O que é o protocolo RTMP ?
RTMP é um protocolo de rede utilizado para transmitir vídeo, áudio e outros dados de forma contínua na internet.
Este protocolo tem se destacado em nossas conexões pelo fato de, não ser mais necessário a abertura de portas na rede local do cliente.
Por que o RTMP não requer abertura de porta da rede?
Enquanto no protocolo RTSP o acesso ao equipamento é feito pelo servidor, no RTMP o equipamento (Câmera IP e/ou canal do DVR) envia ativamente as informações. Por isso não é necessário estabelecer uma rota de porta externa-interna.
Modelos de câmeras e DVRs com protocolo RTMP
Abaixo alguns modelos, mas a ausência nesta lista não significa que seja compatível. Qualquer equipamento com RTMP pode ser conectado.
Marca | Descrição |
Intelbras câmeras B = Bullet D = Dome G = Geração (G2 = 2ª geração)
Intelbras DVRs, NVRS, HVRs | VIP 3230 B SL IM5 (S OU SC) IMX (OU IMX C) IMX 1
iMHDX 3016 MULTI-HD® |
Positivo câmeras | PST-CIP-F305-AIP PST-CIP-D104-P PST-CIP-B302-AIP-M PST-CIP-D104-P PST-CIP-B302-APZ-M PST-CIP-B304-AP-M |
Hikvision (requer firmware específico) | Temos uma lista de câmeras Hikvision que já são compatíveis com o protocolo RTMP. Clique aqui para acessar a lista completa.
Porém, algumas serão necessárias realizar a atualização de firmware. Você pode solicitar ao fabricante pelo email suporte.br@hikvision.com informando o modelo da câmera que deseja atualizar. Segue alguns modelos:
DS-2CD1083G0-I(U)(F) DS-2CD1183G0-I(U)(F) DS-2CD1383G0-I(U)(F) DS-2CD1013G0-I DS-2CD1113G0-I DS-2CD1313G0-I DS-2CD1021-I (E) DS-2CD1121-I (E) DS-2CD1321-I (E) DS-2CD1023G0-UI DS-2CD1323G0-UI DS-2CD1023G0E-IF DS-2CD1323G0E-IF DS-2CD1T23G0-I DS-2CD1023G0E-I DS-2CD1123G0E-I DS-2CD1323G0E-I DS-2CD1623G0-I(Z) DS-2CD1723G0-I(Z) DS-2CD1H23G0-IZ DS-2CD1623G1-I(Z)(S) DS-2CD1723G1-I(Z)(S) |
Como conectar uma câmera por RTMP na Monuv
Passo 1: Cadastre sua câmera
Acesse a opção Cadastrar câmeras no menu Administrar câmeras ou acesse diretamente o link https://app.monuv.com.br/camera/new
Em seguida, escolha a opção Câmera com armazenamento e na seção Dados de conexão escolha RTMP. Preencha todos os campos e tenha atenção especial com as seguintes informações:
Plano de armazenamento de cada câmera. (Exemplo: HD 7 dias)
Nome do cliente no qual será atribuída a câmera. O cliente já deve estar cadastrado na plataforma. Veja aqui como cadastrar um cliente.
Após salvar sua câmera, você receberá uma mensagem de confirmação na tela. Agora veja que na seção Dados de conexão, o seu link RTMP já está disponível para uso.
Por fim, só é preciso copiar o link RTMP disponibilizado e seguir com a configuração apresentada abaixo.
Passo 2: Configurar o seu equipamento (Câmera IP ou Canal do DVR) para colar o link gerado na Monuv:
a) Acesse a seção "Configurações"
b) Acesse a opção "vídeo"
c) Configure de acordo com o seu plano contratado na Monuv:
Aqui é apenas um exemplo da configuração do plano HD. Para verificar as configurações recomendadas para o seu plano, clique aqui.
D) Após salvar o as configurações de vídeo, volte para as configurações e acesse a opção "Serviços"
e) Acesse a opção RTMP, habilite o serviço, escolha o tipo de stream que deseja entregar, selecione "Tipo de endereço personalizado" e cole neste campo a URL fornecida pela plataforma da Monuv:
Passo 3: Confira a câmera na Monuv
Verifique a sua câmera na Monuv, clique em "play" para assistir o vídeo e aguarde que a sua câmera já estará online em nossa plataforma.
Como remover o link RTMP do equipamento
Se você precisar realizar qualquer alteração que precise remover o link RTMP da sua câmera, basta acessar novamente a página de configuração do seu equipamento, clicar em "Sistema" e escolher a opção "Serviços". Em seguida, acesse o item "RTMP", para remover a URL e fazer com que a câmera pare de enviar o stream de vídeo, desmarque a opção "Habilitar" ou apague a URL que está no campo "Tipo de endereço personalizado". Ao final, basta salvar as mudanças.
!!! Dica do suporte:
Uma boa prática é você sempre guardar o número de série, login e senha de cada câmera ou DVR, pois se necessário, você pode reiniciar o seu equipamento por algum software de acesso remoto do fabricante. Na Monuv, temos uma aba de comentários onde você pode armazenar esta informação:
Com essas informações documentadas, você pode ter uma série de boas práticas. Clicando aqui, você acessar o nosso artigo com mais dicas sobre acesso remoto de suas câmeras.
Ficou com dúvidas? Nosso suporte pode te ajudar. Envie uma mensagem para o suporte através do chat, email (suporte@monuv.com.br) ou WhatsApp (11) 98969-2420 ou link https://monuv.cam/whatsapp.