Integrações com Sigma e Moni

Como funcionam e como configurar integrações com Sigma Cloud, Sigma Desktop e Moni

Atualizado há mais de uma semana

Integrações de sistemas são formas de compartilhar informações entre uma ou mais plataformas.

Hoje na Monuv nós contamos com uma integração homologada com duas das principais plataformas de monitoramento de alarme do mercado: Sigma, tanto na versão desktop, quanto na versão cloud e Moni.

Essas integrações visam entregar, dentro da sua plataforma de monitoramento de alarme, os eventos gerados pelos analíticos da Monuv e outros gatilhos da plataforma.

Gatilhos e dados de integrações

O envio de dados para o sistema destino pode ser acionado a partir de diferentes gatilhos na Monuv. Cada gatilho envia um conjunto de dados diferente para o software de destino.

Gatilho

Tipo de acionamento

Dados enviados

Novo evento a partir do acionamento de um gatilho de analítico de inteligência artificial.

Automático

  • Nome da câmera na Monuv.

  • Endereço da câmera na Monuv.

  • ID da câmera na Monuv.

  • ID externo da câmera (definido na configuração da integração).

  • Data e hora do evento (yyyy-mm-dd hh:mm:ss).

  • Nome do gatilho na Monuv.

  • ID externo do gatilho (definido na configuração da integração).

Variação no status da câmera, de online para offline e vice-versa.

Automático

  • Nome da câmera na Monuv.

  • Endereço da câmera na Monuv.

  • ID da câmera na Monuv.

  • Status da câmera na Monuv.

  • ID externo da câmera (definido na configuração da integração).

  • Data e hora do evento (yyyy-mm-dd hh:mm:ss).

  • Nome do gatilho na Monuv.

  • ID externo do gatilho (definido na configuração da integração).

Acionamento do botão de alerta na tela do player.

Usuário

  • Nome da câmera na Monuv.

  • Endereço da câmera na Monuv.

  • ID da câmera na Monuv.

  • ID externo da câmera (definido na configuração da integração).

  • Data e hora do evento (yyyy-mm-dd hh:mm:ss).

  • Nome do gatilho na Monuv: alerta na câmera

  • ID externo do gatilho (definido na configuração da integração).

  • ID do usuário na Monuv.

  • ID externo do usuário (definido na configuração da integração).

Acionamento do botão de pânico do aplicativo.

Usuário

  • Nome da câmera na Monuv.

  • Endereço da câmera na Monuv.

  • ID da câmera na Monuv.

  • ID externo da câmera (definido na configuração da integração).

  • Data e hora do evento (yyyy-mm-dd hh:mm:ss).

  • Nome do gatilho na Monuv: botão de pânico

  • ID externo do gatilho (definido na configuração da integração).

  • ID do usuário na Monuv.

  • ID externo do usuário (definido na configuração da integração).

  • Localização do usuário (requer habilitação de permissões no aplicativo).

Para ativar as integrações você precisa contratá-las. A contratação é feita pela área financeira, clicando no menu superior Financeiro > Tabela de Preços, na aba Utilidades ou, se preferir, você pode entrar em contato com o seu gerente de contas.

Após a contratação da integração, você precisa solicitar a ativação com o time de suporte.

O suporte vai te solicitar as informações necessárias para o setup da integração.
São elas:

  • Sigma Desktop:
    URL e Porta de acesso

  • Sigma Cloud:
    Token de autenticação (esse token é fornecido pelo time da Segware)

  • Moni:
    URL, porta de acesso, usuário e senha de autenticação

Após a ativação feita, você precisa começar a configurar a sua integração.

Como configurar as integrações na Monuv

A configuração de uma integração é feita em etapas, cada aba a seguir possui sua importância para o funcionamento da integração. Assim, se atente na configuração de cada uma, para as integrações com Moni, Sigma cloud e Sigma desktop, o preenchimento das abas Sistemas, Clientes, Câmeras e Eventos é obrigatório. A aba de Usuários pode ser cadastrada caso seja de interesse do usuário.

Primeiro passo é acessar o menu lateral esquerdo e selecionar a opção Integrações de Sistemas.

Na tela seguinte, você verá a sua primeira integração já adicionada pela nossa equipe de suporte.

Etapa 1 - Sistemas

Escolha o sistema com o qual a Monuv será integrado e preencha as informações necessárias para cada tipo de integração.

Sistema Moni

  • Descrição: nome personalizado para identificar a integração na listagem da Monuv.

  • IP e porta de acesso: informações que devem ser obtidas através do suporte do software Moni.

  • Usuário e senha de acesso: suas credenciais de acesso ao software Moni.

Sistema Sigma Cloud

  • Descrição: nome personalizado para identificar a integração na listagem da Monuv.

  • Token de autenticação: essa informação deve ser obtida através do suporte do software Sigma Cloud.

Sistema Sigma Desktop

  • Descrição: nome personalizado para identificar a integração na listagem da Monuv.

  • IP e porta de acesso: informações que devem ser obtidas através do suporte do software Sigma Desktop.

Etapa 2 - Clientes

Ao vincular os registros de clientes entre os sistemas, um cliente Monuv será corretamente vinculado ao cliente no correspondente sistema de destino, após o preenchimento exato das informações requisitadas. Sendo necessário utilizar os mesmos IDs do seu sistema de destino, para, dessa forma, os sistemas se comunicarem corretamente.

Clique na aba Clientes e cadastre a sua integração dentro de um cliente

Para cada cliente que desejar que haja o tráfego de informações da Monuv para o sistema destino, você deverá repetir essa configuração. Para essa etapa você necessita ter as seguintes informações:

  • Sistema - é a integração que foi criada pela nossa equipe de suporte e que está aparecendo na aba Sistemas

  • Cliente - é o cliente que estará atrelado à essa integração

  • ID Externo - é o seu próprio ID no sistema com o qual será feita a integração, podendo ser o ID no Sigma ou Moni

  • Partição - é a sua partição no sistema com o qual será feita a integração (na grande maioria das vezes será 001, mas confirme o valor exato no seu cadastro nos sistemas Sigma/Moni)

Selecione o sistema, o cliente, o ID externo, a partição e clique em salvar.

Etapa 3 - Câmeras

Feito isso, você precisa vincular uma câmera à sua integração. Ao vincular os registros de câmeras entre os sistemas, uma câmera na Monuv será corretamente vinculada à câmera no correspondente sistema de destino, após o preenchimento exato do ID externo requisitado. Sendo necessário utilizar o mesmo ID do seu sistema de destino, para, dessa forma, os sistemas se comunicarem corretamente.

Para cada câmera que desejar que haja o tráfego de informações da Monuv para o sistema destino, você deverá repetir essa configuração.

Para isso, acesse o guia Câmeras, selecione o cliente que você vinculou à integração e cadastre uma integração na câmera. Não esqueça de selecionar o cliente que acabou de ser criado.

Para a próxima configuração, vão ser necessários os seguintes dados:

  • Câmera - escolher qual câmera da plataforma da Monuv será utilizada, a identificação estará com o mesmo nome já apresentado na plataforma.

  • ID externo - ID da câmera no Sigma ou Moni.

Selecione a câmera, o ID externo e salve

Etapa 4 - Usuários

Ao vincular os registros de usuários entre os sistemas, um usuário na Monuv será corretamente vinculada ao usuário no correspondente sistema de destino, após o preenchimento exato do ID externo requisitado. Sendo necessário utilizar o mesmo ID do seu sistema de destino, para, dessa forma, os sistemas se comunicarem corretamente.

Para cada usuário que desejar que haja o tráfego de informações da Monuv para o sistema destino, você deverá repetir essa configuração.

Lembre-se, essa aba não é obrigatória no cadastro das integrações.

Etapa 5 - Eventos

Na etapa de eventos será criada a correspondência entre cada tipo de evento que é gerado pela Monuv e a identificação desse evento no sistema de destino, considerando o ID externo fornecido. Isso garante que o usuário identifique e classifique corretamente as ocorrências na interface do software de destino, preenchendo corretamente o campo de ID requisitado.

Para cada evento que se deseja cadastrar, é preciso efetivar o mesmo processo de adição na integração.

Para a próxima configuração, vão ser necessários os seguintes dados:

  • Sistema - é a integração que foi criada pela nossa equipe de suporte e que está aparecendo na aba Sistemas.

  • Tipo de evento - tipos de eventos e gatilhos disponíveis na Monuv:

    • Analíticos

    • Alerta na câmera

    • Botão de pânico

    • Alteração de status de câmera

  • ID externo - ID do evento que será gerado, sendo o mesmo ID de evento cadastrado na plataforma que o parceiro deseja integrar, podendo ser Sigma ou Moni. É aqui que é feita a relação entre o evento da Monuv e no Sigma/Moni. O limite é de 4 caracteres.

Após esse cadastro, os eventos gerados pelos analíticos vinculados à essa câmera aparecerão dentro da sua central de Monitoramento, além, é claro, de ficarem registrados na Monuv, na aba Eventos. Conte com o suporte da Monuv para te orientar e apoiar neste processo. Uma vez validada a configuração da integração os dados irão trafegar de forma automática.

Após entender todo o processo para o cadastro da integração na Monuv, ainda podem restar dúvidas sobre onde encontrar os dados que precisam ser cadastrados. Para facilitar esse procedimento, apresentamos nos tópicos abaixo como localizar os dados e os campos no Moni e Sigma, proporcionando uma agilidade no cadastro.

Como localizar os dados de integração no Moni

Etapa 1 - Cliente

Nesta etapa, precisamos encontrar o ID externo, ID da partição e código da empresa do cliente, conforme apresentado no tópico Como configurar as integrações na Monuv.

Para isso, acessando o sistema do Moni, vá na aba de Dados e clique na opção Clientes, conforme abaixo.

Em seguida, na listagem de clientes, busque na tabela a coluna Código e veja o valor para o respectivo cliente que está sendo cadastrado. O ID externo que deve ser cadastrado na Monuv está nessa coluna.

Já o ID da partição está localizado na coluna ao lado, com o nome Partição. Assim, da mesma forma, basta localizar o cliente na listagem e preencher na Monuv exatamente com o valor que está nessa coluna.

Por fim, para cadastrar o código da empresa, é necessário acessar novamente o Moni, na aba Dados e clicar na opção Empresas.

Ao clicar na aba Empresas você irá visualizar um ou mais cadastros existentes, relacionando as empresas que o usuário possui cadastradas no Moni. Verifique a conta com a qual será realizada a integração e utilize o mesmo número disponibilizado na coluna Código. O código da empresa que deve ser cadastrado na Monuv está nessa coluna.

Etapa 2 - Câmeras

Nesta etapa, precisamos encontrar o ID externo das câmeras que serão cadastradas, conforme apresentado no tópico Como configurar as integrações na Monuv.

Para isso, acessando o sistema do Moni, é preciso verificar o código do Setor do cliente onde as câmeras estarão presentes. Assim, a informação do setor estará presente na aba de Alarmes, no submenu Setores. O ID externo das câmeras será o valor que está presente no campo Setor e deve ser preenchido na Monuv, exatamente, com o mesmo número.

Etapa 3 - Usuários

Nesta etapa, precisamos encontrar o ID externo dos usuários que serão cadastrados, conforme apresentado no tópico Como configurar as integrações na Monuv.

Lembrando que esse cadastro só é necessário para eventos de pânico e caso nenhum usuário seja cadastrado ou esse tipo de evento não seja utilizado, essa etapa pode ser pulada.

Para isso, acessando o sistema do Moni, é preciso verificar o código do usuário dentro do cliente. Assim, a informação do usuário estará presente na aba de Alarmes, no submenu Usuários. O ID externo dos usuários estará presente na listagem e deve ser preenchido na Monuv, exatamente, com o mesmo número.

Etapa 4 - Eventos

Nesta etapa, precisamos encontrar o ID externo dos eventos que serão cadastrados, conforme apresentado no tópico Como configurar as integrações na Monuv.

Para isso, acessando o sistema do Moni, vá na aba de Dados e clique na opção Conjuntos de Ocorrências, conforme abaixo.

Após entrar nesta tela, será necessário selecionar o conjunto ou tipo de evento que o usuário utiliza no Moni e clicar em Editar.

Ao clicar em Editar o usuário será direcionado para dentro daquele conjunto de ocorrências selecionado, onde poderá visualizar todas as ocorrências cadastradas e então precisará clicar na opção Incluir novo item.

Em seguida, é preciso preencher os campos com as seguintes informações:

  • Código: Cadastrar um código para o seu evento no Moni e esse será o ID Externo no cadastro da Monuv, na aba de eventos da página de integração.

  • Identificação: Como padrão, preencher sempre com T (Padronizado para sempre ser essa identificação).

  • Prioridade: Essa opção será inserida conforme necessidade do cliente, isso irá definir qual evento terá prioridade na hora de distribuir em tela para atendimento, quanto menor for o número inserido maior será a prioridade.

  • Tipo: Também será selecionado de acordo com o cenário que o evento se encaixa na utilização dentro do Moni.

  • Descrição: O cliente pode preencher conforme preferir, como sugestão pode utilizar o mesmo nome de evento que é gerado pela Monuv.

Por fim, acessando a aba Abertura Ocorrência, nessa mesma página, é preciso deixar a opção abaixo como ativada. Essa opção fará com que sempre que o evento chegar ao Moni, o sistema irá abrir em tela para atendimento.

Como localizar os dados de integração no Sigma Cloud

Etapa 1 - Cliente

Nesta etapa, precisamos encontrar o ID externo e ID da partição do cliente, conforme apresentado no tópico Como configurar as integrações na Monuv.

Para isso, acessando o sistema do Sigma, vá no menu lateral esquerdo, na opção Clientes, selecione o cliente e acesse a respectiva conta, conforme abaixo.

Ao selecionar um dos clientes, o código correto já estará na primeira página, o ID externo do cliente que deve ser cadastrado na Monuv é, exatamente, esse mesmo valor.

Já o ID da partição está localizado no menu Partições, conforme destacado. Basta clicar nessa opção e localizar o código, em seguida, preencher na Monuv exatamente com o mesmo valor.

Etapa 2 - Câmeras

Nesta etapa, precisamos encontrar o ID externo das câmeras que serão cadastradas, conforme apresentado no tópico Como configurar as integrações na Monuv.

O ID externo de cada câmera na Monuv é a zona no qual elas estão cadastradas, dentro de cada cliente no Sigma Cloud. Para verificar esses IDs no Sigma acesse a página do Cliente e clique em Zonas, em seguida aparecerão as zonas cadastradas, basta verificar em quais zonas as câmeras estão e cadastrar na Monuv com o mesmo ID destacado abaixo.

Etapa 3 - Usuários

Nesta etapa, precisamos encontrar o ID externo dos usuários que serão cadastrados, conforme apresentado no tópico Como configurar as integrações na Monuv.

Lembrando que esse cadastro só é necessário para eventos de pânico e caso nenhum usuário seja cadastrado ou esse tipo de evento não seja utilizado, essa etapa pode ser pulada.

O ID externo de cada usuário na Monuv deve ser igual ao Código no painel dos usuários cadastrados dentro do Cliente. Para verificar esse cadastro, acesse novamente a página do Cliente e escolha a opção Usuários e contatos.

Em seguida, o ID externo dos usuários estará presente na coluna Código no painel e deve ser preenchido na Monuv, exatamente, com o mesmo número.

Etapa 4 - Eventos

Nesta etapa, precisamos encontrar o ID externo dos eventos que serão cadastrados, conforme apresentado no tópico Como configurar as integrações na Monuv.

Para verificar os IDs dos eventos no Sigma, acesse a página de configurações dos eventos, através do menu lateral esquerdo e selecione Configurações, depois, acesse os eventos do protocolo do tipo Contact ID.

Em seguida, busque os tipos de eventos que você deseja que sejam acionados (como exemplo pegamos o E130), ao clicar nessa opção será aberto um detalhamento do evento e o código que deve ser preenchido na Monuv é o mesmo que está destacado no campo Evento ou que está presente na listagem. O preenchimento na Monuv deve ser o mesmo, inclusive, com as letras, caso haja.

Para mais informações, acesse nosso material de Termo de Referência clicando aqui.

Ficou com dúvidas? Nosso suporte pode te ajudar. Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br) ou WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.

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