Manter suas câmeras online é essencial para a saúde da sua operação, garantindo segurança e monitoramento contínuos.
Quando uma câmera fica offline, é fundamental agir rapidamente para restabelecer a conexão e assegurar que tudo esteja funcionando como esperado.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas e passos práticos para te ajudar a diagnosticar e resolver possíveis problemas de desconexão na plataforma Monuv. Com essas orientações, você poderá agir de forma mais eficiente sempre que esse tipo de situação ocorrer.
O que acontece quando uma câmera fica offline
Se a sua câmera estiver offline, ela deixará de armazenar vídeos na nuvem durante o tempo em que estiver desconectada. No entanto, as gravações enviadas até o último dia de conexão permanecem disponíveis conforme o plano de armazenamento contratado.
Exemplo:
Se você possui um plano com 7 dias de armazenamento e a câmera ficar 1 ano offline, ainda será possível acessar os últimos 7 dias de gravações anteriores à desconexão.
Importante: A cobrança do serviço continua normalmente, mesmo com o dispositivo offline.
Reconexão automática
A plataforma realiza tentativas automáticas de reconexão sempre que uma câmera fica offline. Isso garante que falhas momentâneas não comprometam a segurança da operação.
Como funciona:
A cada 5 minutos, a plataforma tenta reconectar a câmera, por até 72 horas (3 dias).
Se o problema que causou a falha for resolvido dentro desse período, a câmera será reconectada automaticamente.
Após esse prazo, se a câmera continuar offline, ela entrará no status de "Erro Permanente", e a plataforma passará a tentar reconectar 1 vez ao dia.
Entenda os Status da Câmera na Monuv
🟢Online: Câmera conectada, tudo certo!
🔴Offline: A câmera parou de enviar imagens para a Monuv. De 5 em 5 minutos tentamos uma reconexão automática para restabelecer a conexão
🟣 Erro permanente: Após 72h tentando restabelecer a conexão, o status é alterado para Erro Permanente no qual passamos a tentar reconectar uma vez ao dia
Passos para reconectar agora
Se você deseja restaurar a conexão de uma câmera que está offline ou em erro permanente, siga os passos abaixo. São testes simples, mas que resolvem a maioria dos casos de desconexão:
Verifique a Energia
Confirme que o aparelho está ligado e conectado à tomada.
Verifique a Conexão com a Internet
Confirme que a rede está funcionando corretamente e que a câmera permanece conectada!
Faça o teste de velocidade na rede do cliente para verificar a banda de upload disponível e confirmar se o consumo das câmeras está dentro da capacidade (máximo 70%). Avalie a resolução, o FPS e a quantidade de câmeras conectadas para garantir um envio estável. Acesse o artigo completo sobre consumo de banda.
Force a Reconexão na Monuv
Acesse o vídeo ao vivo da câmera offline clicando em "Ver vídeo da Câmera", conforme mostrado no print
Se o vídeo ao vivo rodar, isso indica uma instabilidade momentânea na rede da câmera. O status offline para online leva até 3 min para atualizar após o início da transmissão das imagens constante, ou seja, o status atualizará em breve.
Clique em "Reconectar" e verifique se inicia a transmissão das imagens, conforme indicado no print abaixo
Processo indicado para solicitar a conexão com a câmera, restabelecendo envio de stream de vídeo.
Configure o Streaming em H.264
Existem diferentes codecs de compressão de vídeo. O H.264 é o único que exibirá o seu vídeo na Web, Android e IOS.
Portanto, mesmo que sua câmera disponha de outras opções, certifique-se de selecionar a opção H.264 para garantir o funcionamento correto do envio de vídeos das suas câmeras.
O problema persiste?
Se não for nenhum desses pontos verificamos, por favor, acesse o conteúdo específico para o tipo de protocolo da sua câmera:
RTSP: Guia para testes RTSP
RTMP: Guia para testes RTMP
P2P: Guia para testes P2P