Você seguiu o passo a passo de configuração e mesmo assim sua câmera está offline?
Confira nesse checklist os principais motivos que impedem uma câmera ip ou DVR de estabelecer uma conexão RTSP com a Monuv.
O streaming não está configurado com h.264
Existem diferentes codecs de compressão de vídeo. O h.264 é o único que exibirá o seu vídeo nos sistemas Web, Android e IOS.
Portanto, mesmo que sua câmera disponha de outras opções, certifique-se de selecionar a opção h.264 para garantir o funcionamento correto do envio de vídeos das suas câmeras.
A senha do DVR possui os caracteres @ ou #
Caso sua senha possua possua caracteres especiais, experimente trocar a senha removendo esses caracteres. Após alterar a senha na interface de configuração da câmera ou DVR você deverá atualizar essa informação no cadastro da Monuv.
A internet é insuficiente
Dimensionar corretamente o consumo de banda de internet de um projeto é essencial para garantir uma conexão estável.
Para descobrir qual será o consumo de banda necessário na rede do cliente você deve considerar:
✓ Quantidade de câmeras que estarão conectadas nessa rede;
✓ Resolução de cada câmera / streaming enviado para nuvem;
✓ Taxa de FPS de cada câmera (recomendado 10 fps);
Depois basta acessar a calculadora de banda disponível nos apps Monuv e Câmera Nuvem para saber qual será o consumo total de banda de upload para envio das imagens das câmeras para a nuvem.
⚠ Quanto maior a resolução e FPS, maior será o consumo de banda de upload na internet do cliente. Lembrando que a câmera em nuvem não consome banda de download, mas APENAS banda de upload.
Use o Teste de velocidade a partir da rede do cliente para consultar a banda de upload disponível e saber quantas câmeras podem ser conectadas naquela rede.
As câmeras não devem consumir mais do que 70% da banda de upload disponível.
Caso a banda de upload seja insuficiente você poderá:
Diminui as taxas de resolução e FPS no seu equipamento (sempre na câmera ou canal do DVR);
Conectar uma menor quantidade de câmeras ou canais de DVR na mesma rede;
Diminuir o consumo de banda de upload removendo outros dispositivos da mesma rede;
Aumentar o link total de upload disponível aumentando o plano do cliente com o provedor de internet;
Enviar o stream secundário do equipamento para a Monuv;
Falha no serviço de DDNS
Não é raro o DDNS apresentar falhas na atualização do IP dinâmico. Isso costuma ser resolvido alterando a url do DDNS, mas se preferir você pode fazer um teste.
Para testar se seu DNS está funcionando corretamente:
a) Pesquise DNSLOOKUP no Google
b) Informe DDNS e clique em 'Lookup DNS'
c) Anote o endereço IP informado
d) Acesse meuip.com.br e valide se o IP exibido é o mesmo. Caso seja diferente seu DDNS está com problemas.
O IP do equipamento está dentro do intervalo DHCP
Para configurar ou identificar o IP do equipamento na rede você deverá acessar a interface de configuração.
Uma vez na tela de configuração do equipamento, o primeiro passo é identificar o intervalo de IPs do DHCP.
Com esta informação em mão devemos configurar o IP do equipamento FORA DO INTERVALO do DHCP:
⚠ Cada equipamento deve possui um identificador IP único na rede local. Portanto, caso você esteja configurando mais de uma câmera IP ou DVR lembre de usar IPs diferentes.
A porta RTSP não está configurada corretamente
Esse costuma ser o principal motivo para uma câmera ficar offline na Monuv.
Use este manual para refazer a configuração de abertura em encaminhamento da porta RTSP.
Bloqueio da porta pelo provedor
Às vezes o provedor de internet pode bloquear portas abaixo de 20.000. Caso você tenha encaminhado a porta usando a porta externa 554, experimente trocar para 30554 no encaminhamento da porta no roteador para contornar essa situação.
A rede está em CGNAT
O problema de estar em uma rede CGNAT é que isso faz com que seja impossível fazer o encaminhamento de portas e, portanto, se torna inviável fazer a conexão da câmera na Monuv através do protocolo RTSP.
Veja neste artigo como identificar se a sua rede está em CGNAT e o que fazer nesta situação.
Fez tudo isso e nada deu certo?
Fique tranquilo! Nosso suporte pode te ajudar! Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br) ou WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.
No chamado informe o ID da câmera na Monuv e descreva os testes que já foram feitos para agilizar o atendimento pelo especialista.