais do que 70% da banda de upload disponível para garantir uma conexão estável
Segue exemplo de teste feito pelo navegador Google:
Se necessário, valide se o consumo de banda está suficiente, considerando:
Quantidade de câmeras que estarão conectadas nessa rede
Resolução de cada câmera / streaming enviado para nuvem
Taxa de FPS de cada câmera (recomendado 10 fps)
E utilize a calculadora de banda disponível nos apps Monuv e Câmera Nuvem para calcular o consumo total de banda de upload necessário para o envio das imagens das câmeras para a nuvem.
Ajuste de DNS
Em alguns casos, a conexão não é iniciada devido ao DNS que está parametrizado. Acesse as configurações da câmera e revise as configurações de rede
Recomendamos que o DNS primário seja igual ao Gateway, e que o DNS secundário contenha IP do Google (8.8.8.8), como no print:
Altere a rede do equipamento para DHCP para atribuir outro IP
Às vezes, quando um dispositivo não consegue se conectar corretamente, pode ser porque está usando um endereço IP que entra em conflito com outro dispositivo na rede. Garanta que cada dispositivo tem um endereço IP único e que não haja conflitos. Siga esses passos:
Acesse a interface de configuração do equipamento: Cada fabricante possui uma forma de acessar as configurações do equipamento. Consulte o manual ou o suporte do fornecedor do equipamento do seu cliente para mais informações.
Identifique o intervalo de IPs do DHCP: Na tela de configuração do roteador, procure a seção que mostra o intervalo de IPs que o DHCP está atribuindo. Isso geralmente é algo como "192.168.0.100 a 192.168.0.200".
Configurar IP Fora do Intervalo DHCP: Uma vez que você sabe quais IPs o DHCP está usando, você deve configurar o IP da sua câmera fora desse intervalo. Por exemplo, se o intervalo é "192.168.0.100 a 192.168.0.200", você pode configurar a câmera para usar "192.168.0.50" ou "192.168.0.210".
Dica extra: Caso o IP atual esteja sendo ocupado por outro dispositivo, habilitando o DHCP e reiniciando o dispositivo, automaticamente será atribuído outro IP disponível.
Lembre-se de retornar a configuração para “Estático” após ter identificado outro IP para ser utilizado na câmera e/ou DVR.
A habilitação do DHCP não gera impacto na conexão RTMP, basta que a câmera esteja conectada a internet para que a câmera envie stream para a plataforma