O grupo de câmeras é uma funcionalidade que permite agrupar e definir permissões de visibilidade de câmeras de um mesmo cliente para facilitar a gestão delas (clique aqui para saber mais). Essa é uma funcionalidade exclusiva da conta PRO.

Os grupos públicos permitem disponibilizar acesso às câmeras de forma simples através de um link / código QR.
Ao acessar o link ou escanear o código o visitante será direcionado para uma página onde poderá visualizar as câmeras daquele grupo sem a necessidade de fazer login.

Quando usar um grupo público

Já imaginou se aquela loja de vídeo-games ou playground onde você deixou seu filho pudessem te dar acesso a algumas câmeras deles para que você acompanhasse de forma forma simples e fácil seu pequeno filho?

Seria ainda melhor se isso fosse possível acessando um link ou escaneando um código QR, sem precisar fazer registro em nenhum sistema ou instalar um aplicativo., não é? 

Pois é isso mesmo que o grupo público permite!

Existem uma infinidade de aplicações para esta os grupos públicos. Normalmente vinculado a um processo que requer que a imagens das câmeras sejam compartilhadas de forma simples, mas controlada. Alguns exemplos:

  • Pet shop
  • Espaço kids em restaurantes, hotéis, empresas
  • Creche / Escola infantil
  • Buffet de festas
  • Lava rápido / Oficina mecânica
  • Marina de barcos

Como criar um grupo público

Para tornar um grupo público basta criar um grupo com opção "Grupo público" ativada ou ativar essa função em um grupo já existente.

Ao tornar um grupo público, será exibido na tela 2 links para acessar as câmeras. O primeiro link abre a página de câmeras públicas na visão de mapa e o segundo no visão de player.
Independente do link que você escolher usar é possível navegar no menu da página alternando entre a visão mapa e player.

Também existe a opção de obter um código QR para cada um dos links. Basta clicar no botão "Gerar QRCode" e depois salvar a imagem exibida clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção "Salvar imagem como..."

Restrição de horários de acesso ao grupo

Um grupo público é uma ótima forma de facilitar o acesso às câmeras, mas nem sempre queremos que esse acesso possa ser feito em qualquer horário.

Um comércio, por exemplo um pet shop, pode querer restringir o acesso às câmeras do grupo fora do horário comercial. 

Para resolver esse problema existe a possibilidade de definir os horários de acesso do grupo.

Como configurar os horários permitidos de acesso ao grupo

Após salvar o grupo 4 novas guias serão exibidas. Neste momento iremos focar na guia "Configurações de horários", mas você pode saber mais sobre cada uma das guias no manual de criação de Grupos.

Nesta guia você pode escolher se o grupo terá acesso livre ou por faixa de horário.

⚠ Importante! A configuração que for definida nesta guia valerá para todos os acessos do Grupo. Portanto, se o grupo tiver usuários vinculados, como de uma escola por exemplo, os usuários também estarão sob a regra de horários que for definida.

  • Acesso livre: nenhuma restrição de acesso. Qualquer usuário do grupo ou visitante com o link poderá visualizar as imagens em qualquer dia e horário
  • Acesso por faixa de horário: usuários do grupo ou visitante com o link apenas poderão visualizar as imagens dentro dos dias e horários definidos. 

Se optar pelo acesso por faixa horário, você deverá definir ps horários permitidos por dia da semana.
⚠ Importante! Com a opção Acesso por faixa de horário, nos dias em que não houver nenhuma faixa configurada o usuário não conseguirá acessar em nenhum horário.

Dúvidas? Envie uma mensagem no chat ou email para suporte@monuv.com.br

Encontrou sua resposta?