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O que fazer quando minha câmera fica offline na Monuv?
O que fazer quando minha câmera fica offline na Monuv?

Dicas para restaurar a conexão dos principais motivos para uma câmera ficar offline na Monuv

Atualizado essa semana

Manter suas câmeras online é essencial para garantir a saúde da sua operação, garantindo a segurança contínua. Quando uma câmera fica offline, é importante agir rapidamente para restaurar a conectividade e garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Vamos te passar dicas e passos para ajudar você a diagnosticar e resolver problemas com câmeras offline na Monuv

O que acontece quando uma câmera fica offline

Se a sua câmera está offline, ela não está armazenando os vídeos do período em que está desconectada. No entanto, os vídeos armazenados na nuvem até o último dia de conexão continuarão disponíveis conforme o período contratado

Por exemplo: uma câmera com 7 dias de armazenamento em nuvem, mesmo que esteja desconectada por 1 ano, terá à disposição os vídeos dos últimos 7 dias nos quais enviou imagens

Importante: A cobrança não é pausada pela desconexão de um dispositivo

Reconexão automática

A reconexão é automática, desde que o problema que causou a falha seja resolvido em até 3 dias Isso garante que instabilidades momentâneas não afetem a segurança a longo prazo

A plataforma tentará reconectar a câmera automaticamente a cada 5 minutos por até 72 horas, após esse período a câmera entrará no status de "Erro Permanente" em que a plataforma tentará a conexão 1 vez ao dia

🟢Online: Câmera conectada, tudo certo!

🔴Offline: A câmera parou de enviar imagens para a Monuv. De 5 em 5 minutos tentamos uma reconexão automática para restabelecer a conexão

🟣 Erro permanente: Após 72h tentando restabelecer a conexão, o status é alterado para Erro Permanente no qual passamos a tentar reconectar uma vez ao dia

Passos para reconectar agora

Se você deseja tentar reconectar uma câmera offline ou com erro permanente, siga estes passos de testes simples mas que solucionam a maioria dos comportamentos:

Verifique a Energia

Confirme que o aparelho está ligado e conectado à tomada

Verifique a Conexão com a Internet

Conforme que a rede está funcionando corretamente e que a câmera está conectada

Force a Reconexão na Monuv

  1. Acesse o vídeo ao vivo da câmera offline clicando em "Ver vídeo da Câmera", conforme mostrado no print

Se o vídeo ao vivo rodar, isso indica uma instabilidade momentânea na rede da câmera

O status offline para online leva até 3 min para atualizar após o inicio da transmissão das imagens constante, ou seja, o status atualizará em breve.

2. Clique em "Reconectar" e verifique se inicia a transmissão das imagens, conforme indicado no print abaixo

Processo indicado para solicitar a conexão com a câmera, restabelecendo envio de stream de vídeo

O streaming não está configurado em H.264

Existem diferentes codecs de compressão de vídeo. O H.264 é o único que exibirá o seu vídeo na Web, Android e IOS

Portanto, mesmo que sua câmera disponha de outras opções, certifique-se de selecionar a opção H.264 para garantir o funcionamento correto do envio de vídeos das suas câmeras

A internet é insuficiente

Dimensionar corretamente o consumo de banda de internet de um projeto é essencial para garantir uma conexão estável. Use o Teste de velocidade a partir da rede do cliente para consultar a banda de upload disponível e saber quantas câmeras podem ser conectadas naquela rede

As câmeras não devem consumir mais do que 70% da banda de upload disponível

Se precisar descobrir qual é o consumo de banda necessário na rede do cliente, considere:

  • Quantidade de câmeras que estarão conectadas nessa rede;

  • Resolução de cada câmera / streaming enviado para nuvem;

  • Taxa de FPS de cada câmera (recomendado 10 fps);

Com essas informações em mãos, acesse a calculadora de banda disponível nos apps Monuv e Câmera Nuvem para validar qual será o consumo total de banda de upload necessário para envio das imagens das câmeras para a nuvem

❗Quanto maior a resolução e FPS, maior será o consumo de banda de upload na internet do cliente. Lembrando que a câmera em nuvem não consome banda de download, mas APENAS banda de upload

Caso a banda de upload seja insuficiente, para resolver o problema você pode:

  • Diminuir as taxas de resolução, FULLHD para HD por exemplo, FPS e taxa de BitRate no seu equipamento (sempre na câmera ou canal do DVR);

  • Conectar uma menor quantidade de câmeras ou canais de DVR na mesma rede;

  • Diminuir o consumo de banda de upload removendo outros dispositivos da mesma rede;

  • Aumentar o link total de upload disponível aumentando o plano do cliente com o provedor de internet;

  • Enviar o stream secundário do equipamento para a Monuv;

O problema persiste?

Se não for nenhum desses pontos verificamos, por favor, acesse o conteúdo específico para o tipo de protocolo da sua câmera:

Ficou com dúvidas? Nosso suporte pode te ajudar. Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br), WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.

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