Boas Praticas RTMP

Como gerenciar remotamente uma rede de câmeras RTMP e manter uma boa estabilidade de conexão

Atualizado há mais de uma semana

Veja como:

✓ Conectar câmeras via RTMP
✓ manter um bom fluxo de manutenção para conexão de câmeras via RTMP

O que é RTMP?

O RTMP é uma conexão de LAN para WAN, ou seja a câmera é responsável por enviar o stream de vídeo para a Monuv através de um endereço (URL) personalizado que deverá ser indicado para o serviço RTMP da câmera.

Com este artigo, você poderá ter um controle de manutenção remoto usando ferramentas como SIMNEXT, CLOUDGIGA E HIK-CONNECT***.

Porque RTMP?

O RTMP é uma conexão de fácil configuração que não necessita de um IP público válido, ou seja poderá ser usado em redes que estejam em CGNAT, onde não é possível o encaminhamento de portas de forma direta no roteador do cliente.

Desvantagens da conexão RTMP

Devido a câmera não receber solicitações regulares de conexão como no RTSP onde a Monuv envia constantemente pacotes para que a conexão se mantenha ativa, no RTMP o equipamento é totalmente responsável por sustentar essa conexão, sendo assim se o equipamento por algum motivo encerrar essa conexão e parar o envio de dados, a conexão só será retomada quando o equipamento executar novamente uma solicitação de envio de dados para o servidor da Monuv e neste caso, para que o novo envio de dados se inicie é preciso reiniciar o equipamento.

Então vou ter que pedir para meu cliente reiniciar câmera sempre que isso acontecer?
Não, a ideia aqui é conseguir usar conexão RTMP com gerenciamento remoto em qualquer local que tenha internet, não importando se está em CGNAT ou não.

Para que isso seja possível vamos precisar manter um padrão de equipamentos e manter um banco de dados dos equipamentos usando um software de gerenciamento do seu fabricante, que proporcione um gerenciamento remoto usando o software SIMNEXT.

Para gerenciar a rede de câmeras RTMP vamos precisar de algumas informações:

  • Número de série + Login e senha (Para Intelbras);

  • CloudID + Login e Senha (Para GigaMultilaser)

  • Serial + Login + Código de verificação* (Hikvision);

    *Código de verificação é diferente da senha, precisa está ativada na interface do equipamento;

    Para hikvision é importante certificar se tem o dispositivo tem permissão para acesso remoto e firmware atualizado. Para esse caso, contacte seu fabricante.

GERENCIANDO EQUIPAMENTOS INTELBRAS:

1) Instale o SIMNEXT no computador:

Para usar o SIMNEXT no computador primeiro é preciso baixar e instalar o software segue abaixo o link para download:
https://www.intelbras.com/pt-br/sistema-inteligente-de-monitoramento-intelbras-sim-next-windows#beneficios

Após instalado, o programa irá pedir um nome de usuário e senha. Por padrão, você pode utilizar como usuário admin e senha admin, pois essas informações só vão ser necessárias para logar na interface do programa no PC:


2) Adicionando câmeras ao SIMNEXT:

Assim que entrarmos no SIMNEXT será exibida a interface do programa, onde será possível acessar as opções de gerenciamento das câmeras Intelbras adicionadas ou adicionar novas câmeras.

a) Dados da câmera como encontrar:

  • Serial

O serial da câmera pode ser encontrado na etiqueta da câmera:

Ou na interface de configuração do equipamento em configurações>informações>versão:
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  • Usuário e senha

O usuário e senha deverão ser cadastrados no ato da inicialização da câmera, caso não seja você quem tenha inicializado esse equipamento vai ser preciso identificar com o responsável pela câmera o usuário e senha.

b) Adicionando o equipamento ao SIMNEXT:

Após verificar os dados necessários precisamos adicionar o equipamento ao SIMNEXT.

O primeiro passo é acessar a opção "Dispositivos" dentro do programa:


Com a aba dispositivos aberta vamos adicionar o dispositivo usando a opção "Novo"


Após clicar em novo você verá a seguinte tela:


Nesse formulário de cadastro de equipamento vamos precisar preencher os campos:

  • Nome;

  • SN(serial);

  • Usuário;

  • Senha;

Após preenchido o formulário vamos precisar clicar em "adicionar e continuar" para verificar se a câmera ficará online na "lista de câmeras":


Após adicionar a câmera, ela irá aparecer na lista de equipamentos:


Conforme a imagem acima temos que verificar que o tipo de conexão é Cloud (P2P) ou cloud (Relay).


Nesses casos não deve-se nunca adicionar DDNS ou IP fixo e devemos sempre manter as portas padrões tanto na câmera quanto no formulário para que não seja necessário ajustar o cadastro do SIMNEXT.

c) Reiniciando a câmera usando o SIMNEXT:

Após adicionada a câmera podemos agora acessar a interface de gerenciamento de configurações de cada dispositivo.


Para isso devemos abrir uma "nova aba" no SIMNEXT


Depois clique em "Configuração de Dispositivos"


Após clicar será aberta uma lista de dispositivos adicionados, vamos selecionar o dispositivo que queremos reiniciar:


Após selecionar o dispositivo o SIMNEXT irá mostrar uma pagina de opções onde podemos ajustar parâmetros de rede, vídeo, entre outros, mas nesse caso queremos saber como reiniciar o equipamento, então vamos clicar em "Manutenção":


Ao clicar em "Manutenção" o sistema irá abrir uma nova janela nessa nova janela vamos clicar em Auto Manutenção, depois de selecionar Auto manutenção a tela vai exibir um botão "Reiniciar":


Nesta aba de "Auto Manutenção" você também pode ajustar "dia e hora", caso tenha sido desconfigurado por algum motivo local.


Ao clicar em "reiniciar o sistema" vai perguntar se você deseja realmente reiniciar o dispositivo. Clique em "confirmar" e pronto! O dispositivo vai reiniciar e o RTMP deve retornar a transmitir.

3) Subindo uma câmera Intelbras via RTMP na Monuv

Para Subir uma câmera como RTMP você pode acessar o artigo com todo o passo a passo clicando aqui.
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GERENCIANDO EQUIPAMENTOS GIGA MULTILASER:

1) Acesse o site: GIGA (cloudgiga.com.br) e clique em "Registrar-se":


2) Ao clicar em "Registrar-se" realize o seu cadastro preenchendo os campos de usuário, e-mail, senha e confirmar senha:


3) Feito isso, é só ir para a tela de login e entrar com os dados que cadastrou. Ao acessar, cliquem em "Gerenciar dispositivo" > "+ adicionar" > e abrirá no canto inferior a tela para cadastro do equipamento (câmera IP ou DVR):


Feito isso, só preencher com número de série (CloudID), nome do dispositivo (a seu critério), Usuário e Senha.

4) Após cadastrar o equipamento, clique em "Meus dispositivos", selecione o equipamento que cadastrou (canto esquerdo) e clique em "configuração do dispositivo" na Aba superior:


5) Ao clicar em "Sistema" é possível ter o acesso a configuração de vídeo, rede, conexões, e até mesmo automanutenção da câmera para reiniciar:

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