Todas as coleções
Manuais e melhores práticas
Grupos públicos e Compartilhamento por QR Code
Grupos públicos e Compartilhamento por QR Code

Entenda como compartilhar de forma ainda mais simples as câmeras conectadas à plataforma com seus clientes e os clientes deles

Atualizado essa semana

Os grupos públicos permitem disponibilizar acesso às câmeras de forma simples através de um link / código QR.


Ao acessar o link ou escanear o código o visitante será direcionado para uma página onde poderá visualizar as câmeras daquele grupo sem a necessidade de fazer login ou baixar qualquer app. Veja o exemplo abaixo:

Quando usar um grupo público

Existem uma infinidade de aplicações para esta os grupos públicos. Normalmente em locais que as pessoas deixam pessoas ou bens valiosos por um período de tempo determinado. Alguns exemplos:

  • Petshops

  • Espaço kids em restaurantes, hotéis, empresas

  • Creche / Escola infantil

  • Buffet de festas

  • Lava rápido / Oficina mecânica

  • Marina de barcos

Nestes casos a pessoa precisa ter acesso fácil e rápido. O grupo é ideal pois não requer que instalação do app. Além disso, no grupo público o acesso é limitado, como veremos mais abaixo.

Como criar um grupo público

Para tornar um grupo público, primeiro crie um grupo na plataforma web:

Ative a opção "Grupo público":

Como compartilhar o grupo com as pessoas

Ao tornar o grupo público aparecerão 2 links logo abaixo. Um para a visualização em mapa e outro para a visualização de lista. Copie o link ou o código QR da visão que mais te agradar e compartilhe.

Como personalizar o seu grupo público

Nas opções do grupo público é possível personalizar as Configuração de layout da tela pública, alterando os itens que ficam disponíveis na tela.

Cada opção será apresentada a seguir e estará destacada na imagem a abaixo:

  1. Ocultar botão de cadastro - Desabilita o botão Crie sua conta GRÁTIS

  2. Ocultar ícone do suporte - Desabilita o ícone de suporte disponível no canto esquerdo inferior da tela

  3. Ocultar rodapé - Desabilita o rodapé da página, onde está apresentando a informação Tecnologia de Câmeras Inteligentes MONUV

  4. Ocultar Menu Lateral - Desabilita a opção que permite o usuário ver o menu lateral e, logo, optar por migrar entre a visualização do player e o mapa de todas as câmeras do grupo.

Como evitar que o usuário tenha acesso permanente ao grupo

Ao tornar um grupo público você poderá ativar a URL dinâmica. Ativando essa opção o por trás do QR Code expira diariamente à meia noite. A imagem do QR code permanece a mesma, por isso não é necessário reimprimir ou alterar o QR code exibido no local.

Código de segurança do grupo público

Se ainda assim você quiser garantir uma maior segurança no acesso à URL do grupo público, você pode utilizar o recurso de Código de segurança.

Com esse recurso ativo, a URL formada apresentará uma maior complexidade, adicionando um hash criptográfico no link.

ATENÇÃO: Ao ativar esse recurso, o QR Code gerado previamente será MODIFICADO, ou seja, caso você já tenha um grupo com QR Code e ative o recurso de Código de segurança, esse QR Code antigo não será mais válido e será substituído por outro.

Obs: Novos grupos já são criados com essa funcionalidade habilitada e grupos existentes não são afetados. Contudo, sempre que possível, recomendamos que deixe esse recurso ativado.

Restrição de horários de acesso ao grupo

Além de expirar diariamente é possível configurar intervalos de horário em que o grupo é acessível. Assim é possível configurar para que as pessoas possam acessar as câmeras do grupo apenas de segunda à sexta em horário comercial, por exemplo.

Após salvar o grupo 4 novas guias serão exibidas. Na guia "configurações de horários" você pode escolher se o grupo terá acesso livre ou por faixa de horário.

Tipo de acesso

Funcionamento

Acesso livre

Nenhuma restrição de acesso. Qualquer usuário do grupo ou visitante com o link poderá visualizar as imagens em qualquer dia e horário

Acesso por faixa de horário

Usuários do grupo ou visitantes acessando via link/código QR link apenas poderão visualizar as imagens dentro dos dias e horários definidos.

⚠ Importante! Com a opção Acesso por faixa de horário, nos dias em que não houver nenhuma faixa configurada o usuário não conseguirá acessar em nenhum horário.

Veja como a configuração de faixas de horário é super flexível:

Ficou com dúvidas? Nosso suporte pode te ajudar. Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br) ou WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.

Respondeu à sua pergunta?